Sweet Home, o filme que inspirou Resident Evil, é restaurado e lançado no YouTube

Após ficar limitado por anos às mídias analógicas, como o VHS, o filme de terror japonês Sweet Home (1989), que inspirou o primeiro jogo de Resident Evil, finalmente ganhou uma versão digital restaurada. O filme dirigido por Kiyoshi Kurosawa, cineasta conhecido pela sua contribuição ao gênero de terror japonês, está disponível na íntegra no YouTube – clique aqui para assistir, com legendas em inglês e espanhol.

Para quem não sabe, o primeiro jogo da franquia Resident Evil, o RE clássico de 1996, foi inspirado em Sweet Home, o jogo que adaptou os eventos do filme de mesmo nome. Mas apesar de haver um certo sucesso comercial e ganhar uma adaptação ao NES (Famicom/ Nintendinho), tanto o filme como o jogo não tiveram distribuição fora do Japão na época, tornando assim a propriedade “Sweet Home” quase que exclusiva – e também quase esquecida.

Sweet Home (1989)

Da era analógica para a digital, diversos filmes e clássicos do cinema oriental foram restaurados e relançados. Contudo, devido a uma reedição do material original do filme Sweet Home, na qual o ator e produtor Juzou Itami, da Itami Productions, refilmou cenas para o lançamento para o circuito doméstico (VHS e LaserDisc), o diretor da obra processou Itami e ambos entram discordância judicial. Kurosawa perdeu o processo, Itami lançou a sua reedição, e a versão originalmente exibida nos cinemas ficou indisponível.

Após 8 meses e muitas horas de trabalho, restauração, limpeza e tradução, o canal Kineko Video, especializado em converter preciosidades analógicas para o digital, disponibilizou a versão doméstica de Sweet Home publicamente no YouTube. Até o fechamento desta notícia, o filme já conta com mais de 50 mil visualizações.

De acordo com os profissionais do canal, a restauração do filme só foi possível graças a três discos de LaserDisc que foram disponibilizados. Cada disco apresentava seus próprios problemas, devido ao tempo, arranhões e apodrecimento do material, exigindo uma montagem manual e decodificação a partir das partes limpas de cada disco. Além disso, o canal disponibilizou uma raridade, o comercial de lançamento de Sweet Home para o NES, trailer que estava apenas disponível para VHS.  Assista:

 

A importância de Sweet Home para Resident Evil

Tudo começou com Tokuro Fujiwara, um designer de jogos muito importante e influente da Capcom, que no final da década de 80 e início de 90, desenvolveu verdadeiros sucessos como Ghosts’n Goblins e Strider, e produziu a série Mega Man. Em 89, Fujiwara ficou encarregado de dirigir e adaptar a história de Sweet Home para um RPG de temática sobrenatural. O game, que se passa numa mansão abandonada, possui cinco personagens e cada um possui uma característica especial, que ao decorrer do jogo poderá ser usada para avançar no enredo.

Personagens com habilidade de abrir portas trancadas, a utilização de um isqueiro, itens, espaço de inventário limitados e transição de portas sendo destrancadas são alguns elementos da gameplay que estão presentes no game – percebeu a semelhança com Resident Evil?. Mas por se tratar de um RPG, com ganho de XP, por exemplo, elementos do gênero survival horror e mecânicas que iriam imortalizar a série, como os baús, ainda não tinham sido criados.

O jogo Sweet Home não foi um sucesso em seu local de origem, o Japão, fazendo com que a sua distribuição em outros mercados fosse cancelada. Anos depois, já na década de 90, Fujiwara reacendeu a vontade de reaproveitar as ideias apresentadas no jogo do filme, pois o mercado agora contava com um novo hardware, o do PlayStation 1. Percebendo a oportunidade, Tokuro Fujiwara convidou o competente Shinji Mikami, um designer que havia participado de diversos jogos dos personagens da Disney, para comandar um remake de Sweet Home. A resposta de Mikami? Um “Não”.

Mikami havia revelado que não gostava de jogos de terror e muito menos de tomar sustos, então, neste momento, Fujiwara convenceu que ele era perfeito para o projeto por conta desses motivos.
Alguns anos se passaram e o que seria uma remake se transformou num projeto inédito. Com 40 profissionais envolvidos em seu desenvolvimento, em março de 1996, o game RESIDENT EVIL chegava ao console da Sony. Portanto, apesar de ter tido uma recepção mista e até não popular na época, a propriedade intelectual de Sweet Home moldou o terreno para Resident Evil.

Assista a um vídeo especial sobre a origem de Resident Evil, com Sweet Home, no nosso canal do YouTube: