Análise da demo do Vilarejo de Resident Evil Village

No dia 17 de abril os jogadores tiveram a oportunidade de jogar a tão esperada demonstração do novo título da franquia: Resident Evil Village. Para a surpresa da comunidade brasileira, que não teve um trailer dublado até então, o arquivo apresentou, pela primeira vez, os personagens com voz em português do Brasil!

Com esse espanto inicial, testamos a demo Village assim que foi liberada para os felizes proprietários do PlayStation 4 e do PlayStation 5. Limitada a 30 minutos de gameplay, fizemos o possível para extrair cada detalhe do que será um caminho longo e difícil para Ethan Winters.

Observação: demo Village foi jogada no sistema Playstation 4 Fat.

O Caminho até o Castelo Dimitrescu: Vilarejo

A demo começa em uma cutscene com ‘a senhora’ (ainda não se sabe o nome dela) dizendo a seguinte frase: “na vida e na morte, proclamamos glória…”. Ethan, então, a interrompe e diz que ela não deveria estar ali, por ser muito perigoso, porém é ignorado. Ethan pergunta se Rose, sua filha, está no vilarejo. A senhora se espanta ao ver ‘o pai da criança’ no local. A ‘senhora’ confirma e também diz que Rose corre um grave perigo, pois assim que a Mãe Miranda trouxe a criança para o vilarejo, as trevas dominaram o local.

Ethan ainda questiona a ‘senhora’, porém é novamente ignorado, escutando somente a frase: “O sino do castelo prenuncia o perigo! Eles estão vindo! – O sino toca por todos nós… Eles estão voltando de novo!”. Ela sai de perto de Ethan e tranca um portão atrás dele, deixando o moço somente com suas dúvidas em meio a um vilarejo estranho.

Segundo rumores ainda não confirmados, essa ‘senhora’ seria Morgana, uma bruxa que venderá itens de cura durante o jogo. Com a confirmação de O Duque como mercador, fica difícil acreditar que seja algo relacionado a vendas.

Enfim, o começo da gameplay. Controlando Ethan, temos acesso a uma casinha ao lado esquerdo do início do mapa, onde parece ser uma espécie de oratório / local ritualístico, com um símbolo no chão – o feto de uma criança em volta de penas – desenhado com giz, velas ao redor e um pequeno altar com a imagem da Mãe Miranda. Ali, temos acesso ao primeiro item do jogo, o Fluído químico. Do lado esquerdo, temos acesso ao primeiro file da demo:

“ Oh, grandes Licanos,
lendários monstros de outrora
Que venham comer a nossa carne.
Que venham nos dilacerar.”

O outro cômodo dessa casinha dá acesso a uma gaveta trancada de maneira rudimentar (o que nos levou a pensar que poderia ser aberta com a chave de fenda que é encontrada na casa da Luiza).

Nessa primeira parte da demo, já conseguimos perceber o perigo que nos aguarda: os Licanos. Ao que tudo indica, visto pelo file, o povo do vilarejo tem grande apreciação por esses monstros, oferecendo a própria carne como sacrifício a eles.

Saindo da casinha para mais exploração, temos o centro do vilarejo, indicado com uma estátua grande de uma donzela guerreira, armada com espada e escudo, mirando para o caminho que dá acesso ao Castelo Dimitrescu. Explorando mais esse local, encontramos lápides, altares, carcaças de itens velhos e quebrados, vegetação e afins.

Aqui já é possível usar armas para ajudar na exploração. O jogador tem acesso, por enquanto, a dois tipos: faca e pistola. Como visto no vídeo, atiramos no corvo que estava em cima de uma das lápides e ganhamos como recompensa 500 Lei bem estilo do começo de Resident Evil 4. Lei será a moeda usada para todos os tipos de transações que serão realizadas com O Duque, o novo mercador da franquia, como compra de armas e melhorias. Ou seja, a demo já mostra que atirar em tudo que é suspeito pode valer a pena, seja em animais e até mesmo em itens quebráveis. Mas é bom economizar uma munição também, viu?

Próximo a esse local, temos o que pode ser chamado de mini altar, com os dizeres:

“Oferecemos estas Cabras de Proteção
para proteger o vilarejo e seu povo.
Quem quebrá-las
sentirá a fúria de Mãe Miranda.”

