Resident Evil 8 Village Logo

Analisamos o segundo trailer de Resident Evil Village

Toda a comunidade vibrou durante a conferência digital que a Sony realizou no dia 16 de setembro, que mostrou novidades sobre o Playstation 5. Além de diversos trailers de tirar o fôlego, é claro que o que mais chamou a nossa atenção foi a segunda divulgação oficial de Resident Evil Village.

Analisamos as novas imagens que aparecem nesses quase 3 minutos de vídeo:

Novidades?

O trailer começa com uma cena nova, porém rápida: conseguimos ver o que parece ser Ethan Winters acordando e/ou recobrando a consciência,  com um toque de celular, após um acidente de carro. A cena muda para um possível flashback do personagem, relembrando a ‘invasão’ que Chris Redfield faz em sua casa, ouvindo o então herói da guerra bioterrorista dizer “levem ele”.

Isso se encaixa com o que já fora observado no trailer de anúncio, que é uma cena onde vários homens de preto estão na casa de Ethan, parecendo ser a Blue Umbrella intervindo e/ou invadindo a casa por algum motivo ainda não explicado. Na porta, pode-se ver Chris, agora virado de frente, porém ainda parecendo uma sombra. Todo o desespero e tentativa de diálogo de Ethan com Chris nessa cena só reforça que tal ação pode ser algo não oficial.

Logo após, vemos vários locais de uma vila, o que parece ser o cenário principal do novo game da franquia. A senhora, que já fora vista no primeiro trailer, parecendo advertir Ethan, diz: “Na vida e na morte, proclamamos glória… O sino toca por todos nós… Eles estão vindo de novo…”.

Com o visual mais nítido, temos a sensação de que essa senhora sabe o que está acontecendo na vila e, provavelmente, os segredos mais ocultos e antigos desse local. A frase “eles estão vindo de novo” pode se encaixar no que foi observado no trailer de anúncio, onde mostraram insígnias de cinco símbolos e, no meio delas está o símbolo da Umbrella Corporation. Poderia ser a volta da empresa farmacêutica e de seus fundadores? Lembrando que, também, uma dessas insígnias parece ser o símbolo da família Spencer.

Seguindo com o trailer, Ethan parece entrar numa espécie de sótão, com vários itens e objetos indicando um possível local de ritual, oferenda e/ou oração, sendo atacado logo depois por um lobisomem. Ele corre para sair do local, passando por vários corredores pequenos.

Aqui se observa um pouco mais sobre o cenário que o jogador terá que explorar e lidar em Village: parece mesmo que a sensação de claustrofobia irá voltar com tudo; E, claro, esses lobisomens serão os inimigos mais comuns a serem enfrentados, se assemelhando aos zumbis ou Hunters. No final desse trailer, também vemos mais desses inimigos atacando Ethan.

A cena seguinte mostra o que parece também ser um flashback de Ethan, vendo sua esposa Mia Winters lhe dizer para parar de paranoia e começar a contar uma lenda local:

“Há muito tempo, uma menininha saiu com a mãe para colher frutas para o pai, que estava trabalhando. Mas a floresta as recebeu com um silêncio frio e sombrio e arbustos vazios. Porém, determinada a encontrar frutas, a pestinha fugiu de perto da mãe e desapareceu entre as árvores. Os chamados da mãe logo ficaram para trás enquanto a menina corria, por entre cipós e galhos, rumo ao coração da floresta”.

Procuramos entre diversas lendas e contos da Romênia, que parece ser o país em que se passa o enredo de Village e percebemos semelhanças com os contos locais mais clássicos.

Isso nos leva a três possíveis situações sobre o enredo: os produtores realmente criaram uma lenda totalmente inspirada no folclore romeno para se conectar especialmente ao jogo; ou esse conto pode ser uma história real, vivenciada por Mia em algum momento de sua vida, com o bebê do casal Winters, já que possivelmente essa criança pode ter crescido com a infecção do Mofo derivada da infecção de seus pais. Ligando com tudo o que está acontecendo com a vila, possivelmente essa criança não conseguiu controlar tal infecção; Outra possibilidade é em relação ao bebê que aparece no trailer e pode ser da suposta terceira protagonista que o jogo apresentará, com essa mesma história, em teoria.

Algumas cenas da vila se repetem, mas temos uma extra: os moradores, possivelmente, em uma espécie de oração. Todos concentrados em um círculo, e em seu centro, o desenho em giz do que parece ser o símbolo principal de toda a trama: quatro penas e um feto no meio.

Nós acreditamos ser, assim como apontado também na análise do trailer de anúncio, a ligação com a possível prática de ocultismo do local, já que está desenhado em vários lugares da vila.

O foco da próxima cena do trailer é o cenário com um castelo de fundo, já mostrando o logo e título do jogo.

