A Expansão de história dos Winters com o adicional “Sombras de Rose” representa o fim da saga da família Winters. Pelo menos essa é a declaração do diretor da Capcom, Kento Kinoshita, em conversa à IGN Japan durante a Tokyo Game Show 2022 (TGS 2022). Com o fim da feira, alguns vídeos que mostram os conteúdos que estão por vir de Resident Evil Village foram surgindo pela internet. Tem a jogabilidade no futuro com Rose Winters, o modo em terceira pessoa com o pai sem rosto Ethan Winters e a versão PlayStation VR2.
Através do programa online Capcom TV, em uma edição especial para a TGS 2022, pudemos ter uma amostra melhor da campanha principal de Village em terceira pessoa.
No vídeo vemos Ethan chegando ao vilarejo e o apresentador inclusive brinca que tenta mostrar o rosto do personagem, mas que a câmera acaba se virando ao tentar enquadrá-lo.
Podemos perceber o cuidado que o modo teve ao adaptar o jogo para a visão em terceira pessoa, contando com animações totalmente novas para que o jogo funcionasse de tal forma. A jogabilidade remete muito aos lançamentos mais recentes da Capcom, como Resident Evil 2 e Resident Evil 3, mas sem perder nenhuma das novas mecânicas de Village. Como era esperado, tivemos a confirmação que as cutscenes continuarão sendo em Primeira Pessoa, com a câmera transicionando nessas sequências.
Por fim também pudemos ver um pouco do combate, que funciona da mesma forma que os títulos com a câmera Over The Shoulder da franquia, lembrando que os golpes de Ethan continuam neste modo.
E para quem não aguenta esperar por Sombras de Rose, diversos canais tiveram acesso a uma demo jogável de 30 minutos do modo protagonizado pela filha de Ethan Winters. O apresentador inclusive brinca que aqui ele consegue mostrar o rosto de Rose.
Na campanha acompanhamos Rose Winters, que luta para encontrar uma forma de se livrar de seus poderes. Sua jornada a leva dentro da consciência do Megamiceto, em uma versão distorcida dos cenários de Resident Evil Village. Dentro deste mundo, Rose encontra o Duque, que envia criaturas mofadas chamadas de Face Eaters para capturar Rose, mas até então suas intenções são desconhecidas.
Neste modo, Rose deve usar seus poderes para abrir os caminhos que estão tomados por estranhas plantas e outras formas de mofo, então não ache que apenas lembrar como eram os cenários vai te ajudar. O modo começa de forma mais linear mas logo então se expande tal qual os fãs dos jogos clássicos devem estar acostumados. Rose também pode congelar seus inimigos para então atirar em seus pontos fracos, mas é melhor tomar cuidado pois a munição aqui é escassa.
Resident Evil Re:Verse foi mais uma vez ignorado, mas seu lançamento continua agendado para a mesma data de lançamento da Expansão dos Winters.
E, por fim, foi exibido um trecho onde um dos apresentadores testa a versão para PSVR2 de Resident Evil Village.
Nesta curta demonstração, vemos Ethan chegando ao castelo Dimitrescu, o apresentador aponta algumas das melhorias em relação ao headset anterior da Sony. O jogo é elogiado por seus gráficos serem tão bons quanto a versão base para os consoles da geração atual, graças à sua forma de renderização que usa o rastreamento dos olhos do usuário, além dos novos controles PSVR2 Sense, que contam com a tecnologia de feedback háptico e dos gatilhos adaptativos para ajudar na imersão. Recursos como vibração do Headset ainda não estavam implementados nessa demo, mas podemos esperar essas adições quando o jogo for lançado em algum momento do ano que vem.
Lembrando que também foi anunciada mais uma edição de Resident Evil Showcase para outubro, uma apresentação online dedicada à franquia, onde teremos mais novidades incluindo atualizações sobre Resident Evil 4.
A Expansão dos Winters e Resident Evil Village Gold Edition, um pacote com o jogo base e a expansão, chegam em 28 de outubro para Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Steam.