A Capcom divulgou um relatório consolidado do seu último ano fiscal, cujo término foi em 31 de março, onde aponta que a série de jogos Resident Evil ultrapassou a marca de 157 milhões em vendas. Os principais destaques do ciclo financeiro são os remakes de Resident Evil 4, Resident Evil 3 e Resident Evil 2, que juntos acresceram 1,2 milhão à franquia nos três primeiros meses de 2024.
Se comparado com outra consolidação da Capcom em 31 de dezembro de 2023, houve uma adição de mais de três milhões nas vendas totais da série no primeiro trimestre deste ano. Além de releituras, histórias mais inéditas também tiveram um salto grande, com Resident Evil Village e Resident Evil 7 passando de 800 mil no período. No relatório aos investidores, a companhia evidenciou que RE7 já está em seu oitavo ano consecutivo, entre ciclos fiscais da Capcom, em vendas que superam a casa do milhão de unidades entregues ao mercado.
Para o novo ano fiscal, que teve início em 1º de abril e só termina em 31 de março de 2025, o planejamento é crescer a comercialização de jogos de catálogo entre as principais marcas, com Resident Evil sendo citado em primeiro lugar como prioridade, além de Street Fighter e Dragon’s Dogma.
Resident Evil 4 e sua relevância
Resident Evil 4 remake sozinho tem mais de 7 milhões em vendas. O número representa o acumulado desde o lançamento inicial, em março de 2023, ao total da versão Gold Edition, de fevereiro deste ano. O dado é citado em um item do relatório da Capcom que expõe vantagens competitivas da companhia com suas propriedades intelectuais, além da experiência de mais de 40 anos no mercado, desenvolvimento de novas tecnologias e a produção eficiente de jogos com o motor de desenvolvimento RE ENGINE.
Capcom em boa fase de vendas
O ano fiscal (que terminou em março de 2024) foi o sétimo consecutivo de recorde nos lucros da Capcom. A situação tem sido impulsionada pelos negócios feitos em conteúdos digitais. No período, a companhia disse ter vendido 45,89 milhões em jogos, o maior número de toda a sua história. Em um release para os investidores, há ênfase também nos 11 anos fiscais consecutivos de crescimento no lucro operacional.
Em um relatório que detalha o trabalho da Capcom para conquistar o sucesso financeiro, a relevância de Resident Evil 4 volta a ser citada, ao lado de Resident Evil 2, como jogos de catálogo relevantes. A companhia disse ter conduzido campanhas para aumentar o reconhecimento da marca da franquia e adquirir novos fãs. O resultado foi um crescimento superior nas vendas em relação ao ano fiscal anterior.
Entre outros investimentos, a máquina de caça-níqueis de Resident Evil Village teve mais de 10 mil de unidades comercializadas e contribuiu para o lucro da Capcom. A companhia também expos em relatório que vai continuar trabalhando com suas grandes marcas em adaptações de filmes e séries de TV e que vai explorar mercadorias que possam aumentar o interesse do público. Resident Evil: Death Island (Resident Evil: Ilha da Morte) e a série em animação Onimusha, lançada na Netflix, são exemplos.