Desenvolvedores discutem ideias iniciais e problemas de produção de Resident Evil Village

Resident Evil Village vem provando ser um grande acerto da Capcom, misturando a atmosfera de terror de Resident Evil 7 com uma roupagem de mais ação. Esta combinação mostrou ser efetiva para a maioria dos jogadores. Mas você sabia que esse poderia não ter sido o caso? No último vídeo divulgado pela Capcom, os produtores falam sobre o pior ponto do desenvolvimento do jogo, onde nada se encaixava. O motivo? Inimigos demais.

No “Making of Resident Evil Village”, lançado no YouTube, os desenvolvedores contam sobre o conceito inicial, onde grandes hordas de inimigos atacam os jogadores, que teriam que sobreviver sem muita munição.

 

Apesar de, em teoria, isso se assimilar ao resultado que ganhamos, quando o jogo entrou em uma fase de testes fechados, já nos estágios finais de desenvolvimento, o feedback era tremendamente negativo, os inimigos eram numerosos e agressivos demais e a parcimônia exagerada de munição fazia com que a gameplay se tornasse cansativa, tediante e frustrante.

A reação negativa não foi só dos jogadores, o setor de “Quality Assurance” (Garantia de Qualidade) da Capcom sentiu que esse combate excessivo iria contra o que os desenvolvedores pretendiam transmitir: conforme os combates exaustivos assombravam o jogo, eles notavam que os jogadores passavam a jogar sem pensar, apenas sobrevivendo mecanicamente sem engajar significativamente com o jogo.

Em um estágio tão tardio de produção, esse feedback não foi bem recebido pela equipe no começo, já que isso significava remodelar toda base do jogo que vinham desenvolvendo há anos. Um trabalho tão árduo em uma etapa tão tardia levaria a um grande retrocesso. Mas após a equipe passar um mês longe do projeto devido à pandemia de Covid-19, ao voltar ao escritório, eles sabiam que esse problema não poderia ser ignorado, algo precisava mudar.

A equipe então adotou um ideal para o desenvolvimento que chamaram de “Luta Pela Sobrevivência” e, em prol dessa temática, foram ajustando a gameplay de forma a se adequar com a visão que queriam transmitir ao jogador.

Morimasa Sato, diretor de Village, disse que a essência do horror é “ir em frente quando você só quer sair correndo”. Dentro disso, eles precisavam pensar em maneiras criativas de transmitir o sentimento de que o jogador precisa progredir, mesmo contra seus instintos. Sato chegou à conclusão de que o jogador não deveria reagir ao jogo sem pensar, mas sim manter um raciocínio onde se engaja com o jogo e até se contradiz, para então dominar seu medo e o obstáculo à sua frente.

Com essa mentalidade, era então uma questão de administrar o quanto a narrativa e o “Level Design” agregam para transmitir essas emoções, sendo esse o foco da equipe ao reestruturar o jogo.

Eventualmente, os desenvolvedores chegaram ao consenso de “Dar espaço ao jogador”: em vez de causar pânico ao jogar hordas de monstros hostis, eles pretendem deixar o jogador paranoico sobre “se” e “como” eles vão ser atacados, criando uma preocupação constante sobre qual será o próximo inimigo. Focando em aprimorar esse ritmo, foi então que o desenvolvimento voltou a fluir com diversos ajustes, assim eles sentiam ter alcançado o objetivo inicial: a “luta pela sobrevivência”.

O feedback negativo e a necessidade por mudanças foi um ponto baixo para o desenvolvimento de Resident Evil Village. Há anos a equipe se dedicava ao projeto já quase finalizado e a reestruturação foi um grande obstáculo. Mas ao fim do processo, os desenvolvedores conseguiram, em um curto espaço de tempo, corrigir as falhas e entregar um resultado forte e satisfatório para toda a empresa. No final do desenvolvimento, era unânime os benefícios que essas mudanças trouxeram ao jogo e a equipe como um todo sentiu orgulho e confiança no produto final que entregaram ao público.

Resident Evil Village, que dá continuidade aos eventos de Resident Evil 7, está disponível para PC (Steam), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X / S e Stadia.

É possível adquirir a versão de Village para PC no site Green Man Gaming, parceiro do REVILclique aqui e acesse.

Confira as análises de Resident Evil Village no REVIL:

Revisão de texto: Natália Sampaio