Perfil

Nome: Ada Wong
Nascimento: 1974
Altura: 1,73m
Peso: desconhecido
Tipo Sanguíneo: AB
Afiliações: A Organização (Terceira Organização, free-lancer)
Status: Viva

Ada Wong é uma asiática que trabalhou como espiã para uma organização originalmente rival à Umbrella. Há poucas informações sobre o seu passado – sequer é possível dizer se seu nome é mesmo Ada. Ela trabalhou disfarçada, obtendo informações sobre as pesquisas da empresa enquanto mantinha um relacionamento falso com um pesquisador chamado John. Com treinamento especial, Ada é definida como uma ótima profissional. Ela conduz seus planos até o final de forma fria e calculista até mesmo nas situações mais extremas. Os seus sentimentos são o único obstáculo que podem desviá-la de seus caminhos e objetivos.

Abaixo vocês podem ver a biografia completa da personagem em vídeo:


Infiltrando-se na Umbrella

Entre 1994 e 1998

Em algum momento entre os anos de 1994 e 1998, Ada Wong infiltrou-se na Umbrella para reunir informações sobre o T-vírus, que ainda estava sendo desenvolvido nos arredores da montanha Arklay. Em 94, John assumiu o cargo de pesquisador chefe no lugar de Willian Birkin, que foi transferido para o laboratório subterrâneo de Raccoon City.

Ele ficou no cargo até morrer infectado durante o vazamento do vírus, em junho de 98. Ada manteve um relacionamento amoroso de fachada com John, que criou bastante confiança na espiã. Em uma carta escrita pouco antes de sua morte, John pediu a Ada que recuperasse todos os dados sobre as pesquisas que eram conduzidas no laboratório secreto de Arklay e tornasse essas informações públicas. Não se sabe se Ada estava no laboratório durante o vazamento do T-vírus ou se ela simplesmente conseguiu fugir a tempo de não ser infectada.

Unindo-se a Albert Wesker

Entre julho e setembro de 1998

Com o vazamento do T-vírus, Albert Wesker arquiteta o seu abandono da Umbrella. Wesker pretendia unir-se a outra empresa, mas para isso precisava oferecer algo em troca de um cargo. Em algum ponto neste período, o pesquisador entra em contato com Ada Wong e os dois trocam informações. Ele envia vários dados sobre seu passado na Umbrella (Wesker’s Report II) para a espiã, que em troca informa ao vilão dados sobre a produção do G-vírus no laboratório subterrâneo, que pouco tempo depois é cenário de um incidente com esse próprio agente – logo após a empresa tentar “tomar” a pesquisa de Willian Birkin. Durante suas investigações, Ada descobre que Sherry Birkin, filha de William e Annette Birkin, carregava uma amostra do G-vírus em um pingente. A espiã parte atrás da garota em meio ao caos de Raccoon City para obter a amostra.

Em busca da amostra do G-Vírus

29 e 30 de setembro de 1998

REVIL Wiki - Ada Wong - 01
Na busca pelo pingente de Sherry Birkin, Ada conhece o policial novato Leon S. Kennedy no estacionamento do Departamento de Polícia de Raccoon City. Ela diz a Leon que está em busca de Ben Bertoluci, um repórter que estaria preso em uma das celas da delegacia, e pede ajuda para encontrá-lo.

Na cadeia, Ada tenta tirar informações do jornalista sobre suas descobertas envolvendo o incidente viral e sobre John, mas Ben se recusa a dizer o que sabe e prefere permanecer preso na cela, com medo dos monstros que rondam a delegacia. Ele, no entanto, informa a Ada e Leon que há uma saída da cidade por meio dos esgotos e os dois se separam no local.

A espiã acaba esbarrando com Sherry em uma das galerias subterrâneas e encontra o pingente, que a menina deixa para trás. Até esse ponto, porém, ela ainda não sabia que o conteúdo presente dentro do objeto seria uma amostra do G-vírus.

Ainda nos esgotos, ela e Leon se reencontram e são surpreendidos por Annette. A esposa de Birkin diz saber que espiões estão rondando o laboratório em busca do G-vírus e efetua vários tiros em direção a Ada. Um dos disparos atinge Leon, que se joga na frente da espiã para protegê-la.

