Resident Evil Requiem, o tão aguardado Resident Evil 9, já tem data cravada: 27 de fevereiro de 2026. Todos estamos empolgados e, é claro, que as teorias e especulações envolvendo o jogo já estão acontecendo. Aquele monstro bizarro no trailer seria a Alyssa Ashcroft transformada em uma arma biológica? O homem encapuzado é o Leon S. Kennedy? E aquela pessoa enigmática sentada na cadeira?
De fato, são muitos mistérios, que inclusive foram abordados aqui no REVIL, porém hoje focaremos em Brandon Bailey, um daqueles personagens que ficam escondidos nas entrelinhas da saga, mas que podem ter um peso gigantesco na estória. E se ele for, de fato, o grande vilão por trás dos últimos acontecimentos em Resident Evil 7 e Resident Evil Village? Uma espécie de novo Spencer? Um manipulador que agiu nas sombras enquanto todos os olhos estavam voltados para vilões mais evidentes? Vamos tentar desvendar isto.
Brandon Bailey é um personagem cercado de mistério, porém com laços profundos com as origens da saga. Ele foi virologista, pesquisador, discípulo de James Marcus, e colaborador direto de Ozwell E. Spencer, um dos fundadores da Umbrella Corporation. Ele é citado em documentos de Resident Evil 5, que muitos acham que é só socar pedra e matar Majinis, mas que, na verdade, apresenta informações cruciais sobre o enredo da franquia.
Bailey esteve envolvido nas primeiras pesquisas com o vírus Progenitor, ajudando a consolidar as bases da biotecnologia que, mais tarde, daria origem ao T-Vírus e suas variações monstruosas. Por um tempo, foi uma peça importante para a Umbrella, contudo, em algum momento, ele desapareceu do radar.
Muitos anos depois, sua influência ressurge sob o nome de uma organização sombria chamada As Conexões (The Connections) ou Os Contatos, apresentada oficialmente em Resident Evil 7. Esta organização é responsável pela criação da Eveline, a arma biológica com aparência de criança que aterroriza os Baker. A partir daí já conseguimos concluir que Bailey, taxado como morto em Resident Evil 5, na verdade nunca deixou o jogo. Ele apenas mudou de tabuleiro.
Apesar de poucas informações oficiais, é possível traçar uma cronologia especulativa baseada nos documentos presentes nos referidos jogos.
- 1930–1940: Possível nascimento de Brandon Bailey (hipótese baseada na época em que estudou e trabalhou com Spencer).
- 1950–1960: Torna-se aluno do Dr. James Marcus e se forma como virologista.
- 1960-1998: Trabalha com Spencer na África nas pesquisas com o vírus Progenitor, auxiliando no desenvolvimento da Umbrella.
- 1998-2000: Gradualmente desaparece e possivelmente começa a formar sua própria rede de pesquisas ilegais.
- Anos 2000 em diante: cria a organização Conexões, iniciando as pesquisa envolvendo o Mutamiceto.
Se o homem sentado na cadeira for mesmo Brandon Bailey, isto representaria um retorno triunfal de uma mente que esteve arquitetando silenciosamente todos os horrores mais recentes. O surgimento das Conexões, Eveline, Miranda, Megamiceto, tudo isto pode ter envolvimento direto com Bailey. Ele seria, neste caso, um sucessor espiritual de Spencer. Quase todos os grandes nomes da Umbrella já encontraram seu fim, porém Brandon Bailey ainda está por aí. Ao que tudo indica, ele pode ser o último vestígio vivo da Umbrella Corporation. Combinando isto com o retorno à icônica Raccoon City em Resident Evil 9, o sentimento de nostalgia explode em todos nós.
Enfim, se você quer se aprofundar nos mistérios que envolvem este vilão intrigante, não deixe de conferir o nosso vídeo mais recente no canal do REVIL no YouTube, onde reunimos tudo o que sabemos até agora sobre Brandon Bailey.

