Resident Evil Village é o primeiro jogo dublado em português brasileiro. Nós já listamos os nomes que deram vozes aos personagens quando o jogo foi disponibilizado a todos no dia 7 de maio, mas agora chegou a hora de detalhar quem é cada um dos envolvidos e ir além. Para quem ainda está acostumado com as falas em inglês, também vamos falar um pouco do trabalho desses profissionais.
Ethan Winters
Como já dissemos desde as demos, Ethan Winters ganhou voz por meio de Raphael Rossatto, famoso dublador por já ter localizado o áudio do Senhor das Estrelas em Guardiões da Galáxia, Cisco em The Flash (2014), Hendrickson em Nanatsu no Taizai (The Seven Deadly Sins), Flyn Rider em Enrolados, Kristoff em Frozen e Jaskier na série The Witcher. Além de um dublador talento, Raphael é também cantor, tendo interpretado as canções de seus personagens em Frozen, Enrolados e The Witcher.
A voz original de Ethan é feita pelo dublador americano Todd Soley. Todd já tinha sido a voz e o responsável pela captura de movimentos de Ethan em Resident Evil 7. Em Village ele volta a reprisar seu papel. Soley, além de dublar, também já trabalhou como dublê e mocap em alguns outros jogos de videogame e fez alguns trabalhos pequenos para a TV.
Duque
Outro que pudemos conferir seu dublador já na demo foi o personagem Duque, interpretado por Luiz Carlos de Moraes. Experiente dublador, ele já deu voz a personagens como Peter Griffin de Uma Família da Pesada, Dabura em Dragon Ball Z, Sagat em Street Fighter II – Victory, Shukaku em Naruto e Shinok em Mortal Kombat.
Em inglês, Duque ganhou voz pelo experiente dublador Aaron LaPlante, conhecido por ter dado voz a vários animes e longas animados.
Mia Winters
Apesar de ter uma participação mais discreta neste jogo, Mia Winters ganhou a voz de Priscila Franco, que além de dubladora também é cantora. Priscila já fez personagens como Emily de Revenge, Cassie Cage em Mortal Kombat 11, Saber em Fate Stay Night, Konan em Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 e Mary Jane Watson em Ultimate Homem-Aranha.
A dubladora Katie O’Hagan também volta a reprisar seu papel como Mia Winters, em inglês. Assim como em Resident Evil 7, além da voz, ela faz a captura de seus movimentos. A profissional chegou a compartilhar em seu instagram algumas imagens e vídeos do making of do jogo.
Chris Redfield
Para quem viu a animação Resident Evil: A Vingança dublado com certeza vai reconhecer a voz de Chris Redfield só de ouvir, já que é o mesmo dublador, Leonardo “Léo” Rabelo. Em seu currículo, Léo carrega os personagens: Shazan do filme Shazan, Deucalion de Teen Wolf, Bombeiro Joe Cruz de Chicago Fire, Lance Hunter de Agentes da S.H.I.E.L.D, Nostradamus em Reign e Griamore de Nanatsu no Taizai (The Seven Dealy Sins).
Jeff Schine foi o dublador e o mocap de Chris em inglês. Jeff já esteve em outro jogo da franquia, dando voz a Carlos Oliveira em Resident Evil 3 (2020).
Alcina Dimitrescu
Dubladora consagrada e experiente, Adriana Pissardini foi a escolhida para dar voz a tão recente famosa Alcina Dimitrescu. Adriana já dublou os personagens: Annalise Keating de Como Defender um Assassino (How to Get Away with Murder), Amber Volakis de House M.D (Dr. House), Melisandre (2ª Voz) de Game of Thrones, Katharina Nielsen de Dark, Clover de Três Espiãs Demais, Lois Griffin de Uma Família da Pesada, Jade em Mortal Kombat 11 e Canário Negro em Injustice 2.
