Analisamos o primeiro trailer da gameplay de Resident Evil Village

Com as expectativas no alto após o anúncio oficial da dublagem em português para o novo título da franquia, Resident Evil Village teve total atenção da comunidade no dia 21 de janeiro, quando tivemos a oportunidade de ver, pela primeira vez, a jogabilidade e todos os detalhes do que também pode ser chamado de Resident Evil 8.

Nenhum detalhe passou despercebido e, aqui estamos, para mais uma análise de cada cena mostrada nesses quase sete minutos.

 

Após rápidas palavras do produtor Peter Fabiano, o trailer mostra um dos cenários marcantes que já foi visto anteriormente: uma espécie de praça de um Vilarejo. Como comentado por Peter, o jogador volta a controlar Ethan Winters em sua perspectiva em primeira pessoa. O jogador terá que fazer todo o caminho do Vilarejo até o castelo principal para encontrar sua filha raptada, chamada Rose.

Como Village permanecerá em primeira pessoa, o jogador poderá conferir cada detalhe graças a RE Engine, mais uma vez comentada por Peter, que ressaltou sua importância para aproveitar ao máximo todo o cenário e história de Village. Logo em seguida, já temos a visão da entrada e hall principal do Castelo Dimitrescu, pertencente à Família Dimitrescu, avançando para seus corredores e quartos, onde tudo parece muito rústico, com o visual do século XV e aparentemente bem preservado.

O próximo detalhe a ser mostrado são os inimigos. Começamos pelas “Irmãs”, aparentemente filhas da Alcina Dimitrescu, que são as únicas habitantes do Castelo (até então). Parece que essas “Irmãs” irão perseguir Ethan por toda a extensão do Castelo, já que as cenas mostradas no trailer indicam que elas se movem rapidamente e até usam um tipo de teletransporte, além de atacarem com ajuda de algum tipo de enxame de insetos, se assemelhando com o que já vimos em Resident Evil 7: biohazard, com Jack Baker e Marguerite Baker.

Logo após, vemos um pouco mais da Alcina, atual dona do Castelo e principal membro da linhagem da Família Dimitrescu, que cuida do Vilarejo. Conforme descrição oficial apresentada no site de Resident Evil Village, todos os habitantes do Vilarejo tem medo do que pode haver dentro do Castelo e temem a imponente Alcina.

No cenário do calabouço do Castelo, temos a primeira experiência com o combate e um novo tipo de inimigo, ainda não identificado, que ataca Ethan com adagas. Também é mostrado que o comando de guarda/se proteger ainda permanece, porém com a adição de um estratégico chute no contra-ataque para afastar o inimigo e dar tempo ao jogador fugir ou recarregar a arma. Isso será mega importante para economizar munição, algo comum na franquia.

Em seguida aparecem os Lycans (lobisomens). Em sua descrição oficial, os Lycans transformaram o Vilarejo em uma espécie de ninho e permanecem espreitando seus habitantes, sempre usando seus dentes e suas garras afiadas. Temos aqui, também, um ‘lobisomem’ maior, ainda sem nome, que luta ao lado dos Lycans. Parece um tipo mais resistente e forte de inimigo, então provavelmente o jogador terá que se equipar com uma arma mais forte para derrotá-lo.

Como cada ameaça tem seu estilo de ataque, é recomendado usar o local e armas estrategicamente para não ficar preso ou sofrer mais danos que o necessário. E, para ajudar numa situação dessas, teremos a volta dos famosos barris vermelhos. Como todo jogador vacinado conhece, é somente se afastar e atirar no barril para a explosão acontecer!

O inventário está de volta neste Resident Evil 8. Aqui, ele se assemelha com os modelos de Resident Evil 4 e Resident Evil 7: biohazard. Também teremos as  fabricações, ou seja, será possível fazer suas próprias munições e kits de primeiros socorros. Como dá pra perceber, o inventário parece pequeno de início, então acredita-se que teremos disponível o sistema de baú e até de expansão de inventário.

Com a imagem de Ethan pegando uma F2 Rifle, temos a confirmação de que  Resident Evil Village terá um novo e vasto tipo de arsenal, tudo isso para tentar evitar e derrotar todos os monstros, dos mais fracos até os mais fortes.

E é a partir desse ponto que temos a nossa primeira novidade de peso: a volta do Merchant!

Isso mesmo! O sistema de compras agora terá a ajuda de ‘O Duque’. Teremos disponíveis compra de munições, primeiros socorros, expansão de inventário e armas. Além disso, teremos a possibilidade de melhorar nossa artilharia e também vender itens para conseguirmos mais Leis, nome moeda que será utilizada.

Mas ‘O Duque’ não terá apenas essa serventia em Village. Com cada interação feita com o novo mercador, teremos cenas cômicas, como ‘O Duque’ alegre, preocupado, triste e diversas outras, tornando o jogo um pouco mais descontraído e divertido.

A volta da depredação em mansões também será possível no novo título (saudades Resident Evil: The Umbrella Chronicles). Objetos como vasos, caixas e vidros podem esconder itens necessários para sobreviver nesse novo pesadelo de Ethan, então confie em sua faca e comece a quebrar tudo!

Com essa destruição toda, teremos também a volta dos coletáveis entrando na lista de itens que deverão ser quebrados para se obter recompensas.

