Analisamos o TERCEIRO trailer de Resident Evil 4

Este é um artigo foi produzido em conjunto por Paloma Cristini e Caio Vale .

Com menos de um mês para o lançamento do mais aguardado remake da franquia, Resident Evil 4, a CAPCOM lançou um trailer CHEIO de novidades. Assim, com esse monte de informações que podem passar em branco, analisamos esses quase 2 minutos e meio de trailer com o famoso frame by frame:

 

Os primeiros segundos do trailer já mostram um cenário bastante macabro, dentro de uma caverna, parecendo ser o local de ritual e/ou sacrifício da seita Los Illuminados devido a seus detalhes: sala iluminada por vela com uma corrente pendendo do teto e com um tapete coberto de sangue ao centro da sala. Na parede ao fundo da sala vemos uma espécie de altar simples de madeira com velas em cada uma das arestas. Um corpo sentado, numa pose que lembra meditação, sem a cabeça pode ser visto e, do pescoço deste corpo, vemos uma criatura saindo, escorrendo sangue por ele.

Nos cantos direito e esquerdo da sala, vemos dois homens de túnicas pretas em posição de oração, provavelmente Zealots, como se prestassem respeito ao monstro à frente deles. Vemos também um pedestal/chapa em pedra central e um pedestal com um livro com alguém falando ao fundo a frase “Veja, estamos todos interligados pelo corpo sagrado. Quando só precisa aceitar esse sacro dom? Assim… como ela.” Cenas após, é revelado brevemente o novo visual de Osmund Saddler.

Durante o final da frase, podemos ver também que Ashley Graham está deitada no centro deste local, no pedestal, desacordada, enquanto Leon S. Kennedy fica parado em frente a ela, deixando Saddler falar. Aqui pode ser o ponto onde descobrimos que Ashley está infectada com o Las Plagas e/ou onde mantinham ela em cativeiro. Esta cena era vista dentro da igreja do vilarejo no game original, podendo também ser esse o ponto do primeiro diálogo entre Leon e Saddler, como também acontece no game original

Um ponto a se reparar aqui são os olhos do Saddler, que estão com um brilho azul destacado, parecendo não natural. A única vez em que isso fora visto na franquia, e adotado a partir de então, foi nas imagens promocionais de Resident Evil 7, onde mostravam a arte de Jack Baker e Marguerite Baker também com os olhos brilhando em destaque azul.

Jack Baker e seus olhos brilhantes

O motivo de Leon não lutar contra Saddler aqui está por um pequeno detalhe, pausando o vídeo: dá para perceber que Leon está no estágio “infectado” com as veias em destaque preto, ou seja, sob controle das Las Plagas. Entre essas cenas, também conseguimos ver dois importantes pontos: cenário que Leon passa por uma água com espetos, remetendo, talvez, ao cenário de armadilha que o Leon cai após ser acionado por Ramon Salazar e, mais adiante, tem a batalha contra o Verdugo. No trailer, Leon está segurando, nessa parte, uma submetralhadora e uma espingarda, mostrando trechos bastante avançados dentro da gameplay.

Outro destaque é a aparição de um novo inimigo no game. O inimigo é o Las Plagas Tipo C, parecendo com aranhas. Deu a entender que esse tipo de parasita não estará já no inimigo, os Zealots, mas irão até eles, pularão em suas costas e, então, conseguirão controlá-los, dando uma força de batalha e de investida contra o jogador. Porém, o inimigo não é “tão novo” assim, pois esse inimigo se assemelha ao concept art do “Spider Man”, inimigo descartado do desenvolvimento de Resident Evil 0. Como RE0 e o clássico Resident Evil 4 foram produzidos para Nintendo GameCube na época de seus lançamentos, seguir uma linha de raciocínio de inimigos assim foi comum. É mais um item na mesa de ideias descartadas que está sendo aproveitado nesse remake.

