O primeiro dia de Gamescom (20 de agosto) foi marcado por diversos veículos que cobrem a área gamer publicando suas impressões de Resident Evil Requiem. A Capcom deu acesso antecipado a uma demo a alguns jornalistas, influenciadores e parceiros que puderam realizar capturas próprias e divulgar imagens e vídeos do jogo. Além disso, uma nova apresentação específica foi compartilhada na The Future Games Show, em paralelo ao evento principal. Visitantes também puderam testar Requiem em uma área específica montada na Alemanha.
Na demonstração, jogadores controlam Grace Ashcroft. O principal destaque é um monstro que persegue a personagem. Nos vídeos e comentários que o REVIL teve acesso, a sensação de tensão é constante com os sons da criatura e o pavor que os desenvolvedores aplicaram nas reações de Grace. Em ambientes escuros o monstro, que tem características femininas, ataca com grande brutalidade. Pode se repelido em ambientes com luz.
Phil Hornshaw, do PlayStation Blog, disse ter jogado a demo ainda em junho deste ano. Apesar de Resident Evil Requiem permitir dois tipos de visão, em primeira e terceira pessoa, o autor conta ter optado pela câmera de Resident Evil 7. Ele descreveu algumas experiências típicas da série, como precisar achar um fusível e resolver quebra-cabeças. Sobre a criatura, disse que “dá para ouvir o monstro à sua procura nos espaços apertados enquanto você procura os itens necessários” e que levou “alguns baita sustos” como em RE7.
O youtuber Patife jogou a demonstração em português do Brasil a convite da NVIDIA, que dará suporte a Requiem com tecnologias avançadas. Ele elogiou os gráficos, a iluminação do jogo e mostrou parte dos itens e quebra-cabeças.
O site IGN também citou Resident Evil 7 e pontuou que desde Jack Baker a Capcom tem marcado os jogos com perseguidores – Mr. X (Resident Evil 2) e Lady Dimitrescu (Resident Evil Village). A demo com Grace é no Rhodes Hill Chronic Care Center, que fica nos arredores de Raccoon City. O autor do conteúdo, Dale Driver, afirmou que a não existência de uma arma de fogo deu ênfase natural na tensão. A estrutura do monstro lembra Dimitrescu pela altura, Lisa Trevor pela estrutura e um Wendigo – uma criatura devoradora de humanos. A perspectiva em primeira pessoa é considerada mais imersiva.
O site GameSpot capturou e divulgou a jornada de Grace Ashcroft em primeira e terceira pessoa.
A entidade Digital Foundry jogou no PC e, em sua captura, evidenciou os efeitos de Path Tracing e DLSS 4 em um computador com RTX 5090.
Nossos parceiros do site Rely On Horror focaram em detalhes mais específicos que podem interessar a jogadores mais antigos de Resident Evil, como o funcionamento do controle, itens (entre eles, ervas), menus, interações e os ataques do monstro. Há a especulação de que a demo só vai estar disponível fora de eventos semanas antes do lançamento de Requiem. O argumento é de que a Capcom já fez isso com outros jogos.
O produtor de Resident Evil Requiem, Masato Kumazawa, falou em uma entrevista ao Future Games Show, da Gamescom. Grace Ashcroft é descrita como alguém com foco e percepção excepcionais, mas que também é introvertida e medrosa que pode levar jogadores a se assustar com ela.
Requiem terá também a presença de Alyssa Ashcroft (Resident Evil Outbreak), sobrevivente de Raccoon City e mãe de Grace. Um vídeo inédito com uma interação das personagens foi exibido na noite de abertura da Gamescom. Entre a comunidade, fãs especulam que o monstro possa ter ligação com Alyssa.
Resident Evil Requiem vai ser lançado em 27 de fevereiro de 2026 para PlayStation 5, Xbox Series e PC via Steam. Terá dublagem e legendas em português do Brasil.

