Arte: Frank Alcântara

Retrospectiva 2022 – Ouça o podcast especial e confira os conteúdos mais acessados do REVIL

Um novo ano já está entre nós, mas a Equipe REVIL não se esqueceu da tradição de fazer sua retrospectiva sobre o que passou. Em 2022, a principal “surpresa” foi o anúncio oficial de Resident Evil 4 Remake com um trailer que instigou os fãs para mais uma reimaginação com a tecnologia RE Engine. Falamos disso e outras coisas em um podcast especial de retrospectiva de 2022. Ouça!

Há um ano, em janeiro, Resident Evil Village seguia em destaque. Foi eleito jogo do ano nos Steam Awards e a Capcom falava das mais de 5,7 milhões em vendas do título no mercado. Já em fevereiro, os responsáveis pela iniciativa Resident Evil 4 HD Project liberaram um mod completo para a versão clássica de RE4 para PC, deixando o jogo em alta definição real. Enquanto isso, um rumor já circulava envolvendo o anúncio do remake com a Capcom celebrando mais de 123 milhões em vendas da franquia.

No mês que Resident Evil completou 26 anos de existência, a Capcom decidiu relembrar a história dos jogos com artes e sons no Resident Evil Portal e houve o anúncio do relançamento de Resident Evil 2, Resident Evil 3 e Resident Evil 7 com melhorias no PlayStation 5 e Xbox Series. Em abril, leitores de um site no estilo magazine voltado ao público LGBTQ elegeram Resident Evil Village como melhor jogo de 2021. Já em maio, a Capcom destacava Village com mais de 6,1 milhões em vendas – a franquia ultrapassou a marca de 125 milhões no mundo.

Resident Evil 4 Remake foi finalmente anunciado em junho. Em julho, o destaque foi para Resident Evil: A Série, primeiro live-action via Netflix, e para os mais de 10 milhões em vendas de Resident Evil 2 Remake. Já em agosto, uma segunda temporada de Resident Evil: A Série na Netflix foi descartada, os jogos da franquia ultrapassaram 127 milhões em vendas e um novo crossover com Dead By Daylight recebeu trailer oficial – o conteúdo foi liberado pouco tempo depois.

Em setembro, a Capcom anunciou a chegada de RE2, RE3, RE7 e RE Village ao Nintendo Switch via Cloud. Um showcase especial trouxe mais informações de Resident Evil 4 Remake e dos adicionais da Gold Edition de Resident Evil Village. O REVIL entrevistou Connor Fogarty, o Albert Wesker de Dead by Daylight.

Outubro foi o mês de Brasil Game Show 2022, que voltou a ter evento presencial – com Street Fighter 6 em destaque. Um novo Resident Evil Showcase revelou que Resident Evil 4 chegará ao Brasil dublado em português. Resident Evil Village Gold Edition chegou oficialmente ao mercado.

Em novembro o REVIL publicou análise de Resident Evil Re:Verse, jogo que começava a receber atualizações e conteúdos pagos. Lançamos o Blog REVIL para conteúdos alternativos produzidos pela Equipe REVIL e colaboradores, assim como um grupo de notícias no WhatsApp. Resident Evil 4 foi classificado no Brasil para maiores de 18 anos e Resident Evil Village foi lançado em mídia física no país.

E no último mês de 2022, dezembro, a Capcom anunciou que o modo VR para Resident Evil Village seria disponibilizado de graça no PlayStation VR2. Mais conteúdos exclusivos de Village foram adicionados à seção do jogo no REVIL. A primeira parte da história em quadrinhos de Resident Evil: No Escuro Absoluto foi lançada.

Aos dados…

Ao todo, os conteúdos disponíveis no site REVIL foram visualizados 1.681.119 de vezes. A seguir, um TOP 10 entre as notícias/artigos/análises:

Já nas seções:

Quando o assunto são os vídeos no nosso canal do YouTube, conteúdos exclusivos ou em parceria com o REVIL se mantiveram em alta entre os mais assistidos. Surpreende mesmo são os vídeos com trilhas do remake do primeiro Resident Evil!

 

 

No REVILcast (combinação de dados Soundcloud e Spotify), os conteúdos mais ouvidos de 2022 foram:

O REVIL completou 23 anos de história em 2022. O trabalho continua com a comunidade neste ano de 2023. Que seja um ano fantástico!