Arte: Frank Alcântara

Análise – Daymare: 1994 Sandcastle – Press Demo

Após especulações e adiamentos – pois estava previsto para ser lançado no ano passado -, finalmente tivemos um gostinho do que o Daymare: 1994 Sandcastle será! O REVIL recebeu uma demo exclusiva para imprensa desse jogo que, vou lhe dizer, promete, viu? A versão que recebemos foi a de PC (Steam), mas antes de começarmos os trabalhos, vou contar qual é o meu setup para que você possa ter uma noção de como foi o desempenho da máquina e do jogo. É um setup gamer de configuração mediana, um Notebook gamer (Intel® Core™ i5-11400H de 11ª geração, Placa de vídeo dedicada NVIDIA® GeForce RTX™ 3050 com 4GB GDDR6, Memória de 16GB (2x8GB), DDR4, 3200MHz; SSD de 512GB PCIe NVMe M.2).

Isto posto, bora aos trabalhos!

Um tanto misterioso, mas de um jeito bom

Como eu disse, a Invader Studios gentilmente nos enviou uma cópia dessa demo exclusiva para a imprensa de Daymare: 1994 Sandcastle e posso dizer que, pelo o que vi até agora, o jogo promete ser bom. Antes de mais nada, vou explicar aqui um pouco do que consiste essa demonstração, até porque podem existir diferenças entre a demonstração liberada para a imprensa e a liberada pra geral. A demo apresenta dois recortes do game principal, do qual não se sabe em que momento na trama irão acontecer, no qual podemos ter uma pequena ideia das novas features que o jogo, ambientação, jogabilidade e conhecermos também alguns dos inimigos presentes do game.

É seguro deduzir que a ambientação do game vai ser um dos pontos positivos, no qual não deixa a desejar para qualquer game do gênero survival horror que se preze. A iluminação aqui é reduzida, no qual o jogador conta com uma lanterna para o seu auxílio, contribuindo para aquele clima de tensão que faz com que você tenha receio em ser “vida loka” o tempo todo. Outra coisa que gostei foi o gerenciamento de itens, no qual o jogador terá que fazer a gestão padrão em um inventário reduzido, inclusive os examinando com mais atenção no inventário (Resident Evil feelings) para que suas funções escondidas sejam reveladas.

E os puzzles? Sim, temos! E os que estão aqui presentes nesta demonstração (creio que estarão no jogo final também) estão na medida certa: não precisa de QI de gênio pra resolver, mas também não são tão bobos e óbvios assim, pois vão te exigir atenção para entender como funcionam.

Por falar em melhorias…

Como eu ainda não joguei o Daymare 1998 (vergonha, eu sei!), não posso dar um veredito preciso sobre as mecânicas do Daymare 1994 e tampouco posso afirmar se houve evolução gráfica significativa em relação ao seu antecessor, que foi lançado em 2019 (e analisamos aqui). Mas, pelo que eu senti, posso dizer que a jogabilidade dele tá bem boa, responde bem ao controle (mesmo que com um pequeno delay em algumas ações, porém mínimo) e a câmera, que é “over the shoulder”, responde muito bem e não atrapalha em nada nos momentos que você precise rotacionar sua visão na hora dos combates (pois, sim, temos combates aqui”).

As quedas de quadro são mínimas, até porque é uma versão demonstração e não levo isso muito em consideração, mas acho legal falar aqui. Os loadings entre cenários, no meu caso, demoraram um tico (aproximadamente 1 minuto) e o primeiro loading também demorou um pouco, mas acho que no caso das versões dos console e para um PC mais potente que o meu, isso não será problema.

Também achei o jogo leve, no geral, pois a gameplay flui muito bem, sem lags e nem travadas, porém, como comentei acima, só tive uma pequena queda de frames, mas nada que atrapalhe a experiência.

Agora, vamos ao que ela veio

Como comentei acima, essa demo da imprensa tem basicamente dois objetivos: apresentar 1 feature nova do game e mostrar a ambientação/alguns inimigos! Mas antes de mais nada, é importante deixar claro aqui que o enredo game é uma sequência que se conecta com o seu antecessor, no qual se passa na base militar em Groom Lake, localizada… nada mais, nada menos, na famigerada ÁREA 51, e é tudo o que sabemos até agora. Legal né? Parece que teremos um survival horror com uma pegada de alienígenas, mas como isso se dará ? Só saberemos no end game.

Mas, voltando às features, o game te apresenta uma ferramentas nova: a Frost Grip. Ela te permite, além que congelar alguns objetos, seja na resolução de puzzles ou para liberar sua passagem, ela também é usada em combate para retardar os inimigos (já que eles vem pra cima com “sangue nos zóio e faca nos dentes”) ou para congelá-los mesmo e você finalizá-los. Ela também permite que o jogador execute uma espécie de counter, que vai te ajudar muito quando tiver aquela aglomeração básica.

 

E por falar nos inimigos, aqui temos o vislumbre deles. Não sabemos o nome deles, mas sabemos que nos darão uma baita dor de cabeça. Dois deles, que enfrentamos aqui na demo, são como uma mistura de zumbis com os necromorphs de Dead Space, mas com skin de Pikachu (descrição maluca, mas é o mais próximo que consigo descrever), já que eles vem pra cima com tudo, carregados de eletricidade, sendo capazes de alta velocidade de movimentação (até teletransporte) e, assim, podem desviar dos tiros. Um deles, que é diferenciado, faz com que a Frost Grip seja extremamente necessária no combate. E olha que o combate eu achei bem interessante por conta do uso da ferramenta!

E agora? Será que o PC roda??

Como falei lá em cima, a versão da demo que recebemos dos queridos da Invader Studios é uma versão exclusiva para a imprensa e não necessariamente será a mesma que o restante do público terá acesso, mas no quesito desempenho no PC, posso afirmar que o jogo é relativamente leve e um PC mediano não teria problemas pra rodar ele. A experiência da demo foi muito satisfatória no todo, pois, ao contrário de alguns outros jogos AAA (né? seu The Callisto Protocol?), que receberam uma otimização bem porca nas versões de PC no seu lançamento, não creio que será o caso do Daymare: 1994 Sandcastle.

Por fim, dá pra notar que ele tem muito potencial para nos entregar um survival horror com enredo interessante (porque sabemos que tudo que envolva ÁREA 51 tem potencial riquíssimo para histórias), com jogabilidade fluida, ambientação na medida certa e inimigos para testarem nosso juízo. Além disso, o jogo está totalmente localizado para o Brasil e conta com legendas em PT-BR.

Daymare 1994: Sandcastle vai ser lançado em 30 de agosto deste ano para Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S|X e PC. Não esqueça de colocar o jogo na sua wishlist na Steam também!

Este conteúdo contou com revisão de João Alves

[ATUALIZAÇÃO 12/05]

Assista a análise em vídeo. Quem é inscrito no canal viu primeiro!

 

Pontos Positivos:
Ambientação;
Jogabilidade fácil e fluida;
Responde bem no controle;
Presença de puzzles de nível moderado;
Frost Grip.
Pontos Negativos:
Loadings relativamente demorados;
Quedas ocasionais de quadros.
9