Resident Evil 2 remake já passa de 13 milhões em jogos vendidos e se aproxima de superar RE5

A Capcom atualizou o número total de vendas de Resident Evil 2 remake em um relatório fiscal para investidores. A nova versão, com Leon S. Kennedy e Claire Redfield, já tem 13,13 milhões de jogos entregues ao mercado. O dado é importante e, se comparado com o mais comercializado da franquia, Resident Evil 5, que possui um acumulado de 14,1 milhões (via Platinum Titles), evidencia o tamanho da força de RE2 como produto. É que Resident Evil 2, de 2019, está se aproximando de superar RE5, um título que originalmente foi lançado em 2009, como o mais vendido de toda a franquia.

Outro remake que ganhou um belo acréscimo em comercialização nos primeiros seis meses do novo ano fiscal da Capcom (início em 31 de março) é Resident Evil 4 (2023), com o total acumulado de 5,45 milhões – o clássico Resident Evil 4 (2005) possui 12,8 milhões. RE4 tem quase duas décadas de diferença entre versões, mas com o avanço dos conteúdos digitais e promoções pode ter a mesma boa performance de RE2 ao longo do tempo.

O próprio Resident Evil 4 remake já vem sendo categorizado como um catálogo e não mais um lançamento, algo que os fãs já notaram com promoções em plataformas digitais. O detalhe foi evidenciado em apresentações dos resultados financeiros da Capcom neste primeiro semestre (do final de março a setembro/2023). Dos primeiros seis meses, outros destaques foram Street Fighter 6, com 2,47 milhões em vendas, e Monster Hunter Rise e sua expansão, Monster Hunter Rise: Sunbreak, que são categorizadas de forma diferente, mas que somadas superam 20 milhões. Resident Evil 3 (2020) também se fez presente e agora totaliza 8,04 milhões.

Além dos jogos, Resident Evil: Death Island (Resident Evil: Ilha da Morte) é citado como exemplo de investimento em outros tipos de negócio. A companhia relata que o foco é adaptar suas grandes propriedades intelectuais em filmes e séries, além de utilizar marcas e personagens em outros tipos de produtos para “aumentar o valor de marca”.

Colaboração com o filme Resident Evil: Death Island e a marca Cocalero com um licor de ervas sul-americano

Os resultados financeiros são vistos com grande otimismo pela Capcom, que está no caminho para chegar a 11 anos consecutivos de crescimento do lucro operacional.

Grandes títulos

Uma estratégia que a Capcom tem mantido e que vem favorecendo as vendas de catálogo de jogos conhecidos, como Resident Evil 2, é com o lançamento de grandes títulos entre seus anos fiscais. Resident Evil 4 fechou o ano fiscal de 2023 (até 31 de março). É previsível que um novo grande produto chegue ao mercado até 31 de março de 2024 para seguir motivando o giro de vendas entre séries, como Resident Evil.

Há títulos ainda não anunciados para este segundo semestre do ano fiscal e a companhia, em uma seção de perguntas e respostas a investidores, diz que já planejava promover melhor suas vendas de fato no novo período (via IR em japonês).

Um novo Resident Evil? Ou um Monster Hunter? Ou quem sabe algo além?

Informações via Capcom IR, relatórios: Consolidated financial results e Financial Results Presentation