Na cena a seguir, é mostrado rapidamente Ashley desarmando Leon, pegando a faca de combate dele e, após isso, focando em seu rosto mostrando claramente que está sob efeito de controle dos Las Plagas (olhos possuem esclera avermelhada e os arredores até a altura das bochechas apresentam vasos sanguíneos escuros e saltados), dizendo “Temperança, criança!”. Temperança é um termo que se refere a um comportamento de moderação e autocontrole em relação às emoções, desejos e impulsos. É a capacidade de se controlar diante de situações desafiadoras ou tentações e agir de forma equilibrada e prudente. Isso mostra, consideravelmente, toda a lavagem cerebral sofrida pelos infectados dos Las Plagas e como a seita Los Illuminados usam isso para manter “a ordem”. Mostra, também, que os jogadores terão que lidar bastante com a infecção da Ashley, já que a moça parece ainda mais vulnerável ao parasita.

Após isso, há mais do combate que teremos nesse remake do Resident Evil 4. Cenários familiares como salas pequenas, parte das catapultas e elevador do castelo estarão de volta e prometem ainda mais desafios. Aqui, detalhando também que o jogador realmente poderá contra-atacar inimigos com a faca e dando um golpe físico logo após, apertando o botão assim que ele for acesso e destacado no HUD próximo a vida do personagem. Nessa cena em específico, não foi notado se a faca se desgasta fazendo essa ação.

A faca continua sendo usada, também, como uma arma secundária, dando a chance de escapar de agarrões e investidas pesadas do inimigo, até de ataque de one-hit kill (um dos parasitas contidos nos inimigos do game original possuía um golpe one-hit-kill). Outro detalhe visto no HUD é a imagem de um colete à prova de balas equipado. Não foi percebido, porém, se ele se desgastará ou se é um equipável permanente, comprado com o Mercador.

É possível notar, também, a interação com a Ashley, na qual ela não teria um HUD de vida, assim como no game original. O que aparece nesse remake é somente dois ícones: “follow me” (ícone da moça andando junto com Leon), que é quando Ashley está seguindo e andando junto a Leon; “Wait!”, que é quando o jogador pede que a garota espere em um local seguro (imagem da moça agachada).

Nota-se, também, que toda a fala aqui escutada pela voz de Salazar remete à fantasia e a personalidade doentia do personagem, onde ele chama o Leon de “cavaleiro galante” e Ashley de “linda princesa”. Salazar realmente pensa aqui que é um rei com um castelo e que vive em um conto de fadas, onde manda e desmanda em seu reinado, mandando “atrações” para quem atrapalhar seus planos.

A partir daqui o trailer dá um maior destaque a Luis Serra (nome atualizado através do portal oficial do game). É evidente que o nosso companheiro espanhol terá muito mais tempo de tela e gameplay nesse remake, o que pode melhorar toda a interação de companheirismo entre ele e Leon, algo pouco explorado no game original. Em todas as cenas mostradas nesses segundos, Luis mostra ser o cara totalmente galanteador do game original, brincando e até tentando ser “o herói” da situação, colocando um pouco de humor no game. Leon até chama bastante a atenção de Luis, mas aceita a ajuda do espanhol.

Três pontos aqui são importantes destacar e falar sobre:

  • A primeira cena em que Luis aparece no trailer é dele com um recipiente do que parece ser uma amostra dos Las Plagas ou as pílulas para parar o crescimento e desenvolvimento dos parasitas, cena importante vista no game original e que provavelmente não será deixada de fora no remake;
  • Luis é mostrado juntamente com Leon no cenário dos dois El Gigantes, batalha essa que era enfrentada sozinha pelo jogador no game original. Supondo que essa cena continue sendo nas minas, horas após a morte de Luis, podemos confirmar aqui que realmente Luis terá um tempo prolongado nesse remake;
  • No cenário que parece ser da mina, é mostrado pela primeira vez o novo visual da Bella Sister, inimiga icônica do game original. Aqui era para aparecer um Dr. Salvador, porém parece que o inimigo foi trocado. Aqui, o jogador também terá ajuda de Luis.

Antes do primeiro minuto do trailer, temos a cena mais importante e mais aguardada pelos fãs: primeira aparição de Jack Krauser, mostrando seu novo visual. Nos primeiros segundos que Krauser aparece, revelando somente seu visual e dizendo a Leon “Há quanto tempo.”, é seguida da frase dita por Leon se referindo a ele por sua patente: “Major Krauser? Por quê?”. Uma discussão já está rolando nas redes sociais que dão suporte a essa surpresa mostrada por Leon nessa cena: seguindo o raciocínio de Luis obter mais tempo de tela, e sabendo que ele irá morrer, a cena mostra Leon correndo em direção de alguém no chão, com várias facas cravadas em suas costas. Devido a frase dita por Leon “Por que?” numa entonação de choque/surpresa, podemos ter aqui a motivação da morte de Luis, mostrando um lado mais sádico de Krauser dessa vez.

Os segundos seguintes mostram mais da gameplay e batalha com Leon e Ashley, focando no que parece ser o cenário do castelo onde o jogador liberta Ashley, começando assim uma gameplay controlando a moça, como no game original. Aqui no trailer é mostrado uma mesma sequência e, logo em seguida, é também mostrado Ashley jogável, segurando uma lamparina e se esgueirando entre estantes de livros a fim de evitar inimigos. Ou seja, temos aqui a confirmação da sequência jogável com Ashley e, provavelmente, será uma sequência totalmente furtiva, pois não vemos Ashley carregando nenhuma arma ou item defensivo. Nessa sequência, se pausarmos dá pra perceber um inimigo diferente aqui, porém bastante familiar: armaduras com espadas e Las Plagas a mostra na parte da cabeça e vista passando por entre as estantes, o típico inimigo da mesma sequência da moça no game original, só que dessa vez ainda mais sombrio e com poder de ataque maior, talvez.

Notado no HUD do game que Leon terá acesso a uma arma estilo Crossbow, com dois projéteis diferentes: normal e um secundário com poder explosivo, sendo essas as minas terrestres, conhecida por quem usou a arma Mine Thrower. Observando mais a HUD, é possível ver o menu de troca rápida de armas. Leon pode equipar até seis armas de fogo simultaneamente. Leon pode equipar dois tipos de granadas simultaneamente. Aparentemente a troca de armas será feita através do direcional em cruz. Em seu arsenal, podemos ver um revólver Magnum e uma Shotgun nos slots de cima; um rifle semiautomático e uma nova arma que se assemelha a uma metralhadora nos slots de baixo; uma handgun e uma submetralhadora nos slots da esquerda; e dois tipos diferentes de granadas nos slots da direita.

Vemos também a Ashley sendo carregada por um Zealot em direção a uma porta. Ao ser capturada, Ashley exibe um símbolo vermelho sobre sua cabeça indicando sua localização. No HUD, aparece um desenho da moça sendo carregada por um inimigo e a exclamação HELP. É possível ver abaixo deste desenho uma reta graduada. Aparentemente, sua função é mostrar a distância de Ashley do ponto de “game over” indicando quanto tempo ainda teremos para salvá-la de seu captor.

É mostrado, também, uma das sequências mais lembradas pelos jogadores do game original por dar bastante dor de cabeça: as manivelas dentro do castelo com Leon dando cobertura para Ashley ativá-las. Pelo jeito, os jogadores ainda terão que lidar com essa dorzinha de cabeça, agora no console da nova geração (rs). Vale ressaltar, rapidamente, que será possível se agachar para evitar ser atingido pelas foices que os inimigos lançam no personagem, uma ótima adição ao gameplay, principalmente para essa área! Foco também na parte defensiva do Leon: o remake manteve a habilidade “suplex” do game original.

Nessas cenas, é possível escutar uma linha das falas entre Leon e Ashley, onde é nítido ver que a moça está bastante preocupada com a sua infecção e não sabe o que fazer e desesperada em continuar, porém Leon dá o suporte psicológico necessário a ela para ambos continuarem.

“O que vai acontecer comigo?”
“Você tem que seguir em frente. A gente vai superar. Juntos.”
“Valeu.”

Isso mostra o quanto o remake irá explorar mais ainda a parte psicológica de cada personagem envolvido na trama. Além de mostrar um Leon S. Kennedy ainda traumatizado pelos acontecimentos em Raccoon City, o que podemos perceber até na sua sua aparência, bem como o lado sádico e doentio dos antagonistas, como em Salazar, Krauser e Saddler.