Esse, provavelmente, será o item coletável de Resident Evil Village, que dará recompensa ao jogador por quebrar todas as disponíveis. Porém algo nos chama a atenção: na frase está clara qual será a consequência para quem destruir os objetos. Na demo, nada aconteceu.

Seguindo com a exploração, encontramos vários itens essenciais para a progressão da demo, como Erva e Fragmento enferrujado. Temos a possibilidade de combinar os novos itens ao longo dessa exploração. Exemplo disso são as criações de Kits de primeiros socorros e Munição para a pistola. Nessa parte, conseguimos observar com mais detalhes o sistema de inventário do jogo, que realmente se assemelha a uma junção dos modelos de Resident Evil 4 e Resident Evil 7: biohazard. Jogadores terão que administrar bem o seu acervo, pois algumas armas e, possivelmente itens, ocuparão mais de um espaço disponível. Expandir os limites do inventário inicial, sempre que possível, também será muito importante para evitar problemas futuros.

O objetivo da demo é obter dois brasões que permitem a abertura do portão principal do vilarejo que dá acesso ao Castelo Dimitrescu, já visto em diversos trailers lançados. Seguimos então o caminho mais à direita do centro do vilarejo, explorando o cenário para conseguirmos mais itens e coletáveis.

Assim que passamos pelo portão, avistamos mais um casebre com sino e logo encontramos a segunda cabra quebrável do jogo. Dessa vez só é possível acertar o objeto com a pistola já que está em cima do telhado.

Ao entrar, o visual se assemelha a uma capela, com bancos de madeira, diversas imagens espalhadas pelo local e um altar. Nele, conseguimos visualizar imagens dos prováveis quatro cabeças das quatro principais famílias presentes no jogo. Temos, da esquerda para a direita: imagem irreconhecível, Alcina ‘Lady’ Dimitrescu, Mãe Miranda, imagem irreconhecível e Karl Heisenberg. No meio, em destaque com o grande quadro da Mãe Miranda, conseguimos o primeiro brasão necessário para abrir o grande portão de acesso ao castelo, o Brasão da Donzela.

Saindo pela parte de trás dessa capela temos acesso a um milharal e, entrando na casinha ao lado esquerdo, conseguimos mais duas armas de peso para a gameplay: Espingarda e Mina. Itens essenciais como Pólvora, Fragmento enferrujado e Munição também podem ser encontrados nesse local.

Agora podemos observar dois detalhes importantes da jogabilidade: o acesso rápido a troca de armas continuará sendo feito através dos botões direcionais do controle do Playstation 4. A novidade é a possibilidade de obstruir portas com estantes, evitando assim um ataque mais direto.

Entrando no milharal, confrontamos pela primeira vez os Licanos. Metade homens e metade lobos, seus ataques vão de arranhões, mordidas, usam armas que estão segurando e até pulos na direção do jogador. Dependendo do ataque, conseguem tirar um número considerável de dano. Com isso, o botão de defesa de Ethan será um diferencial e tanto nessas horas. Nesse momento, temos a escolha de fugir, não atacando os Licanos, ou batalhar contra eles.

Vemos aqui o grande diferencial de Resident Evil Village: a Inteligência Artificial dos inimigos. Mesmo só enfrentando os Licanos nessa demo, podemos perceber a grande evolução e o grande perigo, já que agora eles conseguem se esquivar, se esconder para evitar alguns ataques de Ethan, usar o elemento surpresa do milharal para atacar por trás e andar com agilidade para evitar os tiros em sua direção. Isso irá dificultar muito a gameplay.

Nessa parte também podemos prestar atenção ao som ambiente. Mesmo ágeis, os Licanos fazem bastante barulho, sendo fácil encontrá-los pelo cenário, porém, o barulho de Ethan correndo e atirando também facilita para os Licanos notarem sua localização. Parece ser bastante fácil ser encurralado pelos Licanos, e é aí que uma Mina muito bem colocada fará toda a diferença para derrotar o maior número possível de inimigos.

Depois de enfrentar o primeiro Licano, olhando para trás, é possível ver uma escada que não leva a lugar nenhum, somente um muro, e em cima dele, a terceira e última cabra coletável que conseguimos encontrar na demo.

Nota Paloma: “Quando comecei a jogar essa parte, eu consegui voltar um pouco e chamar a atenção dos Licanos, concentrando a mira e atirando na cabeça deles. Foi super fácil matar eles desta maneira, já que a maioria dos tiros resultaram em headshots. Pode ser um ponto fraco desses inimigos, pois quando atirei em outros lugares do corpo, exigiu bastante munição para matá-los”.

Seguindo o caminho do milharal, entramos numa outra casinha onde começa uma cutscene. Aqui, conhecemos Elena e seu pai, Leonardo.

Elena pede para que Ethan feche a porta rapidamente e para que ele não a machuque e nem machuque seu pai. Ethan tranquiliza os dois e pergunta se há sobreviventes, ouvindo de Elena uma resposta negativa e que todos os outros estão na casa de Luiza, só que ela parou de responder e, para dificultar a comunicação, o portão que leva a sua casa está trancado. Leonardo repreende Ethan por ser um forasteiro, referência direta a Resident Evil 4, mas não fala mais nada, porque eles começam a escutar barulhos dos Licanos fora da casa.

Ethan se mostra preocupado e tenta alguma alternativa para sair daquele local, pois todos ali estão expostos demais, mas o pai de Elena não consegue andar devido a um ferimento causado pelos Licanos. Ethan diz que encontrará uma maneira de abrir o portão e pede para que Elena fique ali esperando por ele, e em silêncio.

Agora seguimos pela parte de trás da casinha e podemos ver o portão trancado que dá acesso à casa da Luiza. No caminho, continuamos a exploração para obter mais itens essenciais. Abrindo o portão para Elena e seu pai, começamos a parte mais importante de toda a demo.

Possível Origem dos Licanos

CUIDADO: A partir deste ponto contém spoilers da trama de Resident Evil Village!

Elena explica a Ethan que seu pai não é de confiar nas pessoas e por isso está tratando Ethan com indiferença, mas Ethan releva e pergunta se ela sabe o que está acontecendo no vilarejo, devido ao ataque dos monstros. Elena diz não fazer sentido pois Mãe Miranda sempre protegeu o povo do vilarejo, mas isso mudou.

Quando conseguimos entrar na casa de Luiza, somos surpreendidos por uma pessoa apontando uma espingarda para Elena e depois para Ethan, dizendo para pararem com a gritaria senão iriam atrair os monstros. Elena implora a Iulian para que os deixassem entrar na casa, porém, o homem recusa e explica que o cheiro do sangue irá atrair os Licanos. Nessa hora, Luiza chega e intervêm na situação dizendo que são amigos, permitindo que Elena, seu pai e Ethan entrem na casa. Luiza aproveita e manda Iulian checar os arredores, que obedece, mesmo relutante.

Luiza percebe que Ethan não é do vilarejo, porém deixa ele entrar, pois se Elena confia nele, ela também confia. Ao esperar Luiza no cômodo inicial da casa, podemos ler mais um file disponível na demo:

“Luiza,
Eles invadiram mais uma vez, pegaram
mais gado. Nesse ritmo, acho que
não sobreviveremos ao inverno.
O Ernest continua desaparecido.
Não o encontramos.
Será que a Mãe Miranda nos abandonou?”

Também conseguimos ver um file diferente em um dos cantos do cômodo. Esse é um livro cheio de fotografias de locais onde se passa a trama de Resident Evil Village, com imagens do vilarejo e seus arredores, castelos, a reserva de água, fábrica abandonada e outros cenários ainda irreconhecíveis. Seguindo Luiza, uma nova cutscene começa.

Ethan entra em uma sala com diversos moradores sobreviventes do vilarejo. Anton, aparentemente bêbado, repreende Ethan já na entrada, confrontando Luiza por deixar um forasteiro entrar ali, podendo causar a morte de todos. Luiza diz para ele ficar calado, que se Ethan ajudou Elena e Leonardo, merece ajuda. Ethan começa a fazer umas perguntas para entender melhor o que aconteceu no vilarejo, mas Anton se enfurece e começa a discutir, dizendo que não sobrou ninguém no vilarejo, xingando todos os presentes na sala e dizendo que iriam morrer. Luiza dá um basta nas acusações de Anton e diz que sua casa protege a todos de sua família por gerações e que continuará assim.

Ethan, já sem paciência, pergunta novamente o que está acontecendo no vilarejo, obtendo a resposta de Luiza que ninguém sabe ao certo, já que eram moradores de uma vila devota e pacata e de repente começaram a ser atacados por monstros, mais e mais a cada dia.

Após toda a tensão, todos se juntam na mesa de centro, dando as mãos, para rezar:

“Eminentes, ouçam nossas vozes,
unidas em reverência.
Nós os invocamos da treva infinita
para que nos levem ao nosso destino.
A lua da meia-noite se ergue em asas negras, nós fazemos o sacrifício e aguardamos a luz.
Na vida e na morte, proclamamos
sua glória, Mãe Miranda.”

Ethan reconhece a oração, que foi a mesma coisa dita pela ‘senhora’, no começo da demo. Como ele fala isso em voz alta, Leonardo diz que a velha é doida da cabeça, mas ele é repreendido por Luiza, que explica que a ‘senhora’ tem sabedoria em sua devoção e espera que ela também esteja protegida.

Nesse momento, Leonardo começa a tossir e sentir fortes dores devido aos seus ferimentos por ataques de Licanos. Ele então golpeia Luiza com um facão, matando-a e começa a andar igual aos Licanos, atacando todos que estavam na sala, dando tempo para que Ethan e Elena se afastassem da criatura. Leonardo consegue agarrar Ethan e investir contra ele, porém Elena atira na criatura e impede a possível morte do protagonista. Com o cômodo pegando fogo e com perigo de desabar, ambos correm e tentam sair da casa antes que tudo desmorone.

Observação mega importante nesse ponto: devido ao ferimento de Leonardo com o ataque que sofreu dos Licanos, temos quase certeza de que se trata de um vírus, dando a entender que o que se passa no vilarejo não é nada provindo de fábulas e histórias folclóricas, e sim uma possível infecção. Proposital ou não… As fábulas e folclore aqui retratados servem como referência ao local escolhido para hospedar o enredo de Resident Evil Village.

Continuando a gameplay, o jogador terá de explorar rapidamente o local que acabou de entrar, a garagem da casa. Pegando itens e a Chave da Picape, temos mais uma novidade que remete a essência de toda a franquia Resident Evil: o comando para examinar itens dentro do menu e revelar outro objeto ou detalhes importantes está de volta!

Usando a chave e vendo toda a sequência de fuga da casa com Elena, uma cutscene começa. Ethan consegue acesso a parte do sótão da casa e diz que cruzando o vilarejo, eles ficariam seguros no castelo. Elena, então, fala que o castelo só tem morte e sangue, mas é interrompida pela presença de seu pai saindo dos escombros e do fogo do andar abaixo. Elena corre para socorrê-lo, já que mesmo ele se transformando em um monstro, continua chamando por seu nome. Ethan tenta impedir Elena, mas ela avança demais e cai nos escombros, dizendo para Ethan sair dali e salvar Rose, sumindo no fogo.

Ethan segue seu caminho, transtornado por tudo o que está acontecendo e por estar vivendo novamente esse pesadelo.

Saindo da sacada e voltando à entrada principal da casa da Luiza obtém-se o segundo brasão necessário para o portão que dá acesso ao Castelo Dimitrescu: o Brasão do Demônio. Saindo novamente para a parte do milharal, outra rápida cutscene acontece. Escutamos tiros do outro lado do portão e, assim que abrimos, escutamos o que seria Iulian dizendo “Não! Mãe Miranda!!”. A cena a seguir é totalmente chocante: vemos, pela primeira vez, a Mãe Miranda! Ela mata Iulian cravando uma faca ou adaga em seu queixo, saindo de cena dando risada. O jogador tem a oportunidade, mesmo que rápida, de ver Mãe Miranda em suas vestes ritualísticas, sendo possível observar as penas negras e a coroa atrás de sua cabeça.

