Em noite de gala, Resident Evil Village e Resident Evil 4 VR ganham o The Game Awards

Na última quinta-feira (9) aconteceu a tão famosa cerimônia do The Game Awards, conhecida por aí como o Oscar dos videogames. É uma cerimônia um tanto grandiosa, com celebridades renomadas como Keanu Reeves e Jim Carrey, shows com orquestras e nomes renomados como Imagine Dragons. Foi um banquete de mídias e uma noite para ficar na memória – bem pelo menos por alguns dias.

Com pouco mais de quatro horas de show, era de se esperar grandes momentos e revelações. O evento começou bem agitado com trailers de jogos e até mesmo spots de filmes. Aos que têm preguiça de ler esse texto até o final, é bom que saibam que Resident Evil Village e Resident Evil 4 VR ganharam seus merecidos prêmios.

O anfitrião da noite de gala foi Geoff Keighley. Teve gameplay de Hellblade II, anúncio de Star Wars Eclipse pela mão da famosa Quantic Dream (Detroit: Become Human, Heavy Rain, Beyond: Two Souls), jogo de Diana, a Mulher Maravilha pelas mãos dos desenvolvedores de Shadow of Mordor e uma história do universo Senhor dos Anéis de Gollum. Rolou, ainda, anúncio de Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça com aquele arzinho de Guardiões da Galáxia, da Marvel.

 

O susto veio com nome, sobrenome e franquia prima: Silent Hill. Mas bem, não exatamente o jogo em si, mas Slitterhead, da Bokeh Game Studio, empresa fundada pelo criador de Silent Hill, Keiichiro Toyama, que fez o anúncio da produção durante o The Game Awards 2021.

 

O susto foi tão grande que até Guillermo del Toro mandou um leve shade enquanto apresentava o prêmio de direção de arte, falando sobre o famoso e esquecido Silent Hill. Del Toro também apresentou o trailer de Nightmare Alley, com um elenco de peso.

Mas felizes mesmo foram os fãs de Alan Wake. Após receberem um remaster maravilhoso do jogo, houve o anúncio de um segundo título da franquia. Será o primeiro game survival horror da Remedy Entertainment – sim, o primeiro tinha elementos de horror, mas o segundo será completamente voltado para o novo estilo.

Claro que teve muito mais: spot de Matrix Resurrections e Keanu Reeves e Carrie-Ann Moss falando sobre Unreal Engine 5, com direito a um novo jogo do universo, Matrix Awakens.

 

Uma mega orquestra tocou as trilhas sonoras dos games indicados a Jogo do Ano. Fãs mais atentos levaram até um susto com Resident Evil Village em terceira pessoa. Não demorou muito para a comunidade descobrir que se tratava de um mod… o que os fãs não são capazes, não é mesmo? Bem, mas uma premiação com mais de 20 categorias tinha que ser épica não é mesmo?

Das oito categorias que a Capcom tinha nomes concorrendo, apenas duas ficaram com franquias da empresa. It Takes Two ficou com o jogo do ano e foi merecido. Resident Evil Village levou… bem, Maggie Robertson agarrou a Melhor Performance pela Lady Dimitrescu.

Na categoria Escolha dos Jogadores, Village perdeu a luta para Halo Infinite.  RE Village também concorria como melhor jogo de ação aventura, que ficou para Metroid Dread. E em melhor Design de Áudio, categoria essa que Resident Evil ainda disputou, o prêmio ficou para Forza Horizon 5. Outro queridinho, que retornou em VR, Resident Evil 4 VR, é que trouxe orgulho para Capcom. O port pegou o prêmio de melhor VR/AR.

Em melhor RPG, Monster Hunter Rise disputava, mas Tales of Arise é quem levou. Rise ainda deixou o prêmio para outro na categoria Melhor Multiplayer, com It Takes Two sendo agraciado.

Não foi dessa vez que trouxemos o prêmio de Jogo do Ano pra casa. Fica para uma próxima. Mas Village já tinha ganhado Ultimate Game of The Year no Golden Joystick, outra premiação renomada dos jogos.