Se você é curioso e gosta de novidades sobre as franquias da Capcom, este é o seu lugar! Este Conexão Capcom será um pouco diferente, pois faremos uma retrospectiva dos jogos da Capcom que já foram contemplados com indicações e prêmios na recente história do The Game Awards.
UMA PREMIAÇÃO RECENTE, MAS DE GRANDE IMPACTO
Desde de 2014, ano em que o The Game Awards foi criado, a premiação tem conquistado cada vez mais o público, o mercado e a audiência. Para você ter uma ideia, a primeira edição foi transmitida pelo youtube e obteve 1.93 milhão de espectadores naquele ano. Oito anos depois, a cobertura do evento expandiu e ganhou a internet, as redes sociais e a TV, obtendo na edição de 2021 mais de 85 milhões de espectadores.
Considerado pelo The New York Times como o ‘Oscar dos games’, grande parte da consolidação deste projeto se deve ao trabalho de Geoff Keighley, jornalista, gamer e idealizador da premiação. E de fato, Keighley é o elo principal que une estúdios, desenvolvedores, publicadores, profissionais e, até mesmo, o público em um show de encher os olhos, recheado de anúncios, lançamentos, atrações musicais e polêmicas.
A nona edição do The Game Awards será realizada no Microsoft Theater em Los Angeles, em 8 de dezembro, e será transmitida ao vivo em diversas plataformas digitais (como YouTube e Twitch), inclusive em cinemas IMAX selecionados. Nesta edição, God of War Ragnarok (Santa Monica Studio) lidera o número de indicações, com dez, seguido por Elden Ring (FromSoftware) e Horizon Forbidden West (Guerrilla Games) com sete. Mas você deve estar se perguntando,“E a Capcom?” – Sim, ela está indicada em uma categoria.
Nesta edição a Capcom concorre na categoria Jogo Mais Aguardado, com a reimaginação de Resident Evil 4 prevista para março de 2023. Leon S. Kennedy e os ganados concorrem ao lado de franquias consolidadas e de peso como Final Fantasy XVI, Hogwarts Legacy, The Legend Of Zelda: Tears of the Kingdom e o inédito Starfield. Acho que nem precisamos falar para quem é a nossa torcida, não é mesmo? As votações se encerram hoje, quarta-feira, às 22h (Brasília). Clique aqui e vote no seu jogo favorito.
2014 – 2017: O PROCESSO DE INSERÇÃO NA PREMIAÇÃO
Em edições anteriores a Capcom já concorreu em outras categorias especializadas e até mesmo nas categorias principais. É curioso notar que a desenvolvedora possui um número recorde de indicações na categoria ‘Jogos de Luta’.
Na primeira edição, em 2014, o jogo Ultra Street Fighter IV concorreu a Melhor Jogo de Luta. Em 2015, na segunda edição, Monster Hunter 4 Ultimate foi indicado a Melhor Jogo Mobile/Portátil. Na terceira edição, em 2016, Street Fighter V ganhou como Melhor Jogo de Luta e concorreu como Melhor Jogo de eSports, enquanto Monster Hunter Generations foi indicado como Melhor Jogo Mobile/Portátil.
O lançamento de Resident Evil 7 movimentou a premiação em 2017. Na quarta edição do evento, o sétimo jogo numerado da franquia ganhou como o Melhor Jogo de VR/AR e garantiu a indicação como Melhor Design de Áudio. O jogo Marvel vs. Capcom foi indicado a Melhor Jogo de Luta e Monster Hunter: World garantiu sua indicação como Jogo mais Aguardado.
2018 – 2021: A CONSOLIDAÇÃO DA CAPCOM COMO FAVORITA
Em 2018, Monster Hunter: World é indicado a Jogo do Ano – sendo essa a primeira indicação da companhia na principal categoria da noite – Melhor jogo Multiplayer e também se consagra como o Melhor jogo de RPG daquele ano. Outros jogos também foram indicados, como o Mega Man 11 em Melhor Jogo de Ação e Street Fighter V: Arcade Edition como Melhor Jogo de Luta.
A sexta edição foi um ponto de virada para a empresa japonesa. Em 2019, a aclamada reimaginação de Resident Evil 2 (2019) foi indicada a Jogo do Ano, Melhor Direção, Melhor Design de Áudio e Melhor Jogo de Ação-Aventura. O igualmente excelente Devil May Cry 5 garantiu a sua indicação em Melhor Trilha Sonora e levou o prêmio de Melhor Jogo de Ação. E pelo terceiro ano consecutivo, Monster Hunter World conquista a terceira indicação na premiação com a expansão “Iceborne” em Melhor Jogo de RPG.
Em 2021, Resident Evil 3 (2020), a reimaginação de Jill Valentine e Nemesis, garantiu a indicação em Melhor Design de Áudio, enquanto Street Fighter V Champion Edition a nomeação de Melhor Jogo de Luta. Ainda nesta edição, tivemos Resident Evil Village concorrendo como o Jogo Mais Aguardado.
Então, eis que temos a oitava edição do The Game Awards em 2021, e a Capcom quebra o próprio recorde de indicações. Ao todo foram oito indicações na premiação, sendo Resident Evil Village o mais contemplado. Ethan Winters e a sua turma foram indicados a Jogo do Ano, Melhor Design de Áudio, Melhor Jogo de Ação-Aventura e Voz (Favorito) dos Jogadores. Um ponto alto da noite para o Village foi a entrega do prêmio de Melhor Performance para Maggie Robertson, a atriz de Lady Dimitrescu, que se emocionou e conquistou a todos com o seu discurso e carisma.
Após dezenas de ports e abordagens, Resident Evil 4 VR ganhou como Melhor Jogo de VR/AR, e Monster Hunter Rise foi indicado a Melhor Jogo de RPG.
2022 E O FUTURO: O QUE ESPERAR
A Capcom é uma empresa que surpreende positivamente e negativamente os seus jogadores e a sua comunidade. Porém, há de se concordar que após alguns lançamentos duvidosos, a empresa tem se estabelecido como uma das desenvolvedoras favoritas do público e da crítica. Resident Evil Village e Monster Hunter Rise são cases de sucesso mundial.
We’re excited to watch #TheGameAwards this Thursday for all the incredible announcements and awards! Make sure to tune in!
🏆 https://t.co/B4qtIlbMqs pic.twitter.com/EchC6LHAGG
— Capcom USA (@CapcomUSA_) December 6, 2022
É perceptível o período sazonal de indicações e lançamentos de alta relevância da empresa. Em análise, a Capcom apresenta nomeações importantes a cada dois anos, sendo que 2022 está igual a 2020 em relação a premiação e indicações, sem concorrer em categorias muito expressivas. Este cenário poderá ser diferente ano que vem, já que a empresa japonesa possui dois dos jogos mais aguardados para o próximo semestre: Street Fighter 6 e Resident Evil 4.
E convenhamos, todo o material de divulgação, trailers e gameplays tem se mostrado extremamente promissores. Até lá, aguardamos ansiosos pelos anúncios, pelos jogos e, claro, para votar. Que venham as futuras indicações.