Violência intensa, novo trailer e mais detalhes das “famílias” de Resident Evil Village

Faltam apenas duas semanas para o lançamento de Resident Evil Village e a onda de notícias não para! Mais detalhes sobre os antagonistas, do conteúdo do jogo e a nova demo do Castelo (“Castle”, em inglês) que nos permitirá explorar o Castelo Dimitrescu, foram divulgados. Para não se perder com tanta novidade, reunimos aqui tudo que vocês precisam saber para se manter informados sobre o lançamento.

Classificação

Foram divulgados os detalhes da classificação indicativa de Resident Evil Village no exterior, e como imaginávamos, o jogo não mede esforços em seu conteúdo mais “pesado”. Village é indicado para uma audiência “M – Mature”, destinada à maiores de 17 anos. Essa classificação é atribuída pela ESRB, organização responsável pela classificação de games na América do Norte. É detalhado que o jogo contém decapitação e/ou desmembramento de inimigos, isso sem contar o sangue que acompanha e pinta as paredes de diversos ambientes.

Cutscenes também apresentam violência intensa: temos personagens sendo cortados por um machete, empalados com armas gigantes, baleados e até tendo seu coração removido direto do peito. Outros detalhes são como esperados: o uso de palavrões, armas de fogo e criaturas fantásticas como lobisomens, mutantes e humanoides mecânicos. Mais informações sobre a classificação indicativa da ESRB podem ser encontradas clicando aqui.

Já no Brasil, o jogo foi classificado para maiores de 18 anos, contendo violência extrema. A análise disponível no site de classificação indicativa do Ministério da Justiça aponta que a motivação da alta classificação é a “crueldade” encontrada no conteúdo. A classificação é maior que a de seu antecessor, Resident Evil 7, que chegou aqui com indicação de 16 anos.

Trailer da demo “Castle”

 

Os canais PlayStation ganharam um novo trailer exclusivo do jogo, desta vez retratando a demo do Castelo. O trailer conta com participação de GIVĒON, artista nomeado ao Grammy. O profissional traz o tom da narrativa incorporado em sua música “Vanish”. Vale ressaltar que a canção empregada no trailer não é uma música original para o título – uma nova música tema para Village ainda é esperada.

Tsuyoshi Kanda, produtor do jogo, conta ao Playstation Blog que o objetivo do trailer é apresentar a história de Ethan Winters de uma maneira psicológica e instigante. Durante o vídeo podemos recapitular os eventos trágicos que a família Winters sofre no começo do jogo, onde Mia Winters é assassinada e Rose, filha do casal, é tomada de Ethan. A canção “Vanish” serve para complementar as temáticas de perda e solidão, capturando a conexão emocional de Ethan com sua filha.

Entre preces, tiros e gritos ouvimos a voz melódica de GIVĒON cantando sobre sobre o medo de perder uma pessoa em que deposita todo seu amor. O trailer se encerra com o artista confessando “girl, you mean the world to me”, ou em português “garota, você é o mundo para mim”. É nítida a analogia com o estado em que Ethan se encontra, motivado apenas pela reunião com sua filha pequena, a única família que o resta após a morte de sua esposa.

Indo além de Ethan, o trailer nos apresenta mais detalhes sobre o principal local da nova demo, o Castelo Dimitrescu. Podemos observar Lady Dimitrescu e suas filhas antagonizando Ethan pelo cenário deslumbrante do Castelo. O contraste com a área do vilarejo em que jogamos a primeira demo é nítido, e representa a intenção dos criadores de criar cenários magníficos.

Kanda afirma que queria criar um ambiente em que o jogador pudesse admirar e absorver cada detalhe ao decorrer da exploração, dado é claro, que ele não esteja correndo por sua vida dos inimigos que o perseguem. A mistura entre o belo e o horroroso pode ser esperada no Castelo, onde jogadores podem descobrir prisões subterrâneas que contrastam com a arquitetura gótica da moradia Dimitrescu.

O produtor ainda conta ao site antes de partir que, embora os sortudos que joguem a demo no PlayStation 5 possam contar com áudio 3D, tecnologia ray tracing e gatilhos adaptáveis, a equipe trabalhou duro para garantir que aqueles que experimentarem em consoles da geração passada tenham o mesmo grau de qualidade, tanto em horror quanto imersão.

A demo “Castle” será lançada para Playstation 5 e Playstation 4 no dia 24 de abril às 21 horas, horário de Brasília, e poderá ser jogada por um período de 30 minutos, assim como a anterior que ganhamos semana passada. Para as plataformas que ficam de fora durante essas datas, ambas as demos “Village” e “Castle” vão estar disponíveis dia 1º de maio para todas plataformas.