Após essas cenas, temos um pequeno alívio cômico: Luis se empolga tanto em ser uma ajuda para Leon que vai para a batalha falando que iriam salvar a “Princesa Dulcinea”, mencionando um pouco antes também o nome “Sancho Pança”. Aqui é mais uma curiosidade, pois o que o Luis menciona são personagens do clássico conto Dom Quixote, escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes no século XVII. Isto deixa evidente o orgulho e a representatividade do país de origem de Luis (e também ele achar que é igual ao personagem principal, Alonso Quijano, o herói do conto), porém Leon já “corta o barato” do amigo espanhol e continua a jornada.

Em seguida, é mostrado, e confirmado rapidamente, mais um personagem a retornar nesse remake: Mike! A ajuda aérea vem novamente pelo piloto, como uma ajuda pedida por Ingrid Hunnigan, trazendo toda aquela vibe positiva para a gameplay do cenário da base dos Ganados na sequência da Ilha, mostrado aqui também pela primeira vez.

Os poucos segundos mostrados aqui desse cenário deram a parecer que essa sequência não foi muito mudada conforme o game original, com Ganados equipados com metralhadoras e bastões elétricos. Além de Leon poder se esconder e/ou esperar Mike agir ou seguir em frente quando seguro.

No minuto 1:30 do trailer, é mostrado rapidamente também o cenário da mina, com a sequência do carrinho da mina mantida, porém com uma novidade: aqui também teremos ajuda de Luis Serra, divertindo toda a sequência e colocando, mais uma vez, um alívio cômico para o remake. Conseguimos perceber aqui, também, que talvez essa sequência seja um pouco maior e com mais opções de interação com objetos no cenário para facilitar a passagem do jogador, só que com bem mais inimigos.

Um detalhe rapidamente percebido é que, no trailer, Leon está equipado com uma Red9 com munição infinita. Podemos então supor duas coisas: nessa sequência, o jogador pode usar a vontade a munição infinita somente nessa sequência com a arma dada por Luis Serra (já que a arma principal usada pelo personagem é uma Red9); ou o jogador já tem a opção de comprar melhorias com o Mercador antes dessa parte que permita a munição infinita (pouco provável, pois sabemos que, na franquia, é preciso fechar o game pelo menos uma vez para desbloquear tal melhoria). Vemos também na HUD que a sequência aqui terá outra novidade: é possível ver uma barra com a durabilidade do carrinho. Provavelmente, danos sucessivos ao carrinho farão com que ele descarrile e acarrete em “game over”.

As próximas cenas também são rápidas, mas valem a atenção. É mostrado Osmund Saddler sem seu capuz, deixando um pouco visível que sua parte de trás da cabeça está totalmente destruída. Pode ser ou pela infecção do Las Plagas e seu desenvolvimento, ou pode ser por outra razão ainda desconhecida. É mostrado também o que parece ser o ninho de Novistador, parecendo ainda estar localizado nas minas. Porém, totalmente reimaginado.

O trailer mostra brevemente, e pela primeira vez, o visual e um pouco do que vamos enfrentar com o Garrador, inimigo icônico e que causa muita dor de cabeça aos jogadores. No que foi mostrado, o inimigo ainda parece investir totalmente sua raiva e força contra o personagem, tendo seus olhos costurados e se movendo em direção ao primeiro som que escuta. Quando suas garras raspam na parede, o atrito da lâmina na pedra produz várias fagulhas com um efeito visual de encher os olhos – confira mais sobre o inimigo no hands-off especial do REVIL.

Na cutscene a seguir dessa cena, mostrado no trailer, tem Leon indo em direção da Ashley, que está deitada em uma cama, onde Leon reitera que irá levar a moça para casa a salvo. Essa cena passaria despercebido se não fosse pelo detalhe do cenário: a porta em que ele entra e seu entorno se assemelha a uma das sequências finais da Ilha no game original, onde é preciso acionar três sensores para abrir a porta e seguir ao resgate de Ashley. Se for exatamente isso, já temos aqui um gostinho da reta final do remake.

Continuando nesta cena, é possível ver rapidamente a gameplay da batalha de Leon contra Krauser. Sendo uma das cenas mais clássicas do Resident Evil 4 e dos games em si, percebemos aqui que a luta não será com cutscenes e QTE’s, e sim será totalmente in game”, onde será preciso aparar com a faca os ataques e investidas de Jack Krauser. Curiosamente, Krauser executa um chute giratório muito semelhante ao fan-kick que é executado por Ada Wong no game original.

As cenas finais do trailer jogam várias imagens e informações aos jogadores:

  • Krauser pula sobre Leon com a faca em mãos dizendo: “Pronto para morrer, novato?”. Leon segura as mãos de Krauser com suas duas mãos tentando evitar que a faca de Krauser o perfure. Krauser está agachado sobre Leon usando o peso de seu próprio corpo para forçar a faca em direção ao peito de Leon. Vemos o comando exibido na tela para pressionar o X repetidas vezes para se livrar de Krauser. No HUD, vemos que a vida de Leon vai reduzindo aos poucos durante o ataque de Krauser. Nas cenas de luta com Krauser, Leon não tem nenhuma arma de fogo equipada, somente a faca;
  • É mostrado que o parasita Las Plagas está solidificado em uma espécie de âmbar. Isso pode, finalmente, explicar o motivo de ter uma mina abaixo do castelo e ser cenário principal na história do Resident Evil 4;
  • Saddler aparece com seu cajado icônico. O cajado de Saddler é um objeto metálico e nele pode ser vista uma criatura enrolada contendo vários olhos por toda sua extensão. A parte de cima do cajado em conjunto com o grande parasita enrolado no objeto tem um formato que se assemelha ao brasão de Los Illuminados;
  • Ada Wong aparece brevemente gritando o nome de Leon. E é só isso… Infelizmente, não é notável nenhum detalhe de qual sequência e qual cenário ela está;
  • Leon S. Kennedy aparece relutando contra o controle do Las Plagas em seu organismo no que parece ser o cenário da câmara de sacrifício, mostrado detalhadamente no começo do trailer. Leon ajoelha no chão com uma expressão de dor e agonia enquanto vários vasos sanguíneos escuros saltam de sua pele nos braços, peito e pescoço. No game original, temos uma cena semelhante com Leon durante um pesadelo do personagem;
    Novisador é mostrado pela primeira vez.

A cena final do trailer deixa o jogador sem fôlego e com uma curiosidade sem tamanho: é mostrado Leon carregando a Ashley, ambos totalmente e visivelmente quase no estágio final de infecção pelos Las Plagas, indo em direção ao que seria a cadeira de remoção do parasita, cena que abre a sequência final no game original. Aqui, uma frase abre a possibilidade de termos uma novidade neste final. Leon diz “Dessa vez, tem que ser diferente.”

Outros Detalhes que Merecem Atenção

  • O trailer confirma a presença do modo The Merceneries;
  • Uma demo especial está para ser lançada;
  • O logo do game, usado nesse remake, apresenta a silhueta do que se assemelha às pontas dos galhos das árvores da vila do início do jogo. Uma estética muito semelhante à capa da versão europeia de RE4 original, a capa mais marcante do game;
  • Uma trilha sonora usada nesse trailer é um remix da soundtrack do game original intitulada “Krauser”;
  • Uma postagem que vimos no Instagram Residência do Mal pontua algo interessante: Osmund Saddler está parecido com o ator Mark Strong, conhecido por fazer filmes como Kingsman, Cruella, 1917 e diversos outros sucessos em Hollywood. Sabemos que a CAPCOM não usa atores de Hollywood em seus projetos, mas com tantos games lançados com eles ultimamente, por que não ter essa pequena esperança né?

O trailer lançado mostra que estão mantendo o game original como base e, claro, fazendo adições que complementam toda a trama contada em 2015, deixando os momentos mais coerentes, cativando os velhos e novos jogadores.

O remake de Resident Evil 4 será lançado no dia 24 de março para Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series S|X e PC (Steam) – compre com 12% de desconto via Green Man Gaming.

Colaboraram com este conteúdo: Natália Sampaio (revisão) e Marcelo Rocha (captura de imagens)