Analisamos o quarto trailer de Resident Evil Village – SHOWCASE

Resident Evil Village já está na nossa porta e as novidades não param de chegar. Tivemos um novo Showcase, onde diversos detalhes sobre a franquia foram divulgados. Um dos maiores destaques veio no novo trailer onde descobrimos mais sobre o mundo que a Capcom está criando e o que espera Ethan Winters no macabro vilarejo.

Muita coisa foi mostrada em apenas 3 minutos de trailer, então se após assistir você ficou aí coçando a cabeça tentando entender o enxame de informações novas, segue aqui nossa análise onde destrinchamos tudo que foi exibido para melhor entender os perigos que nos aguardam no oitavo jogo da linha principal de Resident Evil.

 

As quatro casas de Village

Começamos o trailer com a vista detalhada de um amplo local cerimonial. É provável que este seja o lugar intitulado de “Cerimonial Site” no mapa divulgado anteriormente. Quatro estátuas cercam o espaço aberto e em seu centro há uma espécie de altar com os brasões das 4 casas de Village: Dimitrescu, Heisenberg, Moreau e Beneviento.

Os brasões estão alinhados em volta do símbolo da Umbrella Corporation, da mesma maneira que observamos brevemente no primeiro trailer. Pode-se especular que as quatro estátuas representam as 4 famílias – e para os mais atentos, não foi despercebida a possibilidade de Ethan ter que reunir esses 4 símbolos para abrir um novo caminho em direção de seu objetivo final.

Logo após, vemos Ethan capturado pelo misterioso homem de chapéu, que agora sabemos se chamar Karl Heisenberg. Ele arrasta Ethan pelo que parece ser uma mina, portando a mesma marreta com que o vimos no trailer anterior.

É interessante ressaltar nesse momento duas observações sobre Heisenberg. Enquanto Ethan está acorrentado podemos ver engrenagens metálicas ao seu redor. Seria essa cena uma continuação dos eventos que observamos no último trailer, em que Heisenberg mostra possuir controle magnético sobre peças de metal?

 

Outra curiosidade é que durante o trailer observamos o vilão com e sem barba. Isso pode parecer um detalhe irrelevante, mas também pode indicar uma grande passagem de tempo entre os eventos testemunhados – ou com chance disso ser só mais um detalhe colocado pela Capcom de propósito para instigar os fãs mais investigativos.

Dentro do que presumimos ser a mina, Ethan ainda nota, através de um buraco na parede, um enxame de Licanos se alimentando de corpos pendurados. Seria esse o lar dessas criaturas? Em um breve trecho do trailer podemos observar Ethan tentando escapar e sendo surpreendido por monstros em uma espécie de ruína.

Todos esses ambientes parecem ser interligados entre si e com o cenário divulgado mais recentemente: a fábrica de Heisenberg. Ela faz sua estreia no trailer em um plano amplo, exibindo corpos presos em um mecanismo, sendo movimentados em massa. Seriam esses os habitantes do vilarejo? Estariam eles sendo usados para consumo ou sendo modificados em uma nova forma de B.O.W.? Os planos de Heisenberg com os corpos e os Licanos são um mistério, mas ele é só uma das ameaças que englobam a vila.

O trailer também dedica um curto tempo para a vampirona de 2 metros e 90 centímetros mais querida da internet. Alcina Dimitrescu aparece aqui na extensão de uma cena já vista, onde ela prova o sangue de Ethan, mas dessa vez ganhamos mais informações sobre sua relação com o mundo.

Ao capturar Winters no Castelo Dimitrescu, Alcina se refere a quem acredita-se ser Heisenberg como seu irmão, porém isso não precisa significar uma relação de sangue por assim dizer, da mesma forma que Lady Dimitrescu se refere às mulheres que a acompanham como “filhas”, ela poderia se referir aos outros líderes das casas do vilarejo como “irmãos”, colocando todos como “filhos” de Mother Miranda.

Dimitrescu então prova do sangue do protagonista enquanto indaga “Vejamos se você é mesmo especial”. É uma frase um tanto vaga com nosso pequeno contexto da história, mas o suficiente para se perguntar da importância de Ethan para essa comunidade e para a cerimônia de que tanto ouvimos falar.

Para fechar as novidades sobre nossos maiores vilões, ainda temos o que talvez seja a cena mais emblemática desse trailer. Já sabemos que 4 casas governam esse mundo sob a liderança de Mother Miranda – nome enigmático que ouvimos diversas vezes durante os trailers, mulheres misteriosas rezam para ela, Dimitrescu até conversa com a figura sobre a cerimônia por meio do telefone, mas não ainda não tínhamos sinais de quem ou o que seria essa pessoa. Até agora.

Ainda cativo, Ethan participa de uma reunião em que diversas figuras se mostram presentes, entre elas estão Lady Dimitrescu e Heisenberg, que em tom jovial declara a audiência: “Que os jogos comecem”. Outras pessoas, entretanto, merecem atenção: ao que tudo indica, duas das figuras que se encontram ali parecem ser os líderes das outras casas que exercem poder no vilarejo. Uma mulher sombria, portando o que parece ser uma aterrorizante boneca branca, pode ser a líder da casa Beneviento, enquanto um humanóide vestido de preto seria o líder da casa Moreau.

A cena ainda fica mais interessante quando notamos o ser no centro de todos, com asas negras e uma máscara com semblante de ave. Esse ser representado quase como uma divindade seria a Mãe Miranda que comanda as famílias e os eventos de Village.