A moça deixa o policial ferido e corre atrás de Annette. Ao confrontá-la, a pesquisadora percebe que Ada está usando o colar de Sherry e se desespera. As duas entram em luta corporal e após uma breve confusão Annette foge e Ada percebe que o pingente guarda o G-vírus.

Espiãs também amam

29 e 30 de setembro de 1998

REVIL Wiki - Ada Wong - 02
Apesar de focada em seus objetivos, Ada não consegue deixar de se sentir agradecida por Leon tê-la protegido dos disparados de Annette e ajuda a cuidar de seus ferimentos. Porém, como a espiã já está com a amostra do G-vírus em mãos, ela despista Leon sobre a morte de seu suposto namorado, John, e os dois partem para a saída da cidade.

Os dois embarcam em um bonde que os leva até a entrada do laboratório subterrâneo, abaixo de Raccoon City. Durante a descida, Ada e Leon são surpreendidos por William Birkin, que consegue ferir a espiã com suas garras. Assustado, o policial deixa o local para procurar medicamentos.

Ada, no entanto, ativa o transporte, que volta a descer. Confuso por ter sido deixado para trás, Leon começa sua investigação pelo laboratório, mas é surpreendido por Annette, que revela a verdadeira identidade de Ada: uma espiã enviada para roubar o G-vírus.

Ainda no interior do laboratório, Ada reencontra Leon enquanto ele é perseguido pelo Tyrant T-103. A espiã tenta defendê-lo do monstro, mas acaba gravemente ferida. Pouco antes de supostamente morrer, Ada confessa que apesar da missão, acabou se envolvendo com Leon. O policial parte, acreditando que ela havia falecido.

Ada apenas finge sua própria morte para escapar do laboratório portando a amostra do G-vírus. Enquanto a espiã foge, Leon, Claire Redfield e Sherry partem no trem de fuga.

Luta contra o tempo

30 de setembro e 1º de outubro de 1998

REVIL Wiki - Ada Wong - 03
Voltando às ruas da cidade, Ada chega ao Hotel Apple Inn, onde havia marcado com seu contato para entregar a amostra do G-vírus. Durante o incidente, no entanto, o homem comete suicídio. Ada acaba, então, falando diretamente com Wesker por meio de um dispositivo eletrônico.

O pesquisador, que antes tinha a intenção de deixá-la para trás, desiste da ideia ao ver a amostra de G-vírus. É nesse momento que Wesker informa que só há uma chance de escapar da cidade: embarcando no helicóptero de Sergei Vladmir.

Ao alcançar o West Side Gate, Ada é surpreendida pelo Tyrant R. Após derrotá-lo, a espiã avista o helicóptero de Sergei sobrevoando a cidade e pega carona em um contêiner carregado pela aeronave, deixando Raccoon City antes da explosão.

O incidente Los Illuminados

2004

REVIL Wiki - Ada Wong - 04
Em 2004, Albert Wesker descobre que o antigo parasita Las Plagas está sendo usado pela seita Los Illuminados, em uma região remota da Espanha. Realizando investigações sobre o parasita e a seita, Ada descobre que Luis Sera, um pesquisador que estudava e desenvolvia o parasita para Los Illuminados, está arrependido de ter se envolvido com o grupo.

A espiã interceptou um dos emails de Luis para um amigo de faculdade, no qual ele afirmava que precisava de ajuda para escapar da vila. Vendo aí uma oportunidade de obter o parasita, Ada oferece auxílio a Luis em troca de uma amostra de Las Plagas Controladora. Com o acordo feito, a espiã parte para a vila na Espanha para obter o parasita.

Enquanto isso, Wesker buscava o parasita também através dos trabalhos de Jack Krauser, que havia se infiltrado na seita e sequestrado a filha do presidente norte americano, Ashley Graham, como prova de confiança. O sequestro atrai Leon ao local, que recebeu ordens de salvar a moça.

Chegando à vila, Ada descobre que o trabalho não será assim tão fácil, pois Los Illuminados descobriram os planos de fuga de Luis e o prenderam em uma cabana. Seguindo os passos do pesquisador, Ada acaba por defender Leon na casa de Bitores Mendez, o chefe da vila.

