Resident Evil Revelations – Onze curiosidades do terror em alto-mar

O texto a seguir é de autoria de Caio Vale , que escreveu o conteúdo a convite do REVIL. O artigo passou por revisão de João Alves , da Equipe REVIL.

Há 11 anos a comunidade de fãs de Resident Evil testemunhava a chegada de Resident Evil Revelations para o Nintendo 3DS. O título impressionou não só pela qualidade gráfica que conseguiu entregar no portátil da Big-N, mas também pela trama envolvente e o retorno ao terror. Em Revelations assumimos o controle da queridíssima Jill Valentine a bordo do Queen Zenobia, um navio de cruzeiro que foi infestado pela infecção do vírus T-Abyss por ação de um grupo bioterrorista, a organização Il Veltro.

O sucesso do título chamou tanta atenção que posteriormente, em 2013, o game recebeu sua versão para console de mesa através da versão em HD para o PlayStation 3, Xbox 360 e Wii U. Também foi relançado em 1080p para PlayStation 4 e Xbox One em 2017.

Em comemoração ao sucesso do terror em alto-mar que não morreu na praia, temos uma lista com onze curiosidades sobre Resident Evil Revelations.

1) Conceito Descartado:

Em um dos primeiros trailers anunciando a existência do novo título fomos apresentados a uma versão de Revelations que acabou sendo descartada e substituída pela versão do game lançada em 2012. Nela temos uma cena em que Chris Redfield e Jill são vistos apontando armas um contra o outro em um diálogo nada amigável entre os dois que dá a entender que Chris havia cometido algum tipo de traição à BSAA. O trailer conta com a presença de HUNK, um velho conhecido da série que acabou se tornando um personagem jogável no Raid-Mode.

 

2) Originalmente os inimigos seriam zumbis:

Antes dos Oozes como principais inimigos a serem enfrentados a bordo do Queen Zenobia, a equipe de desenvolvimento havia pensado em trazer novamente nossos velhos conhecidos zumbis. Os modelos em 3D não utilizados destes zumbis podem ser encontrados nos arquivos do jogo.

3) O Genesis Scanner originalmente seriam óculos de realidade aumentada utilizados por Jill:

O item utilizado para escanear o Queen Zenobia originalmente seriam óculos chamados Hyper-Scanner que possuem inclusive o modelo em 3D contido nos arquivos do jogo.

4) Armas e inimigos de outros games:

Foram encontrados nos arquivos do jogo o modelo 3D da arma de Mine Thrower de Resident Evil 4 e inimigos de Resident Evil 5 como Chainsaw Majini e Executioner que não aparecem na edição final do jogo.

5) Erro de digitação:

Em 2012, mais de 90 mil cópias finalizadas de Resident Evil Revelations para Nintendo 3DS foram distribuídas com um erro que passou despercebido até que fosse tarde demais. Estes exemplares têm Resident Evil Revelaitons em sua lombada e se tornaram um curioso item apreciado por colecionadores de raridades relacionadas ao universo Resident Evil.

6) Quadros:

Vários dos quadros vistos pelo navio são cenários e locais de Resident Evil 5, incluindo a mansão de Spencer e o jardim subterrâneo visitado por Chris e Sheva Alomar.

Reprodução de imagens do canal Ink Ribbon

7) O inimigo Wall Blister era planejado para aparecer na versão de 3DS:

A versão remaster em HD de Revelations veio com algumas adições em relação à versão de 3DS, entre elas temos a adição de um novo inimigo capaz de matar o jogador com um único hit. Ele está presente nos arquivos do jogo de 3DS mas por algum motivo acabou sendo riscado da versão final.

8) A Divina Comédia:

Uma curiosidade a respeito dos títulos da série Revelations é o fato de cada um deles fazer referências diretas a grandes obras da literatura. Resident Evil Revelations inaugura essa tradição se apoiando na Divina Comédia de Dante Alighieri. Na versão de 3DS, cada capítulo do jogo é precedido por versos da obra e nos dá pistas do que está por vir.

9) Formato episódico:

Originalmente Resident Evil Revelations foi pensado para ser jogado num portátil. Como resultado, a equipe de produção adotou como premissa a criação de um game que fosse constituído de capítulos curtos que segmentam o jogo e podem ser jogados em curtos intervalos de tempo como no intervalo da escola ou a caminho do trabalho.

A história é contada como se fosse uma série de televisão, com cada capítulo começando com um pequeno resumo de tudo o que aconteceu até ali e finalizando em um cliffhanger que deixa o jogador curioso e afoito para saber o quê virá no próximo episódio. A narrativa também mantém um clima de mistério e suspeita sobre os personagens de forma que não se sabe quais deles podem ser confiáveis ou não até bem próximo do momento da conclusão da trama.

Por falar em personagens, o game conta com um elenco bastante amplo que consiste em 4 personagens principais – Jill, Parker Luciani, Chris e Jessica Sherawat – e 7 personagens secundários – Clive R. O’Brian, Raymond Vester, Rachael Foley, Morgan Lansdale, Jack Norman, Quint Cetcham e Keith.

Parker Luciani – Resident Evil Revelations

10) Raymond transformado:

Uma das artes conceituais do jogo mostra uma criatura cujas roupas e equipamentos são muito semelhantes às de Raymond, sugerindo que os desenvolvedores tinham planos diferentes para o personagem nos primeiros estágios de desenvolvimento do jogo.

11) Personagem Trans:

Circula na comunidade de fãs a teoria de que a personagem Rachel Foley possa ser uma mulher transsexual. Essa teoria se origina no fato de que o T-Abyss faz com que seus hospedeiros sofram mutações diferentes de acordo com o material genético e sexo biológico de seus hospedeiros.

Em mulheres (cromossomicamente XX) a mutação as transforma na criatura Sea Creeper ao passo que nos homens ou mulheres trans (cromossomicamente XY) a mutação causada pelo T-Abyss os transforma em Ooze. Após ser infectada, Rachel acaba por se transformar num tipo especial de Ooze que é mais forte e mais inteligente que os outros num dos momentos mais horripilantes do jogo.

Sea Creeper
Rachel Foley e os inimigos Ooze
Rachel Foley transformada

Algumas imagens deste artigo foram retiradas dos seguintes sites: Fandom (Resident Evil), Tumbex (@willowoftheriver), The Cutting Room Floor (Resident Evil Revelations 3DS) e Pocket-lint