Arte: Frank Alcântara

Análise – Resident Evil Village Gold Edition – PlayStation 5

Após um estrondoso sucesso, muitos fãs clamaram por conteúdos adicionais para Resident Evil Village. A Capcom então, novamente, ouviu os fãs e informou que devido a alta demanda, produziria sim uma DLC para o jogo. Após mais de um ano, finalmente tivemos o lançamento da Expansão dos Winters, que chega não apenas para complementar o oitavo título numerado da franquia, mas também para encerrar um ciclo que se iniciou em Resident Evil 7.

Desde o lançamento de Resident Evil 7, a Capcom se mostrou ser uma empresa que ouve seus fãs, trazendo a franquia de volta ao gênero survival horror, e logo mais o tão requisitado remake de Resident Evil 2. Dessa forma, com a Expansão dos Winters, a Capcom se firma como uma empresa dedicada ao seu público.

Análise em vídeo:

 

Uma nova visão

Um dos modos mais requisitados pelos jogadores foi uma versão em terceira pessoa para a campanha principal de Village. Com a Expansão dos Winters, aqueles que não jogaram o título, seja por não gostarem de jogos em primeira pessoa ou mesmo por questões físicas, finalmente terão a oportunidade de experimentar o mais recente capítulo da franquia. Mesmo se você já jogou Village antes, a visão em terceira pessoa oferece uma experiência completa e totalmente nova para o jogo.

A câmera em terceira pessoa funciona surpreendentemente bem, permitindo uma visão mais ampla do cenário e também de Ethan Winters. Embora o jogo tenha sido projetado em primeira pessoa, a mudança para a câmera sobre o ombro funciona de maneira muito natural. Essa versão não foi um simples trabalho de apenas mudar o posicionamento da câmera, mas teve de ter diversas animações para o uso de cada item e equipamentos completamente refeitas, além de detalhes no modelo de Ethan que não poderiam ser reparados em primeira pessoa. Dessa forma, o modo não pareça um simples mod feito por fãs, com o jogo funcionando de forma muito semelhante às mais recentes reimaginações da franquia, como Resident Evil 2 ou Resident Evil 3, mas mantendo todas as mecânicas e elementos de jogabilidade de Village.

Como era esperado, as cenas ainda continuam sendo em primeira pessoa, o que pode acabar incomodando um pouco ocasionalmente devido à quantidade de vezes que o jogo fica transicionando para essa visão. E sim, infelizmente ainda não podemos ter uma visão clara do rosto do protagonista, mas foi confirmado pelos produtores que se trata de uma decisão criativa.

Diversas sequências que foram projetadas com a visão em primeira pessoa em mente funcionam surpreendentemente bem em terceira pessoa, apesar disso, algumas situações que incomodavam no original ficam ainda piores nesse modo. Por exemplo, a falta do controle da lanterna dificultava a visão do cenário, algo que se amplifica ainda mais em terceira pessoa.

Apesar disso, não se engane, o modo foi muito bem trabalhado e o jogo pode ser experimentado sem perdas. Embora Village tenha tido um trabalho considerável para ser refeito neste modo, não acho justificável travar uma opção de acessibilidade por trás de um conteúdo pago.

Sobre a performance do jogo, ele continua com o mesmo desempenho de antes. Mesmo em terceira pessoa, Village continua com as mesmas quedas de fps nas locações que demandam mais do console, principalmente se o ray-tracing estiver ativado, embora o recurso seja praticamente imperceptível em sua implementação atual.

Vale ressaltar que a visão em terceira pessoa é um modo de câmera, que pode ser selecionado no menu inicial, então todos os seus saves podem ser usados no modo que você preferir.

Mas além deste modo, a Expansão dos Winters conta com mais dois conteúdos adicionais: Mercenários – Ordens Adicionais e Sombras de Rose.

Ordens Adicionais, mas nem tanto

O modo Mercenários de Resident Evil Village foi muito criticado por diversos fãs, por se assemelhar muito mais ao modo raid dos Revelations, por ser mais complicado para manter os combos e também pela falta de personagens. A Capcom ouviu o feedback dos fãs e melhorou diversas das reclamações dos jogadores. Em Ordens Adicionais, temos mais personagens, nas figuras de Chris Redfield, Karl Heisenberg e Lady Dimitrescu. Com cada personagem tendo suas próprias particularidades.

Chris, por exemplo, pode usar socos e melhorar seus ataques com Duque, além de pisar em inimigos caídos para matá-los.

Heisenberg tem, além de seu martelo, objetos arremessáveis que também podem ser melhorados para poder atacar os inimigos à distância, além da possibilidade de invocar um Soldat para atacar os inimigos.

Lady Dimitrescu é muito alta então temos que olhar para baixo para poder atacar as criaturas. Além de seu ataque com garras, temos outros ataques especiais como um arremesso de mobília, um enxame de insetos e a possibilidade de invocar uma de suas filhas para ajudar em batalha.

Agora os inimigos vão até o jogador, então não precisamos nos preocupar tanto em ficar caçando-os pelo cenário. A variedade dos personagens novos torna a experiência de jogar o Modo Mercenários muito mais agradável do que em seu lançamento inicial. Entretanto, não espere algo tão profundo quanto em Resident Evil 5 ou Resident Evil 6, ou com tanta variedade quanto Resident Evil Revelations 2. O modo pode ter recebido melhorias, mas ainda é o mesmo do lançamento original.

Sombras de Rose

Sombras de Rose é uma campanha adicional que se passa 16 anos após o fim de Resident Evil Village. Nela, acompanhamos Rose Winters, que acaba adentrando na consciência do Megamiceto em busca de uma forma de conseguir se livrar de seus poderes, caindo em um mundo completamente bizarro e distorcido, passando por diversas versões ‘alternativas’ de cenários que percorremos em Village. Dentro deste mundo distorcido, Rose é atacada por uma versão de Duque que envia uma onda de inimigos para caçá-la. Ela também é auxiliada por Michael, que se comunica com ela através de mensagens nas paredes, e parece saber mais sobre este estranho mundo.

Desde o anúncio da produção da campanha adicional, muito se especulou sobre o que poderiam fazer em tão pouco tempo. Dessa forma, o jogo precisou reciclar diversos cenários para a DLC. Apesar da reciclagem de cenários, tudo não só é justificado dentro da narrativa, como também funciona de maneira que se crie algo completamente único para toda a franquia Resident Evil. Os cenários são alterados de forma que precisemos redescobrir essas locações, que contam com um visual completamente bizarro, nos remetendo a jogos como The Evil Within ou Silent Hill.

Rose pode usar seus poderes para desbloquear áreas do cenário e resolver puzzles, além de desacelerar e se defender de inimigos. Apesar de podermos enfrentá-los, os recursos são bem escassos neste modo, então o gerenciamento é essencial, e principalmente saber quando lutar e quando fugir. Os poderes de Rose também usam uma carga, sendo necessário usar uma erva branca para recarregá-los.

Mas o jogo conta com diversas áreas e sequências incríveis, trazendo puzzles totalmente novos e uma progressão que acompanha a narrativa conforme vamos descobrindo mais e mais sobre aquele estranho reino.

Enquanto na minha análise original eu reclamei que a trama do jogo era muito fraca, Sombras de Rose se apresenta de maneira muito mais interessante e serve para trazer um melhor encerramento para Resident Evil Village. Eu levei pouco mais de três horas para terminar o modo, que conta com um ótimo desenvolvimento além de trazer uma experiência que não parece simplesmente um capítulo adicional da campanha, mas sim um jogo completamente novo. Há sequências de exploração, combate e stealth, incluindo uma sequência que para mim é a mais assustadora de toda a franquia (sim, ainda mais que aquela) e diversas surpresas que os fãs devem apreciar.

Embora tenha sido apresentado como o fim da saga dos Winters, Sombras de Rose dá um encerramento para a campanha principal de Village, mas deixa muito espaço para especulação e mantém a porta aberta para o retorno da personagem no futuro. Independente disso, se trata de uma das melhores (e definitivamente uma das maiores) expansões da franquia.

Conclusão

A Expansão dos Winters traz diversas melhorias para os modos lançados originalmente, incluindo uma ótima versão em terceira pessoa para a campanha principal, melhorias para o modo Mercenários e uma excelente campanha adicional que consegue trazer uma experiência totalmente nova e um melhor encerramento para a trama do jogo. Embora tenha menos conteúdo que as DLCs de Resident Evil 7, a Expansão dos Winters traz a versão definitiva de Resident Evil Village.

Resident Evil Village Gold Edition e os conteúdos adicionais da Expansão dos Winters e Os Mercenários vão estar disponíveis a partir de 28 de outubro com dublagem em português do Brasil.

Colaborou com a revisão deste conteúdo: Natália Sampaio

Imagens do modo Sombras de Rose são de um material fornecido diretamente pela Capcom. As demais capturas de Resident Evil Village Gold Edition foram realizadas pelo autor da análise no PlayStation 5.

Nota final
Pontos positivos:
Excelente modo em terceira pessoa;
Melhorias para o modo mercenários;
Campanha Sombras de Rose traz uma experiência nova e única.
Pontos negativos:
Modo em terceira pessoa e melhorias para o modo mercenários deveriam ser gratuitos;
Não há tantos modos extras quanto Resident Evil 7.
8