No entanto, o agora agente do governo não sabe que a espiã está no local. Ao defender Leon, Ada acabou atraindo a atenção de Bitores, que a persegue. Durante a fuga, ela é atingida por um dardo tranquilizante e capturada pelos Ganados. Se não fosse por suas habilidades, Ada teria sido morta em uma espécie de ritual de sacrifício.

À noite, Ada e Luis se reencontram do lado de fora de uma cabana. Ela cobra a amostra de Las Plagas do pesquisador, mas Luis diz que ainda precisa buscá-la. A espiã não estava somente interessada na amostra, mas também gostaria de ajudar Luis por ter criado empatia por ele e admirar seu trabalho.

Finalmente, já no castelo de Salazar, Ada e Leon se reencontram, seis anos após o incidente de Raccoon City. As suspeitas do agente se confirmam: Ada havia sobrevivido ao incidente e trabalhava para Wesker desde então. A espiã não responde aos questionamentos de Leon e foge.

Quando Luis consegue obter a amostra e aguarda Ada no interior do castelo, a espiã recebe ordens de matar Leon assim que obter o parasita. O vilão não quer contar com a sorte de ter um sobrevivente de Raccoon City sabendo de seus planos. Mesmo após tantos anos, Ada ainda parece nutrir algum sentimento por Leon e se recusa a obedecer às ordens de Wesker. Ela passa a se preocupar com o destino do agente.

Pouco antes de encontrar Luis e obter a amostra, o objetivo de Ada é atrasado mais uma vez pela ação de Osmund Saddler. O líder de Los Illuminados mata o pesquisador espanhol no interior do castelo e recupera a amostra de Las Plagas Controladora. Ada atualiza Wesker do status da missão, e ele muda de ideia sobre matar Leon: agora que Saddler tem a amostra, Ada deve usar Leon como uma distração para a seita enquanto conduz seu plano.

Na área externa do castelo, Ada aguarda Leon em uma lancha. Os dois se dirigem à ilha para onde Jack Krauser havia levado Ashley. No local, Ada descobre que Wesker repassou as ordens de matar Leon para Krauser. Ela desvia a atenção de seus objetivos para impedir que o agente seja assassinado. Apesar de trabalharem juntos e com o mesmo objetivo, Ada e Krauser não confiam um no outro.

REVIL Wiki - Ada Wong - 05
A espiã sabe que apesar de o ex-soldado ter se deixado levar pelo poder do parasita Las Plagas, ele é fiel a Wesker. Já Krauser acredita que Ada pode ter objetivos que vão além dos repassados por seu chefe. Quando a espiã decide impedir que Krauser mate Leon, as desconfianças do ex-soldado sobre ela se confirmam. Por fim, Ada acaba sendo o algoz de Krauser, matando-o na ilha.

Em uma tentativa desesperada de impedir a fuga de Leon e Ashley, Osmund Saddler se transforma em um monstro. Ada ajuda o agente a derrotá-lo da mesma forma que o salvou do Tyrant em 1998, cedendo-lhe um lança-foguetes. Porém, pouco antes do agente obter a amostra que Osmund Saddler portava, Ada o ameaça com uma arma, e ordena que ele a entregue. A espiã, então, foge em um helicóptero e ativa um dispositivo para explodir a ilha. Ela dá a chave de um jet ski para Leon e Ashley fugirem.

Sabendo dos planos de Wesker em deixar a Organização e unir-se à Tricell, Ada Wong acaba por traí-lo após a missão na Espanha. Ela envia a ele uma simples amostra de Las Plagas comum, enquanto entrega a desejada Plaga Controladora à Organização, para quem realmente era fiel.

A morte de Wesker

Março de 2009

Em 2009, a notícia da morte de Wesker, devido ao seu confronto com a BSAA na África correu pelo mundo das armas biológicas e chegou aos ouvidos de Wong. Ela se sentiu um pouco vazia, devido ao desaparecimento de um concorrente tão forte, ela refletiu e chegou a conclusão que o tempo que ela passou em parceria com ele foi fundamental para realizar o seu “verdadeiro objetivo”.

Com ambos, Wesker e a organização da qual ele tomou controle fora do caminho, Wong se focou em investigar o interesse em armas biológicas dado pela gigantesca organização comandada por Derek Simmons, conhecida como: A Família.

