Seção de Resident Evil 4 Remake está disponível no site

A seção do novo jogo da Capcom, Resident Evil 4, chamado carinhosamente pelos fãs como RE4 Remake, está disponível para acesso no REVIL. Para visitar a página, clique aqui ou procure pelo conteúdo do jogo navegando no menu do site, na área de Jogos Principais e Spin-Offs.

Eu, Dark Rickson, principal membro da Equipe REVIL responsável pela montagem da seção, fui convidado a descrever um pouco da minha perspectiva sobre a criação de conteúdo acerca de um jogo recém-lançado. Já agradeço pela oportunidade de falar sobre essa experiência! Acho super legal poder contar tudo isso para os leitores do REVIL, porque eles acabam percebendo que entre a equipe há apenas mais um fã da franquia que ama saber mais do que está só escrito nos jogos. Foi uma honra produzir isso tudo pra vocês. Espero que gostem!

A proposta

Quando os primeiros anúncios de Resident Evil 4 Remake saíram, eu não consegui pensar em mais nada, como fã, que não fosse a quantidade absurda de conteúdo que um jogo novo da franquia poderia trazer. Lembro ainda muito antes de sonhar fazer parte da Equipe REVIL, que eu passava tardes devorando o conteúdo do site de forma completa. Personagens, Inimigos, Armas, Arquivos…

Alguém aí lembra do Let Your Darkside Out, o REVILcast premiado de Darkside Chronicles?

Essas lembranças, essa nostalgia me deixaram com um gás de produção que eu não podia simplesmente deixar passar. Quando vi, faltavam pouco mais de dois meses para o lançamento do game e então fui rascunhando todas as páginas que eu, como leitor, gostaria de ver quando lançasse Resident Evil 4 Remake. Era tudo muito pessoal: precisava fazer essa página sair para que outros fãs devoradores como eu pudessem acessar um conteúdo quentinho de um jogo grandioso como RE4R. Tivemos algumas movimentações com os membros da equipe e estava tudo alinhado. Só precisávamos esperar o acesso ao game.

Contagem Regressiva

Como todas as mídias e influências especializadas, o REVIL recebeu acesso antecipado para análise. Eu esperei a bandeira verde para acessar o game, pois sempre priorizamos as análises dos jogos antes de qualquer conteúdo. A coisa ficou séria quando as duas análises saíram dia 17de março e eu fui agraciado com o acesso antecipado.

Qualquer fã da franquia ficaria louco tendo acesso a um jogo antes da grande massa, mas quando você tem acesso a realidade é outra: você tem que ficar quietinho, jogar offline, não falar e não compartilhar nada sobre o jogo pra ninguém.

Desculpa a amiga que apoia o REVIL e ao meu primo… naquele dia em que estávamos jogando em call e vocês ouviram o Leon S. Kennedy em português, eu não estava jogando a demo de RE4 Remake… era o jogo final, mas não podia falar nada.

Acho que o maior desafio era ficar de bico calado para os meus amigos enquanto jogava o jogo. Era engraçado ver eles falando sobre partes que eles tinham medo que fossem cortadas quando eu tinha acabado de passar por elas.

Quando você faz um conteúdo de algo que está muito fresco ou ainda não foi lançado, a situação é diferente. Gosto de dizer que até agora não joguei Resident Evil 4 por diversão: é uma tela rodando o jogo e outra com dez programas abertos capturando detalhes de gameplay.

Parecia Speedrun… e era pra ser, eu juro que vou diminuir esse tempo mesmo que eu use o bug da Striker.

Quando finalmente zerei o game pela primeira vez, reuni todo o conteúdo e comecei a produzir a famingerada seção de Resident Evil 4 Remake.

Mil páginas de conteúdo?!

Quando o levantamento finalmente tava feito, comecei a criar as páginas, uma por uma. Mas nem todas saíam no mesmo dia; algumas eu começava no dia x e só terminava dois ou três dias depois.

Isso se dá porque quando você cria uma página, você precisa de prints de diversas partes do jogo. Nem sempre você pode fazer uma página só de texto, então a medida que eu achava que precisava de um conteúdo de certo ponto do jogo, eu salvava o game em um slot novo.

E foi assim que eu consegui lotar todos os slots de save de Resident Evil 4 Remake.

Acho que a primeira página que eu finalizei foi a de armas. Tive que tirar print e digitar todas as descrições das armas e como obtê-las no jogo. Montá-las em uma página foi um desafio completamente diferente, porque já exigia um conhecimento absurdo. Eu nunca pensei que fosse aprender tanto de Photoshop e WordPress em tão pouco tempo. Você coloca uma imagem pequena na página e ela aparece engolindo todo o espaço de navegação… e aí você precisa rever qual parte deu errado. Eu sou muito grato por ter feito curso a mais de uma década atrás, porque se não fosse esse amor por programação provavelmente eu estaria travado até agora entendendo porque aquela imagem ficou tão grande.

É muita letra, muita imagem, muito erro, eu vou surtá… cadê o café!

Acreditem em mim quando eu digo que um erro de formatação faz você se questionar por erros até da sua infância. Tentativa e erro, e outra tentativa e erro, e mais tentativa e erro até finalmente tudo ficar alinhado e bonitinho. E finalmente uma página estava pronta… faltavam só mais treze.

De grão em grão…

A partir da primeira página pronta, você vai aprendendo que o sistema não é um grande quebra cabeça, e sim um monte de pecinha que se encaixa. O sistema que o REVIL utiliza para postagem, o WordPress, parece fácil de início, aí ele fica impossível e você pensa em desistir (muita gente desiste aqui) e depois ele fica fácil de novo. Assumo que quando comecei eu quis jogar tudo pra cima… mas ai eu lembrei do Dark de 2010 acessando coisa novinha de Resident Evil: The Darkside Chronicles… e pensei: segura, vamos conseguir.

De pouco em pouco eu fui fazendo as outras páginas. Comprei cada um dos modelos dentro do jogo com meus pontos de desafio e fui posando elas pra tirar print (que nem colecionador de Funko Pop e action Figures tirando foto pra postar no Instagram). Depois das armas vieram os inimigos, os personagens… e as fotinhas iam para o Photoshop, eram cortadas e dimensionadas corretamente para estarem bonitas pra vocês.

Em seguida, chega a hora de procurar a descrição de cada um deles, que são versões atualizadas de tudo que já vimos a 18 anos atrás. Depois de tudo sendo montado, começamos o último boss…

Muitos guias, muitos coletáveis…

A maior razão pela qual eu, fã, entraria no REVIL agora seria para ver guias de coisas que seriam úteis, como guia de coletáveis e quests adicionais. E isso exige uma gameplay adicional, mas como um futuro game designer eu sabia o que precisaria englobar tudo isso, e começamos a produção no modo Intenso. Foram prints, textos digitados e muitas xícaras de café na madrugada.

Mas nunca no Brasil que eu ia perder a chance de mostrar minha Ashley chavosa

Fato curioso: Enquanto montamos algumas páginas, acabamos por publicar essas informações para internet. Em uma dessas madrugadas, um primo meu que sabia que eu estava fazendo a seção, me mandou uma mensagem dizendo que tinha adorado a página de personagens, que tava bem organizada… só que eu não sabia que já estava aparecendo para o público.

Naquela madrugada eu não dormi. Tinha que produzir tudo que podia, porque as pessoas já estavam vendo o site e eu não sabia.

Quando terminei de montar a página principal, juro que até escorreu uma lágrima, porque ia conseguir contribuir para comunidade do jeito que eu gostava de receber como leitor do site.

O que falta?

Já peço desculpas, não sou perfeito (apenas lindo e humilde) e não consegui entregar tudo que eu gostaria durante o lançamento. Quando você estiver acompanhando a página, provavelmente verá que faltam conteúdos pertinentes ao castelo e a ilha: Documentos, Coletáveis e Guia de Pedidos.

Se você está lendo isso em março de 2023, provavelmente eu estou nesse momento tirando prints para o guia enquanto zero o jogo no intenso e tomo mais uma xícara de café. Ou digitando os documentos letra por letra direto do menu do jogo, pra me aprofundar na lore de Resident Evil 4 Remake como ele merece.

Na mesma seção, ainda teremos aquele detonado passo a passo para finalizar o jogo, uma parte de Dicas (ajudando a entender o sistema de Ranking e os amuletos), o REVILcast (que será gravado em breve), Os Mercenários (que será liberado gratuitamente como DLC dia 7 de abril) e quaisquer modos adicionais que vierem. (Hello, Separate Ways, estamos esperando o seu anúncio). Vai ser uma seção completa com muito amor e conteúdo pra vocês, fãs do REVIL!

Um obrigado!

Quero agradecer a algumas pessoas que criaram conteúdos que são referenciados na seção: Dry Portes e Fred Hiro pelo empenho de entregar todo o conteúdo clicável na parte das Análises, o Marcelo Rocha pela informação na seção de Dublagem, a Paloma Cristini que sempre se empenhou em manter a Wiki atualizada para consulta, ao Ricardo Andretto por dar uma segunda visão para as páginas ao solicitar novos conteúdos e a VOCÊ, leitor desse texto. Porque sem você, nada disso seria possível. Obrigado por procurar a informação de Resident Evil conosco!

Este conteúdo faz parte do Blog REVIL, com produções alternativas da Equipe REVIL ou colaboradores na seção REVIL Lab.