A dubladora Maggie Robertson foi a responsável por dar voz, em inglês, e fazer a captura de movimentos de Alcina Dimitrescu. A atriz e modelo Helena Mankowska é a responsável por ser a modelo de rosto de Lady Dimitrescu. Ela já participou de alguns filmes e até mesmo foi dublê de Milla Jovovich no filme Presas no Paraíso.
Bela Dimitrescu
Uma das filhas de Lady Dimitrescu, Bela Dmitrescu ganhou voz por meio da jovem dubladora Beatriz “Bia” Dellamonica. Além de dubladora, Bia também faz trabalhos como locutora. Alguns dos personagens que emprestou sua voz são: Rasa em One Piece (Redublagem), Syrena em Cannon Bursters, Jodi Kreyman em Crush à Altura, Phoebe Fisher em Nosso Último Verão, Selena de Far Cry New Dawn e Brody de The Walking Dead: Final Seasson.
Bela, em inglês, tem a voz da Bekka Prewitt. Além de dubladora Bekka também é atriz e diretora.
Daniela Dimitrescu
Quem deu voz a outra das filhas de Lady Dimitrescu foi Priscila Ferreira, que dublou Daniela Dimitrescu e Elena. Ela já deu voz a personagem Santana Lopez (2ª Voz) de Glee, Selina Kely de Gotham, Fluttershy de My Little Pony: A Amizade é Mágica, Laoghaire Mackenzie de Outlander, Karolina Dean de Runaways (Fugitivos), Carmem Frufru de Turma da Mônica Jovem e Ymir de Máxima Brilhante em Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega.
Na versão em inglês, a dubladora Nicole Tompkins quem deu voz a Daniela Dimitrescu e à personagem Elena, que aparece rapidamente no começo do jogo. Nicole também foi a atriz mocap de Jill em Resident Evil 3 (2020).
Cassandra Dimitrescu
A última das filhas de Alcina Dimitrescu ganhou voz por meio da dubladora Patrícia Souza. Patrícia já encarou trabalhos dando voz aos personagens: Casey de Feed: O gosto do Amor, Gwen Dawson de Downton Abbey, Emily Ramirez de Sem Maturidade Pra Isso, Gloria de Minecraft: Story Mode, Reyna em Valorant, Levy McGarden de Fairy Tail e Mel de The Last of Us Part II. Patrícia também deu voz a outros personagens durante um jogo, inclusive é a voz da Rose adulta.
Cassandra foi dublada em inglês por Jeanette Maus, que também participou com outros personagens menores no jogo. Infelizmente, a atriz veio a falecer aos 39 anos em janeiro deste ano após perder uma longa batalha contra um câncer.
O dia é triste para a comunidade. Jeanette Maus, atriz que ajudou a dar vida a muitos personagens, inclusive a uma das bruxas de Resident Evil Village, faleceu aos 39 anos de idade. Complicações de um câncer. 😔💔 https://t.co/NQVnP1qvQq
— REVIL (@revilbr) January 28, 2021
Donna Beneviento e Angie
Apesar de serem duas personagens “diferentes”, como Angie é uma boneca daquelas de ventríloquo controlada por Donna, faz total sentido que sua voz também seja a mesma. Rebeca Zadra ficou com a tarefa de dar voz a ambas. Donna não é uma personagem de muitas palavras durante o jogo, já Angie fala até demais. Vale um destaque para o trabalho de Rebeca pelo fato da personagem demandar uma entonação bem diferenciada. Zadra já emprestou sua voz a Dupli-Kate em Invencible (Invencível), Mei em Círculo de Fogo: The Black, Yoon Ji-Su em Sweet Home (Netflix), Ferra/Tor em Mortal Kombat X, Kindred (Ovelha) em League of Legends, Luz Noceda em A Casa da Coruja, Lexa em The 100, Gabrielle Dupree (1ª Voz) em A Ordem, Mary Jane em Marvel Spider-Man e Koska Reeves em The Mandalorian.
Na versão em inglês, Donna e Angie possuem vozes diferentes, com a atriz e dubladora Andi Norris dando voz a Donna e a dubladora Paula Rhodes a sua boneca Angie. Paula esteve no elenco de Resident Evil 7 como Eveline e além, de Angie, ela reprisa este papel em Village também e concede sua voz a outros personagens menores no jogo.
Karl Heisenberg
Um dos Lordes do vilarejo, Heisenberg ganhou voz pelo dublador e músico Henrique Canales. Ele já dublou os personagens: Nomos em O Preço do Amanhã, León em Os Amantes Passageiros e Lincoln em The 100.
Mais um velho conhecido dos fãs de Resident Evil, o dublador Neil Newbon deu voz a este personagem em inglês. Além do áudio, ele também fez a captura de movimentos de Karl em Village. O profissional, ainda, fez ambos os processos para o personagem Nicholai Ginovaef em Resident Evil 3 (2020), além de ter sido o mocap de Nemesis e Dario Rosso.
Salvatore Moreau
Embora seja um personagem de poucas palavras, Moreau também precisa de uma entonação vocal um pouco diferente e o dublador Raul Rosa foi quem deu voz a ele. Alguns de seus trabalhos são: Mestre Splinter em O despertar das Tartarugas Ninjas, Gabe em Elena de Avalor, Dale em Runaways (Fugitivos), Narrador em Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 e Warren em Empire. Além de dublador, Raul Rosa também é locutor e cantor e deu voz a mais alguns personagens menores em Village.
Em inglês, Moreau ganhou vida por mais um dublador que já fez outro trabalho na franquia Resident Evil, Jesse Pimentel. Ele foi a voz de Lucas Baker em Resident Evil 7 e voltou desta vez em Village para ser Salvatore Moreau e de alguns outros personagens menores no jogo.
A velha
A velha misteriosa que Ethan encontra em seu caminho algumas vezes ganhou voz pela dubladora e locutora Suzete Piloto. Alguns de seus trabalhos incluem os personagens: Glenna “Sra. Fitz” Fitzgibbons de Outlander, Sra. Rachel Lynde de Anne With an E, Luiza de Elena de Avalon, Abuela de As Lendas, Rainha Má de Descendentes, Lix Spittle de My Little Pony: O Filme e Diane Verlaine de Alien: Isolation.
https://www.youtube.com/watch?v=7faBD_bbONY
A experiente atriz, dubladora e diretora Carol Stanzione foi quem deu voz a misteriosa personagem em inglês.
Mãe Miranda
A grande vilã de Resident Evil Village ganhou voz graças a dubladora Beatriz Villa. Alguns de seus trabalhos contam com vozes para os personagens de Anna Miller em Rise of Tomb Raider, Christie em Tekken 7, Viúva Negra em Lego Avengers, Alice Hart em Forza Horizon, Freya em God of War, Kate em This Is Us e Janko em Blue Bloods.
Já em inglês quem deu voz a Miranda foi a atriz e dubladora britânica Michelle Lukes, que já participou de outros games com voz e mocap. Tem dublagens de desenhos e até algumas séries de TV. A modelo de rosto da personagem foi a modelo Anja Voskresenska, que chegou até a fazer uma postagem em seu instagram divulgando.
Bônus
Alguns dubladores fazem a voz de mais de um personagem como já mencionado e outros fazem participações em personagens menores – nada fora do comum, isso é bem normal na dublagem a muito tempo. Inclusive o curioso é que o dublador Francisco Junior aparece em uma dessas vozes adicionais, um dublador que ficou bem famoso por ser a voz do Sam (Falcão) nos filmes da Marvel no MCU e na série do Disney+ do Falcão e Soldado Invernal.
Resident Evil Village já está disponível para PC (Steam), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X / S e Stadia.
É possível adquirir a versão de Village para PC no site Green Man Gaming, parceiro do REVIL – clique aqui e acesse.
E você? O que achou das vozes em português de Village?
Revisão de texto: Ricardo Andretto