A presença de enigmas deve ser mais aparente, e serão necessários para avançar no roteiro. Mas isso não será tão fácil assim: o produtor Peter Fabiano também prometeu que eles virão com surpresas e algumas armadilhas.

O produtor termina a explicação por aqui, e convida os jogadores que possuem o Playstation 5 para testarem uma demo exclusiva, ‘Maiden’, que já temos relatada aqui no site. Dê uma olhada clicando aqui!

A Donzela

Algumas coisas que foram percebidas por quem jogou a demo valem também nossa atenção. A primeira está no nome de um dos vinhos. Seu rótulo revela o nome ‘Regina Rosie’. Isso pode ser indício da primeira referência encontrada na demo!

O nome Regina pode ser associado a famosa e infelizmente esquecida protagonista Regina, da franquia Dino Crisis, também da CAPCOM.

Porém, como apontado pelo entusiasta Alex Aniel, essa pode também ser uma referência ao livro Regina Rosie, um famoso best-seller romeno, ou ‘Red Queen’, em inglês. Coincidência?

O primeiro nome de Lady Dimitrescu é Alcina, de origem grega, que significa ‘durona’, ‘forte’, ‘destemida’, ‘persistente’ e por aí vai. Isso pode ser um indício de que ela realmente não dará folga ao pobre do Ethan.

Com os files presentes já na primeira demo, algumas pistas sobre como o Vilarejo e a dinastia da Família Dimitrescu são deixadas e podem ser importantes para a história de Resident Evil.

Seguindo uma lógica cronológica do enredo da franquia e datando com os files encontrados, o Castelo é originado pouco antes do século XV. Lady Dimitrescu é a chefe de sua família e mora no Castelo desde, aproximadamente, 1958. Seguindo assim, a Umbrella Corporation, fundada em 1968. Então, a placa com o logo/insígnia das quatro famílias e o símbolo da corporação foi construído em algum momento a partir de 1968.

O que mais dá dicas do que esperar dentro deste Resident Evil 8 é seu mapa, que já foi mostrado na íntegra graças ao anúncio da Edição de Colecionador do jogo. Vários fãs já deram seu jeitinho e ampliaram a imagem para termos noção de todo o mundo do Vilarejo.

Teremos quatro casas ou famílias importantes nesse cenário: Beneviento, Dimitrescu, Heisernberg e Moreau. Devido a placa anteriormente já vista, todas são possivelmente ligadas a Umbrella Corporation.

Com isso, teremos quatro lugares principais, que remetem a quatro insígnias: House Beneviento, Castle Dimitrescu, Heisenberg’s Factory e Moreau’s Reservoir. Com pequenos lugares também apontados no mapa, dois chamam a atenção por um monstro no lago (remetendo e lembrando muito o Del Lago, de Resident Evil 4) e o desenho de um possível gárgula próximo ao Castelo Dimitrescu.

Juntando em linhas todas as quatro insígnias no mapa, ela forma o símbolo da Umbrella Corporation.

Nesse último local mencionado, Moreau’s Reservoir, seu nome remete ao livro de romance com ficção cientifica The Island of Doctor Moreau (A Ilha do Dr. Moreau), do autor britânico Herbert Wells. Seu enredo consiste em contar a história de um cientista obcecado em transformar os animais em homens através de cirurgias e hipnose. Devido a esse seu trabalho, que é considerado um crime, ele se refugia em uma ilha tropical, onde continua a fazer seus experimentos doentios.

Resident Evil 8 Village Map
Imagem melhorada feita pelo usuário @MarcosRCRE no Twitter.

Um fato curioso e divertido encontrado na demo Maiden foi um manequim presente em um dos quartos do Castelo Dimitrescu, provavelmente pertencente a Lady Dimitrescu. Até o próprio manequim é gigante para caber perfeitamente seu vestido – porque ninguém quer uma madame dessas com o vestido todo amassado né?.

E com isso, e a loucura da comunidade pela gigante, o diretor de arte de Village, Tomonori Takano, confirmou que a essa incrível dama mede DOIS METROS E NOVENTA CENTÍMETROS!

Um Adeus Precoce

Mesmo com o jogo ainda para lançar, infelizmente a comunidade recebeu uma triste notícia: a atriz Jeanette Maus, responsável por dar vida diversos personagens na indústria dos jogos e em Resident Evil Village às “Irmãs” bruxas, faleceu em janeiro. Que o jogo seja o seu palco de homenagem!

https://twitter.com/revilbr/status/1354746406288977923

Tudo o que foi visto e apontado nesta análise descritiva tem somente uma conclusão: que esse Resident Evil será bem assustador, visualmente deslumbrante e com aquele som ambiente ainda mais absurdo, com detalhes de tirar totalmente a atenção da grandona, que já tomou todo o nosso coração.

Bom, é isso o que todos nós esperamos do primeiro Resident Evil para a nova geração, dublado e totalmente localizado no nosso idioma!

E que venha a Madam X (apelido carinhoso e já íntimo para os fãs rs)!

Resident Evil Village será lançado no dia 7 de maio para Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S / X e PC (Steam).


Texto: Paloma Cristini
Revisão: Marcelo Rovai
Imagens: Cláudio Corrêa

%d blogueiros gostam disto: