Tudo o que sabemos até agora sobre Resident Evil Requiem

E não é que ele veio mesmo! Após meses de muita especulação sobre a criação de um novo jogo, a Capcom finalmente anunciou Resident Evil Requiem. Depois da emoção e um pouco mais calma, a Equipe REVIL se juntou para analisar detalhe por detalhe do trailer de anúncio e especular sobre o jogo.

A revelação do nono jogo principal da série contou com algumas brincadeiras no evento Summer Game Fest e uma demonstração a portas fechadas que revelou, após um período de embargo, que o título será jogável em primeira e terceira pessoa. Novas imagens e teorias da comunidade surgiram desde então. Todos os conteúdos relevantes estão neste artigo, por isso, confira tudo o que sabemos sobre Resident Evil Requiem até agora!



 

Analisando o trailer

Nos primeiros segundos do trailer, temos a apresentação do cenário inicial: estamos olhando o que é o centro de investigações do F.B.I. (Federal Bureau of Investigation – em português, Departamento Federal de Investigações), com aquela típica caminhada do chefe do departamento, Nathan Dempsy, até a mesa de alguém. Nisso, vemos várias mesas, quadros e funcionários. Normal até então.

Entre esses segundos, temos algo a prestar atenção, e o que já vidrou os olhos de muitos: uma funcionária escrevendo no computador sobre “A quarta vítima de doença desconhecida”. As imagens mostradas aqui já indicam corpos muito parecidos com zumbis.

Nathan chega próximo a mesa da funcionária, chamando pelo seu nome: Grace Ashcroft! Ele sai de cena, deixando a funcionária toda estabanada e confusa.

Aqui já temos a primeira surpresa do trailer: os que têm ouvidos atentos, e os fãs mais ativos da franquia, já reconhecem o sobrenome Ashcroft. Uma menção à personagem Alyssa Ashcroft, presente nos games Resident Evil Outbreak e Resident Evil Outbreak File #2.

Resident Evil Requiem - Grace Ashcroft

Grace, seguindo seu chefe e entrando em seu escritório, já começa a se desculpar pelo relatório que deveria ter entregado, e promete que isso será resolvido em dois ou três dias no máximo, porém seu chefe a interrompe dizendo que é para deixar isso de lado por enquanto, pois eles acharam mais um corpo exibindo as mesmas patologias dos outros que eles estão investigando. O chefe continua, falando que precisa de uma boa técnica analista nesse caso e que investigue a cena do crime o quanto antes, lhe entregando os arquivos e imagens que obteve de lá.

O local em questão: Hotel Wrenwood. Escutando esse nome, Grace começa a ter o que seriam flashbacks, já escutando de seu chefe que ele sabe que é o local em que a mãe de Grace, Alyssa, foi assassinada oito anos atrás.

Aqui, temos a segunda surpresa do trailer: Capcom confirma que Grace é então a filha da personagem Alyssa! Flashbacks nesses segundos já mostram um pouco da Alyssa com o seu clássico traje vermelho da época de Raccoon City. Todos são cortes rápidos, mas são o suficiente para alegrar qualquer fã dos Outbreaks.

Resident Evil Requiem - Alyssa Ashcroft

Em meio ao discurso do seu chefe, dizendo para Grace que talvez seja hora de “enfrentar o passado”, ela permanece quieta e ao que parece em estado de choque, já mudando para a cena focando em seus olhos. Aqui, é um momento clássico na franquia e que não pode faltar: o close nos olhos daquela que será a próxima vítima em um Survival Horror.

Logo então percebemos que Grace está de ponta cabeça, presa, desesperada e com um acesso em seu braço.

Cenas a seguir mostram locais como um corredor de hotel, ruas com chuvas correntes e, o que mais chama a atenção, muros com anúncios de pessoas desaparecidas.

O foco agora fica na cena em que aparece um homem com pele esbranquiçada, parecendo um zumbi, falando: “Agora sei que você é quem eu estava procurando. A especial. A escolhida. Srta. Ashcroft”, em tom bem sádico. Todo esse cenário está escuro, iluminado somente por uma luz fraca vindo da janela, onde mostra esse homem sentado em uma poltrona de costas, em frente a uma lareira e, ao seu lado na escrivaninha, um gramofone.

Já temos aqui nossa primeira pergunta: Quem é esse maluco?

Segundos depois, nos é mostrado várias cenas do que seria uma cidade totalmente destruída, em uma era que parece ser pós apocalíptica mesmo. Prédios quebrados, ruas desertas com cores “marrons barrentas”, carros abandonados e destruídos. Ao fundos, escutamos frases:

“Você está investigando todas essas mortes estranhas, é?” (primeira voz)
“Temos que falar baixo.” (segunda voz)
“Você viu a mesma merda que eu vi?!” (terceira voz)
“Saiba que você é minha esperança.” (quarta voz)
“Todos se foram.” (quinta voz).

Com as frases, apareceu a imagem que congelou qualquer fã da franquia e que, aqui, confirmou se tratar de um anúncio relacionado a Resident Evil: a fachada de nossa querida R.P.D. (Raccoon City Police Department), a Delegacia de Polícia de Raccoon City, toda destruída, devido ao tempo e, claro, pelas explosões na cidade.

Continuando, imagens de dentro da R.P.D. destruída são mostradas, junto com a cena de um senhor se arrastando, nitidamente ferido, dizendo: “Fique longe dela!”.

Várias cenas são mostradas a seguir em segundos:

  • Uma criatura gigantesca saindo do teto;
  • Um homem encapuzado sufocando um senhor com um saco na cabeça;
  • Um zumbi policial ou um policial se transformando em algo?
  • Uma mulher de casaco cinza andando por um corredor;
  • Close na criatura gigantesca acorrentada, mostrando seus dentes.

No fim, temos aqui o anúncio oficial do jogo e seu título: Resident Evil Requiem, ou o Resident Evil 9 que a comunidade tanto pedia.

Resident Evil 9

Uma data de lançamento surge: 27 de fevereiro de 2026, sendo o primeiro Resident Evil exclusivo para a atual geração de consoles.

Bem-vindo (de volta) a Raccoon

Poucos dias após o anúncio do jogo, a Capcom liberou a sinopse oficial do título no site oficial.

Tudo começa quando um corpo, vítima de uma doença desconhecida, é descoberto em um hotel abandonado.

A analista do FBI Grace Ashcroft é a encarregada do caso. A cena do crime é o mesmo hotel onde há oito anos sua mãe faleceu.

Grace se prepara para enfrentar seu passado e dirige até o local. Esse mesmo caso revela a verdade oculta do surto em Raccoon City, o desastre biológico que abalou o mundo.

Será este o réquiem que enterrará de vez aquelas memórias abomináveis de uma vez por todas?

Além da sinopse, foi revelado o perfil da protagonista, acompanhado de uma arte dela com uma arma e lanterna em punhos.

Grace Ashcroft

Uma analista de inteligência do FBI com foco intenso e vasta capacidade para deduções e análises. A morte de sua mãe causou grande impacto, fazendo com que ela se fechasse cada vez mais, se concentrando apenas no trabalho. Ela parte sozinha para o hotel abandonado e inicia a investigação da morte misteriosa.

Grace Ashcroft - artwork Capcom

Em uma mensagem para os membros platina do Resident Evil Ambassadors, o diretor Koshi Nakanishi (Resident Evil Revelations, Resident Evil 7) confirmou que a trama seguirá da perspectiva de Grace, com um foco no terror tal qual RE7, mas com uma história que se conecta mais aos outros jogos da franquia, buscando atender às altas expectativas dos fãs.

Demo de Resident Evil Requiem

Diversos veículos de mídia e influencers puderam assistir (e alguns até a jogar) uma demo de 30 minutos do jogo. Essa demonstração foi feita a portas fechadas, mas os veículos puderam postar suas impressões sobre ela e, com isso, tivemos algumas confirmações do trailer.

Primeiramente, foi confirmado que o jogo pode ser jogado tanto em primeira quanto em terceira pessoa. E para quem não gostou do modo em terceira pessoa de Resident Evil Village, podem ficar tranquilos, pois quem teve acesso à demo disse que o modo está impecável em Requiem. Isto se deve pois o jogo aparentemente foi planejado desde o início com as duas opções de câmera em mente, e não apenas uma solução feita após o desenvolvimento do título tal qual em Village. É dito que a experiência em primeira pessoa é mais recomendada, mas que o jogo pode ser jogado de qualquer forma sem prejudicar o jogador.

A demo começa com Grace capturada e de ponta cabeça, tal qual vimos no trailer. Ela está tendo seu sangue colhido e consegue escapar com habilidade e inteligência, quebrando o recipiente que está coletando seu sangue, puxando ele para perto e usando-o para cortar suas amarras.

Grace está no Centro de Cuidados de Rhodes Hill, um hospital com arquitetura antiga. A protagonista usa um isqueiro para iluminar o local e precisa ler documentos, encontrar chaves para abrir portas e resolver puzzles em busca de uma saída (um bom e clássico Resident Evil).

Enquanto vai para a sala de enfermagem, um corpo cai sobre Grace, mas logo em seguida uma enorme criatura de olhos esbugalhados desce do teto e arranca a cabeça do cadáver com uma mordida, passando a perseguir Grace. A criatura foi confirmada como sendo aquela misteriosa figura que vimos no trailer ao descer do teto e também o rosto que aparece pouco antes da revelação do título do jogo.

Foi dito pelos canais que tiveram acesso à demo que Grace não consegue entrar em confronto direto com a misteriosa criatura, podendo usar apenas garrafas para distraí-la e tentar escapar. Ao sofrer dano da criatura, que dá uma baita mordida em seu pescoço, Grace pode se curar usando uma seringa. A protagonista tropeça e reage de maneira ofegante por causa do medo que sente. Jogadores que tiveram acesso a demo comentaram que a perseguição da criatura lembra muito a sensação de fugir do Xenomorfo em Alien Isolation e que não conseguiram causar dano jogando a garrafa na criatura, então realmente nesta sequência inicial o jogador está completamente indefeso. A criatura fica rondando Grace que pode ouvir os sons do monstro através das paredes.

A demo acaba exatamente após Grace conseguir escapar da misteriosa criatura.

Embora a demo siga um estilo mais “esconde-esconde”, a própria página do jogo mostra que o título também contará com combate e exploração clássicas da franquia:

Experimente o clássico horror de sobrevivência da série através do combate, investigações, enigmas e gerenciamento de recursos.
A jogabilidade permite que você mude livremente entre as perspectivas em primeira e terceira pessoa para enfrentar os terrores da forma que melhor se adapte ao seu estilo de jogo.

No Summer Game Fest, Geoff Keighley disse que o jogo marca uma “mudança ousada tanto em tom quanto em jogabilidade”, contando tanto com horror de sobrevivência quanto ação cinematográfica de alto risco.

Após a exibição da demo, um produtor no evento deu a entender que um personagem clássico da franquia também apareceria no título contando com um arsenal considerável. Quem poderia ser este personagem? Vamos ter que aguardar para descobrir.

Os detalhes e as primeiras teorias

Resident Evil Requiem, em poucos minutos após seu anuncio, já foi um dos assuntos mais comentados na internet, infestando as redes sociais com os reacts e diversas (diversas mesmo) teorias do que esse título pode trazer à franquia e, talvez, explicar algumas coisas. Confira a seguir o que o REVIL achou relevante compartilhar:

  1. Requiem significa “descanso; repouso” em latim. É especialmente usado em missas fúnebres em igrejas católicas, por exemplo, sendo assim “descanso aos mortos”. Isso remete muito à volta da franquia para Raccoon City e, talvez, tudo que façamos no game seja para a cidade descansar em paz, finalmente, e ter suas perguntas respondidas (e as nossas também né);
  2. Tudo o que se passa em Resident Evil Requiem pode ser interpretado por “uma luta para superar o passado” de Grace. Raccoon City destruída, a volta para o Hotel Wrenwood e mais cenas ali vistas no trailer podem ser partes de alucinações ou lembranças do subconsciente de Grace tentando, a todo custo, superar o seu passado, seja ele quão traumático foi. Muito parecido com o que vivemos na sequência na Casa Beneviento em Resident Evil Village;
  3. Talvez o local do assassinato de Alyssa tenha sido “desvendado”. Existe um hotel permanentemente fechado chamado Wrenwood Inn, em Paw Paw City – Michigan, dando umas 2-3 horas de viagem de Washington D.C., local que imaginamos ser esse centro de investigações da F.B.I. que o trailer se passa. Mãe e filha estavam próximas quando tudo aconteceu…
  4. Graças ao RE_Wiki no X, foi notado que a sede do FBI no começo do trailer está situada na região de Midwest, no condado de Arklay, então já estamos bem mais próximos de Raccoon City do que suspeitava-se.
  5. A youtuber Sphere Hunter participou da exibição privada da demo e até apareceu no vídeo de reação postado pela página oficial de RE no X. Por volta de 6s, ouvimos o som da criatura que persegue Grace durante a demo e tanto o público quanto a youtuber especulam que a criatura possa na verdade ser Lisa Trevor. Ouça e compare clicando aqui.
  6. As fontes usadas para os títulos da franquia podem remeter um período e/ou linhas do tempo em que todos os acontecimentos se passam, para criar a nova Linha do Tempo em Resident Evil. Os remakes com a fonte parecida (numeral cardinal, sendo 1, 2, 3 – e assim por diante – , em numeração vermelha). O arco do Ethan Winters sendo de fonte também diferente e em numeração romana, em tom amarelado e, claro, os clássicos com fontes datilografadas. Resident Evil Requiem está sendo apresentado com a fonte datilografada, o que pode indicar uma continuação do arco dos games clássicos, explicando assim a volta de Alyssa Ashcroft;

  7. Os corpos sendo investigados pela Grace no relatório que ela está redigindo no trailer foram encontrados em um prédio antigo do governo, entrelaçando o governo novamente a essa “doença misteriosa” e do porquê estar acobertando tudo. Isso lembra muito o “modus operandi” dos vilões das produções em CGI do Resident Evil, como Curtis Miller (Resident Evil Degeneração), Sasha (Resident Evil Condenação), Glenn Arias (Resident Evil Vendetta) e Dylan Blake (Resident Evil: Ilha da Morte), todos culpando o governo e querendo arrancar deles a verdade por trás desses eventos macabros; Ou simplesmente por pura vingança;
  8. Alyssa, em Raccoon City, pode ter investigado mais a fundo todas as transações ilegais entre a Umbrella e a R.P.D. (isso pode ser visto no perfil da January em Resident Evil Resistance). Ela, por algum motivo, pode ter voltado a Raccoon City devido a isso, algum resquício da Umbrella Corporation em suas investigações atuais;
  9. Em Resident Evil 7, um arquivo mostra que Alyssa estava investigando os desaparecimentos de pessoas na região de Dulvey, Louisiana, em 2016. Se Resident Evil Requiem se passar em 2026, a morte da Alyssa pode se confirmar logo em 2017, pouco tempo depois de suas investigações. Aqui, pode se imaginar que Alyssa descobriu coisas realmente bem pesadas sobre os incidentes e até sobre a organização criminosa Conexões/Contatos e o Mutamiceto/Megamiceto;
  10. Isso nos leva ao rumor de que o homem misterioso encapuzado, dizendo as frases “Agora sei que você é quem eu estava procurando. A especial, a escolhida, Srta. Ashcroft.” que aparece ao longo do trailer todo, seria Brandon Bailey. O nome dele aparece pela primeira vez em arquivos de Resident Evil 5, onde obtemos 2 diários do “Chefe de Pesquisas” (em outro file, o mesmo nome aparece listado como falecido, mas a gente sabe como as coisas funcionam em Resident Evil), e após isso ele é mencionado novamente no Relatório: Família Baker, conteúdo pago de Resident Evil Village. Este relatório explica que Bailey foi braço direito de Ozwell E. Spencer e que ele é fundador da organização criminosa Conexões/Contato;
  11. Vale lembrar que Bailey teve ajuda da H.C.F. em 2000 para a criação de armas biológicas, avançando assim com as pesquisas do Mofos, tornando a criação de Eveline uma realidade. Vemos no trailer uma criatura parecida com a Marguerite Baker em sua última mutação devido ao Mofo. Se isso tudo se entrelaçar, podemos ter tanto Bailey quanto o Mofo em Resident Evil Requiem;
  12. É mostrado no trailer que esse homem encapuzado está salivando muito, se protegendo de uma chuva constante com sua capa preta, cobrindo seus olhos. Há diversos comentários entre os fãs que isso é típico de pessoas que têm hidrofobia (raiva humana), doença viral grave e totalmente contagiosa, geralmente transmitida por mordidas e arranhões de animais infectados, onde seus principais sintomas, com exceção de febre e dor no corpo, são espasmos musculares e dificuldade de ingerir bebidas. Essa doença ataca principalmente o sistema nervoso. Dependendo da gravidade do caso, a pessoa infectada desenvolve medo de água e sensibilidade à luz;
  13. Foi confirmado que a sequência da demo exibida para a imprensa se passa no Centro de Cuidados de Rhodes Hill (Rhodes Hill Chronic Care Center). Esse local é mencionado em Resident Evil Outbreak File #2, no cenário Underbelly, sendo uma das saídas do metrô. Rhodes Hill fica próximo a Arklay, significando que a demo apresentada pode sim se passar em Raccoon City! (via @Resident_bio)


