Uma discussão que sempre rodeia a comunidade é sobre quais são os melhores jogos da franquia. Há quem diga que somente os clássicos são Resident Evil de verdade, ou que Resident Evil 4 é o melhor jogo da franquia, e também tem quem prefira os remakes e a trilogia nova. Mas, pela crítica especializada, quais são os jogos mais bem avaliados da franquia?
Neste novo vídeo, confira os 10 mais bem avaliados [em ordem decrescente] de acordo com o Metacritic, o agregador de notas mais conhecido pelos gamers. Você já teve curiosidade de saber?
10 – Resident Evil Village – PlayStation 5
Em décimo lugar temos Resident Evil Village. O oitavo título numerado da franquia foi o primeiro Resident Evil a ser lançado para a atual geração de consoles. O jogo contou com diversas melhorias em relação ao seu antecessor e fez muito sucesso tanto entre a crítica e o público, contando com uma média de 84 no Metacritic. Embora o jogo tenha feito sucesso, além de ter trazido o graaaande ícone que foi Lady Dimitrescu, Village recebeu muitas reclamações dos fãs por conta de sua trama simplista e vilões mal aproveitados. Mas sem dúvidas poucos jogos da franquia conseguiram causar tanto impacto quanto ele.
9 – Resident Evil 7: Biohazard – PlayStation 4
Em nono lugar temos Resident Evil 7. O jogo chamou atenção desde seu estrondoso anúncio, e serviu para dar uma nova vida à franquia após Resident Evil 6. O jogo foi responsável por levar Resident Evil de volta para o survival horror, além de ser totalmente jogável em realidade virtual no PlayStation 4. Alguns fãs reclamaram que o jogo era em primeira pessoa e ficaram comparando o título com Outlast, muito provavelmente porque nunca viram um outro jogo de terror na vida, mas sem dúvidas Resident Evil 7 é um dos títulos mais próximos da trilogia clássica e um dos melhores jogos da franquia, contado com uma média de 86 no Metacritic.
8 – Resident Evil 2 (1998) – PlayStation
O Resident Evil 2 original passou por diversas mudanças durante seu desenvolvimento, chegando a receber um reboot completo. Mas tudo isso ajudou a tornar o jogo melhor. A sequência do Resident Evil original contava com mais áreas, armas, inimigos, gráficos melhores e uma das melhores narrativas de toda a franquia, contando inclusive com 4 possíveis cenários com suas diferenças nos eventos do jogo. O jogo favorito de muitos fãs da franquia, inclusive o meu, Resident Evil 2 conta com uma média de 89 no Metacritic
7 – Resident Evil 2 (2019) – PlayStation 4
Desde o lançamento do remake de Resident Evil, os fãs clamavam por um remake de Resident Evil 2. Mas foi somente em 2019 que os fãs finalmente receberiam o tão sonhado jogo. Contando com uma das melhores ambientações e jogabilidade de toda a franquia, Resident Evil 2 reimagina os eventos do jogo de 98 em uma roupagem moderna. Embora o jogo tenha suas ressalvas como inimigos cortados, poucas interações entre Leon S. Kennedy e Claire Redfield e, principalmente, a falta de interconexão entre as campanhas, Resident Evil 2 é um excelente jogo que mesmo com essas limitações conquistou tanto o público quanto a crítica, se tornando o jogo mais vendido da franquia e o sétimo jogo mais bem avaliado no Metacritic, contando com uma média de 91 no agregador. (Agora imagina se ele tivesse um cenário B, seria top 1 da franquia)
6 – Resident Evil (1996) – PlayStation
Onde tudo começou. Resident Evil não somente salvou a Capcom da falência como também marcou uma geração, praticamente criando o gênero survival horror. O jogo que surgiu como um remake de Sweet Home antes de virar um título original se tornou uma das maiores franquias da Capcom e um dos jogos mais importantes da história. Resident Evil aterrorizou uma geração de jogadores e seu legado permanece até hoje. Seja com seus jumpscares, puzzles, cenas e diálogos icônicos, Resident Evil foi o primeiro passo para uma franquia de sucesso, e conta com uma média de 91 no Metacritic.
5 – Resident Evil 3: Nemesis – PlayStation
O terceiro título numerado da franquia é também o jogo mais bem avaliado da série no PlayStation. Mesmo sendo mais curto que seus antecessores e contando com somente uma campanha, Resident Evil 3 aproveitou suas limitações contando com uma excelente exploração da cidade, decisões que os jogadores poderiam tomar e eventos que mudavam a depender da escolha do jogador. Contando com uma das protagonistas mais queridas da franquia e um dos vilões mais icônicos da saga, Resident Evil 3: Nemesis foi um sucesso de público e crítica, contando com uma média de 91 no Metacritic.
4 – Resident Evil (2002) – GameCube
Tendo sido feito apenas seis anos após o lançamento de Resident Evil 1, o remake do primeiro jogo da franquia era inacreditável. Os gráficos do exclusivo de gamecube eram extraordinários (e sinceramente continuam belíssimos até hoje), os cenários e áreas foram expandidos e o jogo contava com ainda mais adições para a história do jogo, como a adição de Lisa Trevor. Resident Evil remake é considerado por muitos como a versão definitiva do jogo e o melhor remake da franquia até hoje. Embora o jogo não tenha vendido tão bem no console da Nintendo, e fez com que a franquia tomasse novos rumos, a crítica achou o jogo ainda melhor que o original, e também conta com uma média de 91 no Metacritic. E agora, vamos para o nosso Top 3.
3 – Resident Evil 4 (2023) – PlayStation 5
O mais recente lançamento da franquia também é o terceiro jogo mais bem avaliado da saga. O remake de Resident Evil 4 surgiu em meio a muitas controvérsias, afinal, Resident Evil 4 precisava de um remake? E o jogo seguiu após o mal recebido Resident Evil 3. Apesar disso, o remake do quarto título numerado se mostrou não só um excelente remake como também um dos melhores jogos da franquia. As adições e mudanças na trama mantiveram o jogo renovado e trouxeram diversas surpresas mesmo para quem cansou de zerar a aventura de Leon na Espanha. O jogo foi um sucesso e conta com uma média de 93 no Metacritic.
2 – Resident Evil – CODE: Veronica – Dreamcast
Lançado originalmente como um exclusivo de dreamcast, Resident Evil CODE: Veronica é o segundo jogo mais bem avaliado da franquia! O título que mostra Claire Redfield em sua busca por Chris Redfield após os eventos de Resident Evil 2 contou com diversas inovações gráficas na época, sendo o primeiro jogo totalmente renderizado em 3D da franquia, o que permitia iluminações mais realistas, movimentos de câmeras mais complexos, mira em primeira pessoa e gráficos moderníssimos para a época. O jogo que é considerado um dos mais difíceis da franquia ganhou ports para PlayStation 2 e GameCube pouco depois, contando com cenas inéditas e intitulado CODE: Veronica X, mas a versão mais bem avaliada foi a do lançamento, tendo uma média de 94 no Metacritic.
E agora, em primeiro lugar…
1 – Resident Evil 4 – GameCube
É isso mesmo! Resident Evil 4 é o jogo mais bem avaliado da franquia. O único título da saga a vencer o Game of the Year, Resident Evil 4 trouxe mudanças e inovações que influenciaram não somente a franquia mas também toda a indústria. Contando com uma câmera sob o ombro e a possibilidade de mirar com precisão onde o jogador quisesse, Resident Evil 4 trouxe Leon novamente como protagonista e o tornou um dos maiores, se não o maior, nome da franquia. O jogo que foi portado para todas as plataformas existentes e algumas que ainda não existem, é também o survival horror mais bem avaliado no Metacritic, contando com uma média de 96 no site.
Para concluir…
Esse foi o TOP 10 jogos mais bem avaliados da franquia, ao menos de acordo com o Metacritic. É claro que é interessante ver como os jogos foram recebidos pela mídia especializada, porém mais importante que isso, com qualquer tipo de mídia, é que você tenha se divertido e ela tenha te trazido bons momentos, ou mesmo boas lembranças. Tanto é que a gente brinca que a crítica só importa quando dá nota boa para algo que a gente goste. E o seu jogo favorito, entrou no Top 10?






