Shinji Mikami e Jun Takeuchi relembram os 25 anos de Resident Evil (Parte 2)

Shinji Mikami e Jun Takeuchi voltam a relembrar os 25 anos de Resident Evil. Nesta segunda parte, falam sobre o desenvolvimento de Resident Evil 1, Resident Evil 4 e, também, de Resident Evil 7 e Resident Evil Village. O vídeo foi localizado para o português pelo site REVIL. É uma publicação oficial do site Resident Evil Portal.

Assista com legendas:

 

Assista ou leia os detalhes da primeira parte do bate-papo clicando aqui.

Muitos já sabem, mas vale a pena relembrar: Shinji Mikami é o “pai espiritual” de Resident Evil. Atuou na criação do primeiro jogo e o seu último título com maior destaque na empresa foi Resident Evil 4. Já Jun Takeuchi trabalha na Capcom Division 1, responsável por importantes produções, como Resident Evil 2.

Resident Evil tem, na verdade, 26 anos de idade e a conversa pode ter sido gravada pouco antes do aniversário virar, por isso a diferença de um ano. O marco conta a partir de RE1, lançado em março de 1996.

Na segunda parte do papo, gravado em um bar de forma bem descontraída, os profissionais abordam inicialmente o desenvolvimento de Resident Evil 1 e Resident Evil 4. Especificamente sobre o quarto jogo numerado, Mikami e Takeuchi falam no estilo de câmera, que inspirou os desenvolvedores de outra franquia, Gears of War. A ideia, em seus primórdios, também foi enaltecida por Masahiro Sakurai, responsável por Smash Brothers.

Em RE4, a ideia de um robô Salazar surgiu de um dos animadores do jogo em um momento que a produção tinha ficado um pouco tediosa. A história do título acabou sendo rascunhada inicialmente por Shinji Mikami, que tinha prazo apertado para entrega do conteúdo. Ele chegou a chamar um experiente roteirista da Capcom, o falecido mestre Noboru Sugimura, mas quando soube do prazo de “um mês”, pulou para trás. Foi aí que Mikami disse ter ficado dia e noite, durante duas semanas, para entregar um conceito.

O detalhe interessante nesse caso é que cerca de 80% dos designs de inimigos já estava pronto e Shinji Mikami confessou que teve que adivinhar algumas coisas enquanto escrevia. No final, e com a equipe de qualidade, tudo acabou funcionando.

Ao relembrar a história de Resident Evil, e em detalhes que deixam as pessoas obcecadas, Jun Takeuchi lembrou de uma história com Hideki Kamiya, que foi o diretor de Resident Evil 2. Kamiya queria que as pessoas enxergassem detalhes no cinto de Leon S. Kennedy, com algo marrom escuro ou preto. Ficou bravo quando Takeuchi respondeu ser as duas coisas, pois naquela época os pixels eram tão pequenos que não fazia tanta diferença. Sobre isso, Mikami lembrou que pode não significar nada, mas a quem desenvolve é algo que, para eles, garante a qualidade do jogo.

Sobre o sucesso de Resident Evil, quando a pergunta foi relacionada ao sucesso da franquia, Shinji Mikami e Takeuchi lembram que o conceito do jogo, com armas de fogo mais realistas e zumbis, acabou contribuindo. Também na época, a plataforma PlayStation ajudou com outro elemento que cativou: as cenas que se pareciam com um filme.

Ao falar sobre desenvolvimento de produtos, o papo evolui para tipos de marketing, um deles quando pegam algo novo e tentam fazer disso um sucesso. Mikami lembra da série de filmes Piratas do Caribe, produzida por Jerry Bruckheimer. Era um estilo de filme com piratas que ninguém ainda tinha feito. E, mesmo que todas as correntes, todos os dados mostravam que ia falhar, o produtor investiu no que acabou sendo um sucesso. É por isso que ter liberdade pode levar ao que as pessoas anseiam de verdade.

Shinji Mikami e Jun Takeuchi admitem que não pensavam que a franquia Resident Evil fosse durar seus 25 anos. E que o que apoia a continuidade são os fãs. Mikami diz que o que fizeram com Resident Evil 7 foi incrível e confessa estar curtindo bastante, até mesmo se comparado com RE4, jogo que ele mesmo esteve envolvido na criação. Admite também que a sua própria equipe de trabalho gostou bastante de Resident Evil Village (ou Resident Evil 8), que consideram ser ainda melhor do que RE7 por conta do horror e da continuidade de uma história anterior, o qual “Resident Evil sempre faltou muito”.

Durante a concepção de RE7, Jun Takeuchi contou sobre os esforços de trazer algo que renovasse a franquia e de sua pesquisas em sites no exterior que pediam pelo retorno de Resident Evil. Decidiram seguir pelo horror, com o risco dele e outros envolvidos perderem os empregos se a proposta falhasse. Mikami disse que é importante ter opiniões dos times internos, mas também focar no que os jogadores esperam.

Em Resident Evil Village, Takeuchi afirma ter feito mudanças no fundamento da história dois meses antes de uma das principais apresentações e que a preocupação foi com mudanças que poderiam deixar o jogo mais divertido, por exemplo. Shinji Mikami, então, falou que o fato dele ter conseguido fazer isso mostra a alta consideração da Capcom com a qualidade.

Uma terceira parte do bate-papo já foi divulgada e ainda não está disponível com legendas em português – clique aqui para assistir. O REVIL também trabalha na localização do conteúdo.