  14. A Raccoon City mostrada no trailer está bem mais “inteira” do que estávamos acostumados a lembrar dela. Nos créditos de Resident Evil 3: Nemesis, vemos que a bomba varreu a existência da cidade do mapa, porém, em Resident Evil 3 (2020) o que é mostrado é a bomba sendo detonada, mas não vemos como a cidade ficou após sua detonação. Pode-se concluir que a explosão aceita a partir de Resident Evil Requiem não foi tão destruidora assim. Isso nos leva a descrição da bomba termobárica: “ela utiliza o oxigênio nas adjacências causando grande explosão em altíssimas temperaturas, porém deixando o solo intacto de contaminação nuclear”, ou seja, solo e prédios em Raccoon City podem sim estar “intactos” que nem foi mostrado no trailer.

Tudo ligado, ou não, com Requiem

Todas as teorias e informações se juntam a uma pequena quantidade de fãs que fizeram conexões ainda mais importantes: os finais de jogos da franquia que a Capcom deixou em aberto, o que pode se relacionar diretamente com Requiem (ou deixar a gente sonhar com um ainda Resident Evil Revelations 3):

  • Resident Evil 3 (2020): Jill Valentine saindo com o frasco do antivírus em sua mão;
  • Resident Evil Revelations: Jessica Sherawat com uma amostra do T-Abyss (isso aqui pode muito bem se conectar com algumas teorias da Conexões, Bailey e H.C.F. já mencionadas);
  • Resident Evil Revelations 2: Alex Wesker no corpo de Natalia e vivendo com a Família Burton. Vale lembrar que durante o anúncio do jogo na Summer Game Fest deste ano, os vídeos da Capcom foram apresentados por Maggie Robertson (Alcina Dimitrescu em Village), que estava caracterizada com uma roupa que remetia muito a Alex Wesker;
  • Resident Evil 6: Jake Muller, filho do maior vilão da franquia, solto pelo mundo;
  • Resident Evil 7: E essa Umbrella azul hein?;
  • Resident Evil Village: Cadê Rosemary e seus poderes? Por que a B.S.A.A. está usando clones de seus soldados e armas biológicas em campo?;
  • Protagonistas: O que aconteceu com Jill após Resident Evil: Ilha da Morte (Resident Evil: Death Island)? O que aconteceu com o Chris Redfield após Resident Evil Village? O que aconteceu com Barry Burton após Resident Evil Revelations 2, sendo que Natalia/Alex está vivendo com ele?.

Isso tudo junta um turbilhão em nossas mentes, eu sei, querendo conectar tudo com todos, em todos os eventos possíveis. Por mais que tenhamos um milhão de perguntas, ansiosas para serem respondidas, por ora tudo o que podemos fazer é especular sobre o réquiem de Resident Evil.

Resident Evil Requiem é o nono jogo da série principal. O título será lançado em 27 de fevereiro de 2026 para PlayStation 5, Xbox Series e PC (via Steam).

Participaram da elaboração deste texto: Paloma Cristini, Felipe Turesso, Steven L. Andrade e João Alves
Colaborou com a adequação da introdução e inserção do conteúdo no REVIL: Ricardo Andretto
Arte/destaque: Frank Alcantara (Equipe REVIL)