Gerado com IA, via Copilot Designer

Resident Evil 9 e novo filme live-action de Resident Evil… precisamos falar sobre!

Tenho visto circular por aí dois temas nos últimos dias. O mais recente é sobre um possível Resident Evil 9, enquanto o outro fala sobre o desenvolvimento de um novo filme live-action inspirado em Resident Evil. As duas coisas vão acontecer, ocasionalmente, e não há nem o que se discutir, mas a falta de um “quando” ou uma oficialização criam algumas situações meio desnecessárias. Mexe com as expectativas dos fãs e sites/youtubers têm usado isso mais para atrair público com especulações. São boas “baits”, confesso, mas entre equipe fui contra o REVIL entrar na onda e tratar como notícias – pois não são.

Ainda bem que temos cá no REVIL um ambiente mais solto para falar sobre coisas que rondam a comunidade. Um espaço mais leve, no qual podemos falar com uma linguagem menos formal. Vou tratar aqui, nesta postagem do Blog REVIL, sobre os dois temas que não vejo como notícias, mas que… precisamos falar sobre!

Resident Evil 9

O REVIL não tem notícias disso. Na verdade, nossos pássaros disseram que a Capcom tem sido bastante cautelosa depois do que aconteceu com Resident Evil Village. Para quem não se lembra, além dos vazamentos de testes de gameplay no Japão, a companhia foi alvo de um ataque criminoso, o qual revelou a existência do remake de Resident Evil 4 antes de uma oficialização. Além disso, outros nomes de projetos internos e em desenvolvimento vazaram, incluindo os nomes Resident Evil Outrage, Biohazard Apocalypse e Resident Evil Hank.

Sobre projetos, a Capcom tem muitos, e alguns deles sequer se tornam Resident Evil, mesmo que talvez levem o nome em algum momento – cof cof cof Resident Evil 4 que virou Devil May Cry. Sequer Resident Evil Village é um Resident Evil 8, apesar de ser o que é. Em relação à Resident Evil 9, antes de falar sobre um possível jogo, é preciso voltar em uma tentativa que ficou conhecida entre a comunidade como Resident Evil Revelations 3. Ao que sabemos sobre Revelations 3, o último rumor entre os sussurros da comunidade envolveu justamente o vazamento de um teste de gameplay, tal como aconteceu com Village. Revelations 3, naquele momento, teria o nome Outrage. Isso aconteceu em 2021 e a Capcom se fechou mais desde então.

Arte: Frank Alcântara

Sobre Resident Evil 9, supostamente ele é o tal Biohazard Apocalypse. Só. O que há além disso é de pura especulação e sequer pode ser considerado no campo dos rumores. Mas Resident Evil 9 tem voltado à tona e com diversas viagens entre sites/youtubers. O “Apocalypse”, em português Apocalipse, tem sido usado a exaustão para falar sobre uma história futura onde o mundo enfrentaria o tal apocalipse e talvez os jogos entrassem na vibe dos live-actions com Milla Jovovich, no qual existiu um Resident Evil 3: A Extinção. Matar todo mundo deu certo para Milla, a Jovovich, mas deixou muitos fãs chateados no processo. Outra escolha ruim, para o mesmo tipo de suposto desenvolvimento, foi com Resident Evil: A Série. Então, assim, talvez, só talvez a Capcom não iria levar seu RE9 para o mesmo buraco. O que existem são falácias, nada de rumor, insider, ou fonte de nada que envolva uma história de apocalipse.

TÁ, mas disse tudo isso para chegar no tal do Dusk Golem. Vocês o conhecem do X (antigo Twitter) também como @AestheticGamer1. Na época dos vazamentos de gameplays de Resident Evil Village, e também em parte do que rolou com um Revelations 3, até havia uma certa credibilidade nas informações que ele repassava. Alguns sussurros eram fortes o suficiente até para o REVIL postar o que ele dizia, mas isso ficou no passado. Não há razão para crer que ele tenha mais o trânsito que é sugerido entre a indústria, mas o que a pessoa diz segue sendo tratado como verdade por muitos por aí. Desconfiem.

Recentemente, o cidadão voltou à tona e acabou alimentando alguns sites/youtubers por aí com “boas notícias/rumores” de Resident Evil 9. Foi no ambiente do X, onde ele tinha dito que sairia em julho de 2023. Ocasionalmente a pessoa volta e a impressão que fica é que quer atenção. Mas vamos ser justos, não há nada de quente de Resident Evil por aí, então qualquer fagulha vira um incêndio. E é o que o cidadão provocou.