Inimigos Revelados

O portal norte-americano IGN revelou ainda mais detalhes sobre os principais inimigos de Resident Evil Village. Após jogarem o título por CINCO horas, eles compartilharam informações novas sobre os 4 líderes das casas, quase que “famílias”, que comandam o vilarejo, sob ordens de Mãe Miranda.

O mundo de Resident Evil Village, como já especulado, gira em torno de Mãe Miranda, a figura enigmática que serve de foco das preces dos habitantes do vilarejo e detentora de poder sobre os principais comandantes da comunidade. Tais comandantes, referidos como Lordes, são os principais subalternos de Mãe Miranda, e para Ethan, representam seus principais inimigos. Eles exercem domínio entre diferentes partes do mapa do jogo e representam um perigo constante ao jogador.

Os 4 Lordes de Village são: Alcina Dimitrescu, Karl Heisenberg, Salvatore Moreau e Donna Beneviento. Cada um representando ameaças diferentes, como caracterizado por suas inspirações dentro do horror gótico. O diretor de arte Tomonori Takano explica que enquanto Lady Dimitrescu é a reimaginação do folclore vampírico, os outros três se baseiam em diferentes mitos, estes sendo: lobisomens, fantasmas e mermen, este último sendo o contraponto masculino de sereias.

Em vista da nova demo saindo dia 24 de abril, as novas informações divulgadas priorizam os outros três antagonistas e suas regiões no jogo, detalhes não tão comentados até então como Lady Dimitrescu e seu castelo. Cada um dos Lordes comanda uma porção do mapa.

Karl Heisenberg

Inspirado por lendas de lobisomens e portando vestimentas que remetem a década de 1960, Heisenberg e sua Fábrica se destacam dentro do mundo já excêntrico de Village. O sádico homem aparenta ser o mais perto dos tempos modernos dentro do vilarejo. Sua fábrica se ressalta longe da neve e seu jeito enigmático não ressona com nenhum outro personagem que pudemos observar até então. Armado com uma gigante marreta de aço, Heisenberg é um dos primeiros obstáculos de Ethan, tratando de sua vida como um jogo do qual o protagonista não sabe se irá conseguir escapar.

Salvatore Moreau

Confirmando as especulações que surgiram no Showcase de abril, a figura humanoide que aparece brevemente no trailer é o líder da casa Moreau. Baseado em lendas de mermen – criatura meio peixe e meio homem, Tanako afirma que o conceito na criação de Salvatore foi objetivo: “Criar o personagem mais repugnante da Terra”. Se eles conseguiram, teremos que esperar mais um pouco para saber, mas pelo pouco que podemos observar debaixo do manto negro do antagonista, eles podem ter chego perto. O Lorde reside em seu reservatório, próximo a uma decrépita vila de pesca, a silhueta do ambiente é ilustrada por moinhos de vento e um imenso monstro aquático que ronda as águas, à espera de Ethan.

Donna Beneviento

Para encerrar, temos outra personagem de quem pouco sabemos, escondida em seus véus sombrios, Donna pode ser encontrada acompanhada de sua macabra marionete, Angie. Morimasa Sato, diretor do jogo, se disse surpreso com o feedback norte-americano, onde muitas pessoas apontaram a dupla como o mais aterrorizante dos Lordes. Para completar a estética fantasmagórica de Donna, é informado que a Lord vive na Casa Beneviento, que, ao que tudo indica, aparenta ser uma boa e velha mansão aterrorizante, prestes a entrar para o cânone de casas malditas que a franquia orgulhosamente construiu ao longo dos anos. Sato ainda insinua que este ambiente pode ser uma evolução dos elementos de terror encontrados em Resident Evil 7.

Nessas últimas semanas antes do lançamento de Resident Evil Village, muitas notícias vem chegando, mas quanto mais sabemos, mais aparente fica que este é um dos jogos mais expansivos da franquia, e chega prometendo muita coisa. Resta esperarmos para ver o quanto a nova empreitada cumpre a mescla de horror com a deslumbrante temática gótica que emprega.

Resident Evil Village está previsto para ser lançado em 7 de maio. O jogo terá versões para PC (Steam), PlayStation 4PlayStation 5, Xbox OneXbox Series X / S e Stadia. Vai ser o primeiro título da franquia a ser totalmente localizado para o português – legendas e dublagem.

É possível adquirir a versão de Resident Evil Village para PC no site Green Man Gaming, parceiro do REVILclique aqui e acesse.

Informações/imagens via Playstation Blog e IGN