Missão na República Eslava

Novembro de 2011

REVIL Wiki - Ada Wong - 06
Em 2011, Ada foi contradada por um desconhecido – mas poderoso cliente – para roubar uma espécime de Plaga Sintética Dominante, que estava sendo desenvolvida por cientistas contratados por Svetlana Belikova, a primeira presidente mulher da República Eslava do Leste, que por sua vez estava em meio a uma guerra civil.

Esta nova espécime artificial fazia com que seu hospedeiro desenvolvesse a habilidade de controlar armas biológicas criadas a base do T-vírus, contudo ela possuia sérios efeitos colaterais e podia acabar transformando seu hospedeiro em um tipo de Ganado.

Por esta razão, Wong a considerou um produto defeituoso. Seu plano era mais uma vez, orquestrar eventos que de alguma forma levassem-na ao seu objetivo. Isto envolvia atrair Leon S. Kennedy para o país por meio da implantação de um cadáver de Licker, em um armazém na república, onde o governo dos EUA ao vê-lo por câmeras de vigilância, considerou que armas biológicas estavam sendo usadas na guerra.

Ada então se infiltra no governo da república se passando por um membro da BSAA, entregando uma “estratégia” á Svetlana e seus líderes militares. Ela se encontrou com Leon e avisou sobre o incidente iminente na cidade em que estavam, antes de ser descoberta como espiã pela presidente.

Em sua luta seguinte, Wong foi capturada e levada até o abrigo nuclear, onde a Plaga estava sendo mantida. Isso foi de acordo com seus planos, e ela mais uma vez usou Leon como uma distração para obter uma amostra da Plaga, mas ainda sim o ajudou a escapar.

Assim que obteve sucesso em sua missão, ela apresentou a amostra obtida para seu cliente por vídeo, mas não se sabe se ela cumpriu seu contrato e a enviou para ele, ou se ela o traiu e mandou para sua “agência”.

Haviam muito poucos registros sobre Ada Wong. No entanto, o nome apareceu em um relatório escrito por um agente da CIA, que também havia se infiltrado na República Eslava do Leste. A BSAA negou que ela era uma de suas agentes e como resultado, as únicas pessoas que sabiam de seu envolvimento eram Leon S. Kennedy e a CIA.

Roubo de identidade

Junho de 2013

REVIL Wiki - Ada Wong - 07
Em torno de 2013, Ada tomou conhecimento de uma nova arma biológica chamada J’avo. Enquanto investigava uma residência que pertencia supostamente á Família, ela encontrou um dispositivo de comunicação já em chamada. Quem estava na linha era Carla Radames, uma cientista que havia sido transformada por Simmons em um tipo de clone da Ada.

Carla estava manipulando o dispositivo para que ela pudesse se passar por Simmons. Ela disse á Ada que possuía diversas informações que poderiam vir a ter grande influencia no futuro dela, em um submarino. Apesar de parecer relutante á idéia de se envolver com Simmons novamente, Ada foi ao tal submarino para investigar o que ele (no caso Carla Radames) pudesse estar tramando.

Enquanto esteve lá, ela encontrou alguns J’avos e achou uma gravação de seis meses atrás, nesta gravação Simmons coordenaria uma missão a Ada, mas ela nunca havia tido quaisquer contato com esta missão, ou com o próprio Simmons.

Enquanto tentava escapar do submarino que naufragava, Carla disse a ela que haveria um ataque bioterrorista contra os Estados Unidos no dia seguinte, em seguida ocorreria outro ataque na China e que todas as maiores cidades ao redor do planeta iriam sofrer o mesmo destino, “Nas mãos da própria Ada Wong da Neo-Umbrella”. Acreditando que Simmons a usaria como bode-expiatório, Ada se dirigiu á Tall Oaks para investigar.

Em 29 de Junho, Ada chegou à Tall Oaks e descobriu que Leon S. Kennedy também estava envolvido no caso. Ela salvou Leon e Helena Harper de um ataque feito por Deborah Harper, após sua mutação, deixando a informação de que eles estavam indo contra as pessoas que realmente mandavam no país.