Com o sino do castelo tocando, continuamos a nossa volta até o portão principal do centro do vilarejo, porém, no caminho damos de encontro, novamente, com ‘a senhora’, dizendo que “a morte visitou todos eles!”, dando uma risada enquanto isso.

Assim que conseguimos colocar e ajustar nos formatos corretos todos os brasões no portão, Ethan segue numa cutscene em que aponta sua arma para o caminho vazio a sua frente, olhando para o castelo e dizendo “só tem sangue e morte, né?”. E assim se encerra a demo Village, mostrando o resultado que o jogador conseguiu.

Os Aspectos do Vilarejo

Cenários: Todos os cenários na demo Village remetem e muito a época vitoriana conhecida por muitos jogadores das franquias como Dark Souls e Bloodborne. Isso deixa um aspecto de terror mais ‘fábula’, com a perfeita vibe de vampiros e lobisomens que o mundo está acostumado em filmes e series de TV.

Som ambiente: Como dito na parte dos Licanos, o som ambiente de Resident Evil Village parece impecável, mostrando ao jogador que ele terá que se atentar não só aos cenários e suas sombras, mas também em todo som que conseguir ouvir. Headphones que nos ajudem…

Itens e racionamento: Percebemos também que será essencial a exploração de cenários em Resident Evil Village para conseguirmos itens e dinheiro, mesmo que essa exploração seja no meio de uma batalha. Porém, cuidado… Alguns itens precisam ser destruídos com tiros, então racione munição!

Nota Paloma: “Quando joguei, consegui pegar o tesouro Caveira de Cristal. Em sua descrição, está como item valioso. Provavelmente poderá ser vendido ao Duque para obter mais Leis.”

Modo Foto: Infelizmente não conseguimos testar o Modo Foto já disponível na demo Village devido ao tempo corrido de 30 minutos, porém as imagens encontradas na internet e redes sociais mostraram a possibilidade de inserirmos filtros, dar zoom e mudar a tonalidade de cores para editarmos a imagem perfeita. Ferramentas essenciais para esta função já existem no sistema Playstation.

É DO BRASIL!

Claro que não vamos terminar essa análise sem comentar o incrível trabalho de localização de dublagem que vimos em primeira mão nessa demo Village.

Já confirmado e reconhecido pela comunidade, Ethan Winters ganhou a voz do ator e dublador Raphael Rossatto, responsável por dar voz a personagens como Peter QuillSenhor das Estrelas – dos filmes do Universo Marvel, Cisco Ramon, nas séries do Universo DC, Kristoff, em Frozen: Uma Aventura Congelante, Flynn Rider, mentira, é José Bezerra de Enrolados e, claro, ao eterno “Dê um trocado para seu bruxo” Jaskier, na série The Witcher.

Calma que não fica só nisso não! Curiosamente, Raphael Rossatto já participou da franquia Resident Evil! Ele trabalhou em vozes adicionais no filme em CG Resident Evil: A Vingança.

Fora Resident Evil, ele deu voz ao personagem Jesse, em The Last of Us Parte 2, ao Simon, de Detroit: Become Human e a mais outros incríveis trabalhos em seu vasto currículo. Ethan está muito que bem representado!

Foto: @raphaelrossattodub – https://www.instagram.com/raphaelrossattodub/

O resto do elenco de dublagem de Resident Evil Village será mostrado oficialmente no painel sobre o game no BIG Festival, que acontecerá entre os dias 3 a 9 de maio de 2021 e terá como palestrante o nosso querido Fábio Santana, da Capcom Unity Brasil!

A comunidade está super feliz com o resultado da dublagem e estamos ansiosos para saber como será a voz de Alcina Dimitrescu, já que a próxima demo, intitulada Castle, está chegando!

Resident Evil Village está previsto para ser lançado em 7 de maio. O jogo terá versões para PC (Steam), PlayStation 4PlayStation 5, Xbox OneXbox Series X / S e Stadia. Vai ser o primeiro título da franquia a ser totalmente localizado para o português – legendas e dublagem.

É possível adquirir a versão de Resident Evil Village para PC no site Green Man Gaming, parceiro do REVILclique aqui e acesse.

Texto e estrutura: Cláudio Corrêa e Paloma Cristini
Revisão: Marcelo Rovai

Imagens: Fred Hiro