Arte: Frank Alcântara

Conheça os dubladores brasileiros de Resident Evil 4

Quando se fala de videogames, logo pensamos em personagens icônicos, narrativas incríveis, mecânicas surreais e gráficos realistas. Jogos tentam aproximar o universo fictício do mundo real e atualmente isso tem se tornado cada vez mais frequente.

Tudo isso graças às capturas de movimentos que usam atores para realizar ações com o objetivo de transmitir tamanha fidelidade. Em alguns casos, os profissionais, que fazem o motion capture, técnica de captura que se tornou famosa, não são só responsáveis apenas pela movimentação, mas também dão voz aos mesmos personagens que interpretam.

Em Resident Evil isso não é diferente. Uma franquia que caminha para seus 30 anos é repleta de nomes icônicos, como Julia Voth, Alyson Court ou D.C. Douglas, e até mesmo os novos nomes da franquia, como Stephanie Panisello, Nick Apostolides (Leon S. Kennedy, em inglês) ou Nicole Tompkins (Jill Valentine). Apesar de uma franquia tão longeva, as dublagens e, até mesmo, a localização para o idioma em português são bem tardios.

A localização no idioma brasileiro, o português do Brasil (PT-BR), começou em Resident Evil 6 com legendas. Contudo, a dublagem de voz, apesar de estar em todos os filmes da franquia, chegou apenas no último lançamento, o Resident Evil Village. E se engana quem acha que “porque um jogo veio dublado” que os seus sucessores viriam também. Por isso as campanhas de dublagem são tão importantes e devem permanecer, mas não é esse o nosso assunto.

Resident Evil 4 Remake está quase aí e sim, contará com localização completa em português do Brasil, uma vitória para a nossa comunidade. Portanto, queremos enaltecer a dublagem nacional e aproveitar a oportunidade para apresentar os nomes e personagens que cada dublador interpreta na mais nova reimaginação do jogo clássico da Capcom.

CONHEÇA OS NOSSOS ASTROS BRASILEIROS

O quarto numerado e remake da Capcom traz o nosso querido “novato”, que agora não é mais tão novato assim. Leon S. Kennedy, enquanto no idioma original (inglês) a interpretação ficou a cargo de Nick Apostolides, que reprisa seu papel depois de Resident Evil 2 (2019) e Resident Evil: No Escuro Absoluto, no Brasil, o dublador Felipe Grinnan, que também deu voz a Leon em Resident Evil: Degeneração e Resident Evil: Condenação, assume seu manto mais uma vez. Felipe é ator, dublador, cantor, locutor, diretor e professor de dublagem. Grinnan começou a carreira em 1994 no Rio de Janeiro.

Felipe Grinnan – via Instagram @felipegrinnan

Ashley Graham, a nossa Bebê Águia, tem como dubladora nacional Michelle Giudice. Michelle é conhecida principalmente por ser dubladora oficial das atrizes Dove Cameron e Kelli Berglund nas produções da Disney. Enquanto isso, em inglês a interpretação é de Genevieve Buechner. Ela é atriz e talvez você a reconheça como Fox da série “The 100”.

A “Bebê Águia” do Brasil, Michelle – Instagram @eumichelleg

O avassalador Luis Serra tem como voz americana o André Penã. Já em terras brasileiras, Serra é dublado pelo ator, diretor e dublador Michel Di Fiori. O intérprete de Luis tem na bagagem em dublagens como Neji Hyūga em Naruto, Rohan Kishibe em JoJo’s Bizarre Adventure, Ikaris em Eternos, entre outros.

Dublador Michel Di Fiori, nosso Luis – via Instragram @micheldifiori

A icônica espiã de roupas vermelhas Ada Wong é dublada no Brasil por Paola Molinari. Atriz, locutora comercial e dubladora, Paola já deu voz à personagens em Attack on Titan, My Hero Academia, Mortal Kombat X entre outros. Se sua escolha for o idioma inglês, então você reconhecerá Ada pela voz da própria Ada. É Lily Gao, que interpretou a personagem em Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City e reprisa seu papel no jogo.

Ada Wong do Brasil – Instagram @paolamolinariportfolio

O vilão e manipulador Osmund Saddler é interpretado por Christopher Jane, o ator britânico assume o manto no idioma original. No Brasil, a dublagem é de Leo Camillo, conhecido por emprestar sua voz à Ikki de Fênix em Os Cavaleiros do Zodíaco e Piccolo em Dragon Ball Z. Leo entrou para dublagem em 1976 na Peri Filmes. Chegou a ter o próprio estúdio, a Dublart.

Instagram @leocamillosilva

Ex-camarada de Leon, o militar Jack Krauser é um dos personagens mais admirados pelos fãs de longa data do famigerado Resident Evil 4. Enquanto no Brasil quem dá a voz ao anti-herói Krauser é Dláigelles Silva, conhecido por seus trabalhos em produções como Attack on Titan, Ponto Cego, Demon Slayer e American Gods, a interpretação em inglês com Mike Kovac.

Dláigelles Silva

O oitavo membro de sua família, Ramón Salazar é um dos vilões de Resident Evil 4. A sua voz estadunidense fica a cargo do Marcio Moreno (que curiosamente tem nome brasileiro). Já no Brasil, quem empresta a sua voz é Marcelo Campos, que é conhecido por dublar o famoso Yugi em “Yu-gi-oh”.

Salazar, Marcelo – Instagram @mcamposdub

Já o gigante Bitores Méndez é dublado pelo diretor teatral brasileiro Nill Marcondes. Ele ficou marcado por seu personagem Jamanta na série Turma do Gueto da Record TV, contudo, nos games deu voz a Matthew em Until Dawn, Haytam Kenway em Assassin’s Creed III, entre outros. A interpretação em inglês fica a cargo de Jon Bryant.

Bitores Méndez é Nill Marcondes – Instagram @nillmarcondes

A famosa assistente de missões, Ingrid Hunnigan, tem voz na dublagem norte-americana de Raylene Harewood, enquanto em português temos o retorno de Cássia Bisceglia. Cássia iniciou sua carreira como dubladora em 2007. Na franquia Resident Evil, a dubladora fez a sua estreia no longa de animação Resident Evil: Condenação, como Hunnigan.

Cássia Bisceglia é Ingrid – Instagram @cassiabiss

O famoso “bem-vindo, estranho” é de ninguém menos que Marco Nepomuceno. Marco é ator e dublador brasileiro e interpreta a voz do Mercador. Marco carrega na bagagem papéis em games como, por exemplo, League of Legends, Mortal Kombat X e Assassin’s Creed Odyssey. Especificamente em Days Gone, ele deu voz a James Weaver. Como diretor de dublagem, tem The Last Of Us no currículo. Na versão em inglês, a voz é de Michael Adamthwaite.

Marco dá a voz ao Mercador – Twitter @nepomarco

Nosso piloto Mike tem voz de Erik Gow no áudio original e Glauco Marques no brasileiro. Com mais de uma década de carreira, tem na bagagem trabalhos conhecidos em animes e desenhos ocidentais, tais como Yamato (Naruto Shippuden), Johan de Corvo (Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega) e Araki (Ajin: Semi-Humano).

“Glauco” Mike, o “moço do helicóptero” – Instagram @glauco_marques

E ele, o único e lendário, Albert Wesker, tem como voz Marco Antonio Abreu. Marco é ator, dublador, locutor e radialista brasileiro, também conhecido por trabalhar na KISS FM em São Paulo. Atua também e é locutor do canal TRU TV. Na dublagem começou em 1996, na BKS. Abreu é conhecido por dublar o Patrick em Bob Esponja, Rick em The Walking Dead, e outros. D.C Douglas não retorna como a voz do icônico vilão, portanto, quem assume o manto é Craig Burnatowski.

Dominação “global” com Abreu como Wesker – Instagram @titiomarcoantonio

Claro que sabemos que algumas pessoas preferem o idioma inglês para jogar, pois é o idioma original, mas não podemos esquecer da importância das dublagens para o idioma local. Dublagens e legendas são formas de inclusão e acessibilidade e, em pleno 2023, são fundamentais em todos os jogos, seja em Resident Evil, em mais franquias da Capcom ou até mesmo em jogos de outras desenvolvedoras.

Resident Evil 4 está disponível para Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series S|X e PC (Steam) – compre com desconto via Green Man Gaming.

Arte/destaque: Felipe Grinnan (à esquerda) e Nick Apostolides (à direita), dublador brasileiro e intérprete de Leon, respectivamente

Colaborou com a revisão deste conteúdo: João Alves