De qualquer forma, ela notou que Leon parecia um tanto confuso quanto a ela. Pouco tempo depois, ela encontrou um laboratório e nele uma fita VHS que mostrava alguém idêntica a ela saiu de uma crisálida. Em seguida, numa ligação com Carla, ela revela que sabe que a cientista não é Simmons.

Radames então revela que o mundo seria destruído e que o mesmo culparia Ada por tal. Então, a espiã faz contato direto com Simmons e revela a ele que a “clone” que ele havia criado queria destruir o mundo. Logo em seguida, ela partiu para Lanshiang, China.

Ada chega em Lanshiang e se depara com um desastre biológico ainda pior do que o que aconteceu em Tall Oaks. Enquanto perseguia Carla ela acaba salvando Jake Muller e Sherry Birkin e chega em um porta-aviões onde ela encontra todos os dados, incluindo até uma gravação de voz, abordando a criação de sua “clone”, assim como uma espécie de chave para uma seção na Quad Tower.

Carla nutriu um sentimento de ódio por Simmons tê-la transformada em um clone de Ada Wong, então como vingança ela decidiu destruir tudo o que ele e sua organização tinham construído até o momento, sendo este item não menos do que a ordem do mundo em si.

Eventualmente, Ada finalmente encontrou com Carla, que havia sido ferida com um tiro de rifle e como consequência caiu de uma plataforma a vários metros de altura. A espiã reflete e diz à Carla que se ela quisesse se vingar apenas de Simmons, ela teria ajudado-a. Imediatamente, Radames revive e começa a sofrer mutações devidas á injeção de C-vírus que ela havia aplicado em si mesma, atacando Ada logo em seguida.

Após derrotar Carla, Ada usa um helicóptero para poder retornar à cidade. Ela avista Leon e Helena nas ruas e não hesita em ajudá-los na luta contra uma horda de zumbis, além de ajudá-los a derrotar Simmons depois de mutado.

Ela então pousa o helicóptero na Quad Tower, deixando para trás um lança-foguetes e um estojo de maquiagem contendo um cartão de memória que possuía todas as evidencias necessárias pra incriminar Simmons, voltando sua atenção agora em destruir qualquer evidência do roubo de sua identidade.

Então, ela entra em confronto contra Simmons ao lado de Helena e de Leon. Durante a batalha, Ada é golpeada por Simmons e acaba perdendo os sentidos por alguns momentos, Leon, em um ato puramente passional, Leon salta de onde está para proteger Ada e impedir que Simmons a mate.

Após alguns instantes, Ada recupera os sentidos e vê Leon protegendo-a de Simmons. Após recuperar-se, ela conta com a ajuda de Leon para derrotar Simmons, após isso, ela ses separa de Leon, mas diz ao agente que ela o veria novamente.

A espiã então chega em uma seção secreta da Quad Tower e descobre um laboratório e uma gravação de Carla se referindo à sua “maior criação”. No laboratório, ela encontra uma crisálida eclodindo, Wong destrói a criatura e o laboratório usando sua submetralhadora e joga o dispositivo de comunicação dado à ela dias atrás em meio às chamas. Enquanto ela deixava o local, Ada recebe uma ligação informando-a sobre um “trabalho”. Com os problemas causados por Carla e Simmons fora do caminho, ela aceita.