Possivelmente seja a moradia das quatro mulheres que apareceram no primeiro trailer, sendo uma delas a possível líder da seita e a qual todos seguem suas ordens, se assemelhando ao Bitores Mendez, de Resident Evil 4.

E mais, a ‘brincadeira’ dos produtores ainda é bem visível: mesmo com o título Village destacado, ainda se trata de uma continuação direta e numerada da franquia, se tratando de Resident Evil 8.

Além disso, nos últimos segundos, mais um personagem é apresentado: um senhor, com vestimentas de frio, ao que parece, fumando, dizendo a seguinte frase: “se for só olhar, pode ficar à vontade”.

Com indícios de que o novo título irá obter moedas de troca para possíveis compras de melhorias e equipamentos, seria esse um novo mercador, personagem visto também em Resident Evil 4? Se sim, toda a primeira teoria que a senhora do início do trailer seria o mercador cairia, então quem será ela?

Resident Evil 8 Village Merchant

Leia também: • Analisamos o Trailer De Anúncio De Resident Evil Village

Vale lembrar que tudo o que foi mostrando e apontado nesse vídeo coincide com todos os rumores já apresentados por aquele teste jogável pelo programa Resident Evil Ambassador, e muito do que foi apontado aqui e analisado, bate com tudo o que falamos também sobre o trailer de anúncio de Resident Evil Village.

Leia também: • [RUMOR] Detalhes Sobre O Encontro De Ethan, Chris e o Bebê Winters em Resident Evil Village.

Tokyo Game Show Online

No dia 25 de setembro, durante a Tokyo Game Show Online, os desenvolvedores de Resident Evil Village aproveitaram para falar um pouco mais sobre os novos aspectos e novidades da equipe com o trabalho feito no jogo.

De início temos o diretor Morimasa Sato detalhando como foi criar Ethan Winters para o Village. Antes, em Resident Evil 7, tivemos um Ethan mais ‘transparente’, ou seja, apenas uma janela para o jogador nesse mundo. Porém, quando começaram a imaginar o que aconteceria com Ethan depois dos eventos presenciados em Resident Evil 7, o tornaram um protagonista mais ‘vivo’ em Village.

Resident Evil 8 Village Ethan Winters

De acordo com o diretor de arte Tomonori Takano, Village será mais voltado ao clima de terror, tendo mais desse gênero agora do que em seu antecessor. Mas esse não será totalmente o foco: Takano disse que, se prestarmos bastante atenção nos trailers lançados, alguns cenários existem uma iluminação mais ‘pesada’ para combinar com os lindos cenários realistas e ao mesmo tempo aterrorizantes que o novo jogo terá. Como eles gostam de dizer, Village será “um filme de terror jogável”.

Resident Evil 8 Village

O produtor Peter Fabiano comentou que tudo o que deu certo em Resident Evil 7, a equipe trouxe ainda maior e melhor, não só os elementos mais voltados ao survivor horror, mas também aproveitaram os cenários e a RE Engine para trazer algo ‘maravilhoso e aterrorizante’.

Sobre o design, percebe-se que a equipe vai usar novamente todo o potencial da RE Engine para trazer personagens, inimigos e cenários totalmente realistas. Como eles mesmo dizem, o foco em Village é trazer um visual mais atraente, tudo isso colocado em momentos cruciais em cada parte do enredo.

Lembrando também sobre o assunto que os desenvolvedores falaram no anúncio de Resident Evil Village, o jogo irá trazer um aumento de detalhes e possibilidades, e, com a perspectiva em primeira pessoa, o jogador irá se surpreender com esses aspectos, tendo que atravessar obstáculos e explorar um determinado lugar como se a vida do próprio jogador dependesse disso para sobreviver. Isso também já confirma o que foi comentado no anúncio, que Village irá trazer mais tensão e medo ao jogador.

Os desenvolvedores decidiram usar algo mais confortável aos jogadores mais novos e que facilite o entendimento do enredo: o livro de contos com imagens.

Com tanto detalhe, seria fácil se perder pelo caminho e acabar não entendendo perfeitamente toda a história que será contada em Village. Com isso em mente, eles decidiram elaborar o livro de contos e juntar todo o enredo ali.

Ao final do vídeo, o diretor Sato diz que “Village será o palco de toda a história de Ethan”. Isso dá a entender que veremos Ethan do seu início ao seu fim, criando um personagem total e até diferente daquele Ethan ‘vazio’ que tivemos em Resident Evil 7.

Agora, com todos esses apontamentos, é aguardar mais uma apresentação de Resident Evil Village na Tokyo Game Show Online, que será no dia 27 de setembro.

Resident Evil Village está previsto para ser lançado em 2021 para Playstation 5, Xbox Series X e PC (via Steam).


Texto: Paloma Cristini

Revisão: Marcelo Rovai

Imagens: Cláudio Corrêa

%d blogueiros gostam disto: