Sim, o hype é real e Resident Evil 4 Remake também. Enquanto estamos tentando processar tantas emoções, vamos conferir tudo o que foi revelado do jogo até então!
Sem perder tempo algum, o trailer já começa com a data de lançamento: RE4 chega para Playstation 5, Xbox Series S|X e PC (Steam) em 24 de março de 2023. O título é revelado junto a uma música típica espanhola, tal qual a cena de introdução do Resident Evil 4 original.
No trailer, ouvimos os personagens falando em códigos, dando uma ênfase maior no aspecto de ser uma missão oficial. Logo, então, vemos Leon S. Kennedy interagindo com o Presidente Graham, em uma caracterização muito semelhante a de Resident Evil: No Escuro Absoluto (Resident Evil: Infinite Darkness). Com isso, já podemos ver que teremos alterações e possivelmente expansões na trama do jogo. O próprio site oficial da Capcom afirma que a história do título será reimaginada, a mesma palavra usada para descrever as mais recentes versões de Resident Evil 2 e Resident Evil 3.
Em seguida, no trailer, vemos Ashley Graham correndo, no que pode ser a área inicial que leva ao vilarejo. É interessante notar que, além de atualizarem o visual da personagem, suas roupas lembram muito as versões descartadas do beta de RE4, mas ainda mantendo a sua identidade visual.
In the files of beta versions of #ResidentEvil 4 a model for an alternate costume for Ashley Graham can be found which sees her dressed in more winter-focused attire. pic.twitter.com/NZXNDb0sGj
— Resident Evil Facts (@ResiFacts) May 15, 2020
E para quem ficou interessado em saber quem é a modelo da personagem, fãs astutos descobriram que se trata da influencer neerlandesa Ella Freya. Em suas redes sociais, ela confirmou a participação no jogo e agradeceu o apoio dos fãs.
トレーラーを見たとき、本当に泣きそうになりました。今は嬉しすぎます。皆さんこころからありがとうございます #バイオハザード #Residentevil4remake #アシュリーグラハム pic.twitter.com/kA7ylG7THB
— Ella Freya エラ・フレイヤ (@Eriza_Freya) June 3, 2022
Em outro plano, vemos um cervo morto próximo a algumas velas, o que pode indicar uma expansão do aspecto religioso dos habitantes locais.
A cena de Ashley sozinha em frente a um portão pode significar que teremos uma expansão de sua participação no jogo, de forma semelhante à participação de Carlos Oliveira em Resident Evil 3 (2020) que foi bem mais considerável que no jogo original.
Agora temos pontos mais familiares. Vemos Leon chegando à cabana onde encontramos o primeiro ganado, em um cenário com visual e iluminação super trabalhados e repaginados. É possível que o jogo altere a duração dos eventos e o horário em que Leon chegue ao vilarejo, então podemos até contar com um clima de terror ainda maior.
A vila está completamente atualizada na RE Engine, o canal no YouTube El Analista de Bits fez um vídeo comparando os cenários e inimigos do trailer com o jogo original. As imagens você pode conferir abaixo:
Também pudemos ver como alguns inimigos ficaram na nova versão, incluindo ganados e até mesmo alguns cultistas. Ambos estão ainda mais aterrorizantes na RE Engine.
Luis Sera também apareceu no trailer, mas sem mostrar o seu rosto. Ele está usando uma roupa completamente nova e portando a icônica arma Red9.
Outra personagem que apareceu por um breve momento foi a sempre aclamada Ada Wong. O curto plano da espiã de vermelho aparenta se passar no castelo, tal qual no jogo original, mas, dessa vez, Ada aparentemente recebeu o recado e conseguiu se vestir mais apropriadamente para a ocasião. Infelizmente, para quem gostou da atuação de Jolene Andersen em Resident Evil 2 (2019), pode se decepcionar. É que, ao menos por enquanto, não há nada que indique a volta dela ao papel em Resident Evil 4. A atriz disse no Twitter que, infelizmente, não foi convidada para reprisar a espiã.
Bitorez Mendes também marca presença e aparece imponente usando um chapéu para esconder a calvície.
Pelo visto a Capcom gostou da ideia de dar chapéus para os vilões da franquia.
No trailer, também podemos ver Leon deitado no barco em um lago, praticamente garantindo que a luta contra Del Lago será mantida nesta versão.
Em outra cena, conferimos o possível símbolo da seita Los Illuminados. A imagem lembra muito o símbolo de Resident Evil Village e pode acabar indicando uma possível conexão entre os jogos da franquia.
Ao final do trailer, tivemos o visual de Osmund Saddler, que porta uma versão ainda mais grotesca de seu bastão.
E, finalmente, vemos a logo atualizada do jogo, que segue o mesmo padrão das reimaginações.
Por fim, vemos Leon no carro de polícia, tal qual no início do jogo de 2005. Ele segura uma foto de Ashley que mostra ainda melhor a caracterização da personagem.
A jaqueta de Leon no trailer também remete às versões descartadas do jogo, que popularmente ficou conhecida como Resident Evil 3.5. Todo o clima do jogo parece ter sido retrabalhado para ampliar ainda mais os elementos de terror, então pode ser que ele tenha aproveitado ainda mais da versão beta de Resident Evil 4, mas, por enquanto, podemos apenas aguardar para ver.
Se você gostou da nova jaqueta do Leon – e tiver muito dinheiro para gastar -, saiba que ela é baseada em uma roupa real da grife Schott NYC e está disponível para venda pela bagatela de 1.495 dólares (cerca de R$ 7.170).
A Capcom também confirmou que a equipe de desenvolvimento de Resident Evil 4 conta com diversos membros que participaram da produção de Resident Evil 2 (2019). Isso acaba alinhando com os rumores de que a M-Two, desenvolvedora responsável por Resident Evil 3 (2020), estaria a cargo do desenvolvimento de RE4 antes da Capcom passar a produção para a Dev1.
Capcom confirms that the RE:4 remake development team features many who previously worked on RE:2. #RE4 pic.twitter.com/lbYANz52bZ
— Alex Aniel (@cvxfreak) June 2, 2022
Resident Evil 4 estava cercado de rumores e especulações. Agora que finalmente tivemos a confirmação do jogo, podemos aguardar ansiosamente por seu lançamento dia 24 de março de 2023, exclusivamente para Playstation 5, Xbox Series X|S e PC (Steam).
E O JOGO, VAI SER DUBLADO EM PORTUGUÊS?
Tal como Resident Evil Village, o REVIL acredita que sim. Com a boa recepção dos fãs envolvendo vozes locais para Village, e com a reorganização da Capcom para atender ao mercado no desenvolvimento do jogo, dificilmente a empresa deixaria de atender o Brasil neste sentido. Então um “Me ajuda, Leon” é provável. O anúncio da novidade deve estar sendo guardado para uma boa oportunidade – como a Brasil Game Show, que já contou com Yoshiaki Hirabayashi, produtor de Resident Evil 2.
E você, notou alguma coisa no trailer que não reparamos? Deixe aí nos comentários.
Este artigo contou com revisão de Natália Sampaio