Aparições

  • Ada Wong estreou propriamente na série Resident Evil no segundo título (Playstation), em 1997. Surgindo como uma personagem misteriosa, Ada cativou o público mesmo com sua índole duvidosa. O lado humano de Ada é demonstrado não somente quando ela revela seus sentimentos por Leon, mas em seu epílogo, em Resident Evil 3. No texto, ela lembra que Ada é apenas um nome falso e o que viveu naquela missão, ao lado do homem por quem se apaixonou, deve ser esquecido.
  • Ada só retornaria à série em Resident Evil 4, em 2005. Surpreendendo os fãs, a espiã estava viva, e trabalhando com Albert Wesker. Ada também está presente em quatro extras de RE4: “Separate Ways”, “Assignment Ada”, “The Mercenaries” e “Ada’s Report”. “Separate Ways” é um extra das versões de Playstation 2, Wii e PC de RE4 que mostram a visão de Ada da missão na vila espanhola. Ao final de cada capítulo, o jogador assiste a uma parte do “Ada’s Report”, relatório no qual a espiã retrata informações que explicam os bastidores da missão na vila. Já o “Assingment Ada” é uma espécie de mini-game para obter várias amostras de Las Plagas. Em “The Mercenaries”, Ada completa o time de personagens jogáveis ao lado de Leon, HUNK, Krauser e Wesker.
  • Em 2007, Ada reaparece em Resident Evil: The Umbrella Chronicles, no cenário “Death’sDoor”, que mostra como a espiã deixou a cidade e sobreviveu ao incidente. Em Resident Evil: The Darkside Chronicles, Ada reaparece na revisão de Resident Evil 2, no cenário “Memories of a Lost City”.
  • A espiã fez sua estreia na tela grande em “Resident Evil 5: Retribuição”. No longa, Ada foi interpretada pela atriz chinesa Li Bingbing e teve um figurino idêntico ao de Resident Evil 4.
  • Ada volta a aparecer na franquia de jogos no spin-off Resident Evil: Operation Raccoon City, lançado em 2012 para PS3, Xbox 360 e PC. No jogo, Ada aparece em ações semelhantes as que desenvolve em Resident Evil 2, e na campanha principal em que o jogador controla o Wolfpack da USS, a espiã chega a entrar em combate contra o jogador no capítulo 6, na entrada do laboratório principal da Umbrella. No jogo, ela também é personagem jogável no modo multiplayer “Heroes Mode”, onde faz parte do time de vilões ao lado de Nicholai Ginovaef, HUNK e Lone Wolf.
  •  Já em Resident Evil 6, lançado no final de 2012, Ada tem sua própria campanha.No decorrer da história, ela coloca sua relação com Simmons em pratos limpos e busca por sua identidade roubada. Ela acaba encontrando com Leon mais de uma vez, e com a ajuda do agente ela coloca um ponto final nas loucuras de Carla Radames e Derek Simmons, e também o auxilia fornecendo a ele as provas para incriminar Simmons de uma vez por todas.

Curiosidades

  • Ada parece ter sido inspirada na personagem “Nikita”, do filme homônimo de Luc Besson. As personagens possuem várias características físicas em comum, além de terem um modo de agir bastante semelhante. Além disso, o relacionamento de Ada com Leon e Wesker remete ao relacionamento de Nikita com Marco e Bob, respectivamente.
  • Apesar de só aparecer propriamente em Resident Evil 2, o nome de Ada é citado em Resident Evil 1. Ela é a namorada do pesquisador John, que envia uma carta de despedida para ela e usa seu nome como senha em um dos computadores do laboratório.
  • Ada é citada indiretamente no file de Resident Evil 5 “Memórias de Patrick 3”.
  • Em RE: The Darkside Chronicles, a roupa original de Ada foi substituída pela usada em “The Mercenaries”, de RE4.
  • Em Resident Evil 1.5, a versão “protótipo” de Ada Wong chamava-se Linda e era uma cientista da Umbrella.
  • Quando começaram a surgir os primeiros trailers de Resident Evil 6, muitos não entendiam o motivo de Ada ter virado uma pessoa má, comandando um ataque terrorista. Na verdade tratava-se de Carla Radames, que “assumiu” a identidade de Ada graças aos efeitos do C-Vírus e da loucura de Derek Simmons.
  • Ada é uma das poucas personagens principais da série que nunca foi infectada com nenhum dos vírus presentes na franquia.

Atrizes e Dubladoras

Resident Evil 2
Sally Cahil (voz)

Resident Evil 4
Sally Cahil (voz)
Mayuko Maruoka (captura de movimentos)

Ada’s Report
Sally Cahil (voz)

Resident Evil: The Umbrella Chronicles
Megan Hollingshead (voz)

Resident Evil: The Darkside Chronicles
Sally Cahil (voz)

Resident Evil: Operation Raccoon City
Courtenay Taylor (voz)

Resident Evil 6
Courtenay Taylor (voz)
Michelle Lee (captura de movimentos)

Resident Evil: Damnation
Courtenay Taylor (voz)
Jolene Andersen (captura de movimentos)

Resident Evil 5: Retribution
Li Bingbing

%d blogueiros gostam disto: