Billy Coen esteve entre nomes de personagens de Resident Evil: No Escuro Absoluto

O produtor executivo da Capcom, Hiroyuki Kobayashi, compartilhou algumas informações de bastidores de Resident Evil: No Escuro Absoluto (Resident Evil: Infinite Darkness) por meio do blog Under the Umbrella, disponível em inglês e japonês no site oficial Resident Evil Portal. Confira a seguir uma tradução do conteúdo (com adaptações, em forma de perguntas e respostas), que parece ter sido produzido pouco antes do lançamento da série. Entre os destaques, há uma consideração que envolve Billy Coen, protagonista de Resident Evil 0, na animação.


Como Resident Evil: No Escuro Absoluto foi criado?

Já tinha feito três filmes em computação gráfica (Resident Evil: Degeneração, Resident Evil: Condenação e Resident Evil: A Vingança) e revelei primeiro ao produtor do último que queria expandir além deles, o que levou a decisão de trabalhar com a Netflix. A ideia de ter a série estreando de forma global realmente deixou tudo mais empolgante.

Você pode dizer se teve algum problema trabalhando neste projeto?

Enquanto trabalhava no roteiro, eu tive consciência de que se tratava de uma série de TV, então cada episódio deveria ter um final para fazer o espectador ir ao próximo. Fizemos de uma forma que houvesse identificação instantânea com os cenários, seja a Casa Branca, um submarino, na China ou um laboratório. Durante esse processo, mudamos as cenas para tentar obter finais mais dramáticos, os diferenciando de um filme padrão.

Então os dramas de TV precisam de uma história e um ritmo capazes de manter a curiosidade do espectador a cada episódio. Em termos de cenário, No Escuro Absoluto está em algum lugar entre Resident Evil 4 e Resident Evil 5. O que o fez escolher este período?

Antes mesmo de ter um diretor no projeto, queríamos que Leon S. Kennedy aparecesse ao lado de uma personagem feminina, que decidimos que seria Claire Redfield. Precisávamos de um período na linha do tempo de Resident Evil em que Claire e Leon pudessem trabalhar juntos sem interferir no lore estabelecido da franquia. Durante as conversas com o diretor, determinamos que Leon deveria aparecer entre seu período como um policial novato de 1998 (Raccoon City) e seu estado traumatizado de 2014 (Resident Evil: A Vingança). Decidimos ir com 2006, dois anos depois que ele resgatou Ashley Graham como agente, algo bem conhecido pelos fãs. E assim chegamos a Claire, Leon e o incidente na Casa Branca em 2006. Acontece pouco antes de Jill Valentine e Chris Redfield invadirem o local onde Spencer estava (Spencer EstateResident Evil 5, Lost in Nightmares), algo que ainda não tinha sido retratado nos jogos.

Então você decidiu os personagens primeiro, despois escolheu um período de tempo que não criaria conflitos de continuidade. O pai de Ashley, o Presidente Graham, aparece em No Escuro Absoluto. Como isso aconteceu?

Bem, se íamos usar o incidente da Casa Branca de 2006, ele tinha que aparecer! Após consultar a equipe de desenvolvimento, nós o caracterizamos como um presidente com um forte senso de justiça, o que eu acho que os fãs de RE4 irão gostar. Há até uma cena em que ele faz um discurso, algo que nunca aconteceu em um Resident Evil, dando a sensação de uma série dramática americana.

Você teve que fazer algum corte ou mudança decepcionante?

Enquanto trabalhava o enredo no Penamistão, pensamos em incluir outros personagens além de Leon ou Claire. Em um momento consideramos trazer Billy, de Resident Evil 0, mas ele simplesmente não se encaixava no cenário. Desculpe, fãs de Billy!

Então o ex-militar que estaria no campo de batalha no Penamistão seria Billy… É uma pena que ele não tenha permanecido, mas é bom ouvir seu nome sendo mencionado! Com o drama e o suspense presentes na série, o que inspirou a história?

Em Resident Evil: A Vingança voltamos às raízes do terror em um primeiro momento, depois mudamos o foco para ação para envolver os fãs que apreciam os jogos de maneiras diferentes. Não queremos refazer totalmente um terreno, então decidimos abraçar o gênero de suspense, que nos remete ao diretor Eiichiro Hasumi, que já tem experiência na área. Naturalmente que a série possui elementos de ação e terror, mas queríamos atrair as pessoas para os diálogos que não haviam aparecido nos jogos. Essa é a primeira vez que ouvimos Leon falar sobre sua experiência em Raccoon City, que eu sei que as pessoas vão adorar.

Há algo que você esteja animado para que todos vejam?

Um destaque com certeza é para o encontro inesperado de Leon e Claire na Casa Branca. Na verdade, não há muitas cenas em que eles trabalham juntos, mas aquelas em que eles estão, são imperdíveis. O fato de trabalharem separadamente, mas acabarem no mesmo lugar, lembra os jogos.

O que separa a série de trabalhos anteriores?

Mesmo tendo feito três filmes em computação gráfica no passado, a ideia de uma série de TV me intimidou muito quando eu discuti com o diretor Eiichiro. Só que quando conversamos sobre o que envolve Resident Evil, ele ficou ansioso para fazer funcionar. Como diretor de live-action, ele coloca a “câmera” em lugares onde seria possível no mundo real. Mesmo que na computação gráfica seja possível focar melhor na ação direta, filmes live-action não necessariamente fazem isso o tempo todo, então fizemos ajustes propositais para refletir com mais precisão o que uma câmera real registraria. Foi assim que pudemos criar uma animação muito realista. Se você já viu a série, tente assistir novamente com essa percepção e terá uma experiência diferente.

Há mais alguma coisa que gostaria de dizer?

No Escuro Absoluto está disponível no mundo todo, então dê uma olhada! Se a série animada fizer você querer saber mais de Leon além desta história, confira Resident Evil 6 e Resident Evil: A Vingança. Se estiver procurando mais de Claire, ela aparece em Resident Evil: Revelations 2. E se você quiser revisitar o passado deles, os dois aparecem juntos no clássico Resident Evil 2 (1998) e em Resident Evil 2 Remake (2019). Eu adoraria que a série inspirasse as pessoas a experimentar outros trabalhos de Resident Evil! No Escuro Absoluto consiste em quatro episódios de 25 minutos, algo como a duração aproximada de um filme. A Netflix tem um recurso conveniente para pular aberturas, mas cada uma delas difere a cada um deles, então espero que não sejam ignorados! [risos]


Billy cogitado? Na mente da Capcom? Ele seria muito bem aproveitado, quem sabe, com Rebecca Chambers! Se os rumores se confirmarem em relação a um “Resident Evil Revelations 3“, conhecido também como Resident Evil Outrage, quem sabe Billy não apareça para dar uma mão em meio a um surto em um campus universitário

Quer ler mais conteúdos do blog Under the Umbrella em português? Acesse o tópico dedicado aos textos no Fórum REVIL com as memórias e curiosidades da franquia.