O Vilarejo

Em meio a todas essas novidades ainda podemos dar uma boa olhada no vilarejo, ou ao menos o que restou dele. Ethan escuta uma transmissão, chamando todos os sobreviventes para a casa de Luiza, a mensagem vem da voz de uma mulher não muito confiante em suas palavras. Por um breve momento ela quase refere a casa como sua. Os eventos relacionados a esse local acabaram sendo tema da primeira demonstração jogável de Resident Evil Village que o REVIL postou em seu canal com dublagem em português:

 

Pequenos Detalhes

Uma sucessão de imagens breves também permeiam o trailer com algumas cenas enigmáticas.

Uma fogueira com corpos humanos pode ser vista em meio ao vilarejo e, acima dela, um bando de corvos sobre o céu.

Uma ponte se ergue sobre a água, abrindo caminho para um novo cenário. Certamente essa passagem pode ser um dos objetivos para o progresso de Ethan, pelo qual ele precisará resolver um dos puzzles confirmados no jogo para abrir caminho.

Ethan obtém uma adaga especialmente interessante que, pelo visual, aparenta ter alguma espécie de uso cerimonial. Seria ela uma arma com que Ethan poderá derrotar seus inimigos mais imponentes?

Diversos Licanos atacam Winters em sua investigação no vilarejo. Durante esses ataques nota-se a diversidade entre as criaturas, indicativa de que essa transformação é mais complexa do que entendemos no momento, podendo conter diversas formas. Um inimigo que se destaca é um imenso Licano portador de uma marreta. Aqui podemos ter uma visão mais detalhada do inimigo já conhecido – mas antes que se animem tentando ligar os pontos, a marreta parece ser diferente da utilizada por Heisenberg.

Ethan parece tentar alcançar uma caverna via barco, mas em seu caminho surge um descomunal monstro marinho, como indicado no mapa do vilarejo. Certamente os fãs de Resident Evil 4 vão sentir uma pontada de nostalgia por um certo boss icônico.

Ainda contamos com a aparição de Chris Redfield, que acerta Ethan com seu soco conhecido por quebrar rochas. Podemos ouvir a fala de Winters do primeiro trailer, onde ele pergunta a Chris “Por quê?” após Redfield assassinar sua esposa.

Em rápida sucessão, observamos diversos personagens chamando Ethan:

  • Temos novamente Lady Dimitrescu em uma continuação da cena que acompanhamos mais cedo no trailer.

  • O Duque que terá um papel minimamente amigável, negociando com o jogador.

  • Karl Heisenberg de frente a um mural de fotos, onde podemos observar imagens de Alcina e o que parece ser Chris.

  • A figura enigmática de Mia segurando Rose em meio a neblina. É incerto se essa imagem é um sonho ou uma lembrança, dado o destino de Mia e o sequestro da filha de Ethan, que ocorre no começo do jogo.
  • Por último, uma misteriosa mulher com galhadas de cervo parece estar fazendo uma espécie de ritual em um pequeno altar, onde se encontram imagens de uma figura religiosa e um símbolo que se assemelha com o já testemunhado em trailers passados, de um ser que remete a um feto.

Somos então apresentados ao título RESIDENT EVIL VILLAGE. O logo se apaga, deixando somente as letras “AGE”, palavra em inglês para “era” ou “idade”. A motivação dessa decisão é desconhecida, mas já foi especulado se isso não teria alguma ligação com Resident Evil Outage, jogo que há rumores de estar em desenvolvimento, e que também terminaria com AGE. É uma baita de uma suposição, mas sonhar não mata né. Aquele famoso insider Dusk Golem que diga…

Ethan encontra um velho amigo

Mas isso não é tudo! Antes do trailer se encerrar, assistimos uma nova cena com Chris. Nela um subordinado não identificado de Redfield (que aparenta ser uma figura feminina) rende Ethan no chão, enquanto Chris observa.

No uniforme do agente podemos ver o brasão da equipe deles, intitulada de “The Hound Wolf Squad”, uma escolha um tanto perturbante, considerando os licantropos que presentes no título. Ainda vale notar que o símbolo da equipe é um lobo com uma cicatriz cobrindo seu olho, de forma similar a como Chris vem sendo retratado, com marcas de sangue percorrendo um dos olhos. É desnecessário dizer que diversas especulações já rondam a internet sobre essa identidade antagônica de Chris Redfield. Mas vamos ter que esperar o lançamento do jogo para mais respostas.

Chris diz a Ethan estar surpreso dele ter chegado até ali. Em tom de ameaça profere que “Seria uma pena se algo te acontecesse agora”. Ethan pede que Chris o mate, já que assassinou sua esposa. O trailer então se encerra com a imagem de Chris e o anúncio do modo extra The Mercenaries.

Mesmo com tanta informação, muito mistério ainda ronda o novo jogo da saga. A cada novo trailer é levantado mais dúvidas sobre a seita de Mãe Miranda e o destino de Ethan e Chris nessa narrativa. Felizmente a espera está quase no fim.

Resident Evil Village está previsto para ser lançado em 7 de maio. O jogo terá versões para PC (Steam), PlayStation 4PlayStation 5, Xbox OneXbox Series X / S e Stadia. Vai ser o primeiro título da franquia a ser totalmente localizado para o português – legendas e dublagem.

É possível adquirir a versão de Resident Evil Village para PC no site Green Man Gaming, parceiro do REVILclique aqui e acesse.

Revisão do texto: Fred Hiro e Ricardo Andretto

Imagem/destaque tratada por Marcos RC@MarcosRCRE