Em uma série de novos tweets (eu nunca vou achar uma definição correta para o “xis”), diz ele o seguinte:

  • Resident Evil 9 deve ser revelado em breve e lançado no próximo ano, provavelmente em janeiro. Haviam rumores de atrasos, mas que isso pode ter sido desconsiderado. RE9 teria passado 7 anos em desenvolvimento;
  • A pessoa por trás dos tweets diz que não vai vazar/espalhar boatos e nenhum detalhe do jogo. Vai deixar a Capcom fazer isso para surpreender as pessoas;
  • Resident Evil 9 começou a ser desenvolvido em 2018 como um possível RE8, mas que Village é que assumiu o posto depois de ter sido considerado um spin-off. RE9 e RE8 estavam em desenvolvimento ao mesmo tempo;
  • Projetos da Capcom recebem sinal verde em lotes. Em algum período de 2018 haviam Resident Evil 2, Resident Evil 3, Resident Evil 4, Resident Evil 8 e Resident Evil 9 em desenvolvimento, uma vez que há a intensão da companhia em manter lançamentos de RE “quase anuais”;
  • Sobre RE9, o jogo teria o maior orçamento e o maior tempo de desenvolvimento de qualquer outro Resident Evil. Outros jogos teriam recebido sinal verde para serem desenvolvidos no início de 2023.

Isso tudo é um prato cheio para quem quer especular, não? Que um novo Resident Evil existe no horizonte é fato e já falei isso aqui inúmeras vezes, agora qual e como vai ser, cabe a Capcom. Quando a pessoa, Dusk Golem, diz que não quer dar detalhes de RE9, talvez ele entregue o seu personagem ali. É alguém que joga algumas suposições, que até fazem sentido, mas são reflexões que podem não passar de somente dos “achismos”.

Portanto, cuidado ao acreditar no que tem sido divulgado de gente que se diz insider por aí. Sabe quando vai ser possível voltar a acreditar em algum rumor? Quando a Capcom desenvolver os testes com gameplay de Resident Evil 9 ou outro jogo. Isso acaba vazando. Um anúncio, de RE9 ou não, vai certamente acontecer antes do final do atual ano fiscal da companhia, que termina em março de 2025 – algo que eu volto a repetir aqui, e sequer preciso ser definido como insider.

Imagem de um “Resident Evil 9” gerada com IA, via Copilot Designer

Tem vários Resident Evil em produção. Sempre tem.

Novo live-action de Resident Evil

O outro assunto que tem circulado por aí envolve o insider Daniel RPK, o @DanielRPK no X. Aos seus assinantes no Patreon ele postou que a Screen Gems (Sony Pictures) está desenvolvendo um novo filme de Resident Evil. Daniel RPK tem relevância e já acertou até em parte do elenco de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City antes mesmo do filme ser anunciado. Mas não vejo que esta seja uma notícia muito nova, de que há mais um Resident Evil live-action em desenvolvimento.

Kaya Scodelario é Claire Redfield em Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City; Avan Jogia interpreta Leon S. Kennedy

Já trouxe aqui no REVIL, e como notícia, alguns projetos envolvendo um novo filme. Um dos mais recentes é de um “Umbrella Chronicles”. Tem até mesmo uma visão para uma sequência de Bem-vindo a Raccoon City, além de uma nova série de TV. Saiba mais: Projeto “Umbrella Chronicles” ganha força como novo filme de Resident Evil.

Há um ano atrás um novo Resident Evil live-action já estava em desenvolvimento – talvez, até antes disso – então não é algo novo, mas sites/youtubers estão tratando como se fosse recente. Então cuidado ao morder as iscas que estão sendo jogadas por aí.

Tá, e agora?

Bom, quando o REVIL tiver algo relevante para tratar, será dado como notícia. Também compartilhamos rumores/especulações? Com certeza. Fizemos isso antes de Village ser revelado, tal como com Bem-vindo a Raccoon City e, ainda, com Resident Evil: A Série. Há algo que os fãs precisam ficar mais de olho no momento? Não.

Fiz textão, mas porque fui provocado a fazer. E foi entre a Equipe REVIL, viu? Considerei o fato de que valia trazer para o público que nos acessa os assuntos, pontuando algumas questões, do que simplesmente não falar nada. Então falei. Melhor do que aumentar confusões sobre algumas coisas por aí.

Imagem/destaque: Gerada com IA, via Copilot Designer

Este conteúdo faz parte do Blog REVIL, com produções alternativas da Equipe REVIL ou colaboradores na seção REVIL Lab.